Sistema comercial – Gestão integrada para sua empresa
Conte com um sistema comercial eficiente para organizar o seu negócio. Através do software de gestão comercial integrado da Lexos, é possível registrar e controlar toda a informação interna e externa, como Estoque, Vendas, Funcionários, Clientes, Compras, Pagamentos, dentre outros, com muito mais agilidade e eficiência.
A automação do controle de informações faz com que a administração seja feita de forma rápida e eficiente, pois concentra todos os dados em um só lugar e permite que eles sejam analisados de forma personalizada.
Para a gestão de recursos, o sistema comercial Lexos é a melhor e mais completa opção do mercado. Conheça este software e veja como é fácil utilizá-lo e manter o bom funcionamento da sua empresa.
Sistema comercial Lexos e o Cadastro de usuários
Com o sistema comercial Lexos, cada usuário terá um login pessoal. Recomenda-se o uso do nome completo e a utilização de uma senha segura com letras (maiúsculas e minúsculas), números e caracteres especiais.
Como administrador, você poderá restringir o acesso que cada usuário terá da plataforma, otimizando assim os processos que cada colaborador precisa desenvolver dentro do sistema.
Cadastro de fornecedores
Cadastrar fornecedores é o primeiro passo para que o empreendimento consiga realizar sua atividade de venda de maneira eficaz.
E com o sistema comercial da EPR Lexos, é possível registrar os seguintes dados de cada empresa fornecedora: a razão social, o nome fantasia, o CNPJ, a categoria e família de produtos vendidos e informações práticas como endereço e formas de contato. Tudo de maneira prática e simplificada.
A partir desta lista, é possível fazer pesquisas futuras sobre estoque, custos e produtos em falta de cada fornecedor, permitindo assim que a sua empresa consiga atender a sua demanda com o máximo de rendimento possível.
Cadastro de clientes
Outra vantagem que o software de gestão comercial Lexos oferece, é a possibilidade de efetuar o cadastro completo de clientes, inserindo os dados completos do cliente, bem como classificando os mesmos em pessoa física ou jurídica.
Dessa forma, fica muito mais fácil consultar os dados de cada um deles e separá-los por grupo, filtrando a cidade onde vivem, mês de aniversário, quais estão ativos ou inativos, etc.
Há ainda a possibilidade de também preencher o campo “categoria”. Aqui é indicado que tipo de produto está entre os mais comprados por cada consumidor.
No software de gestão comercial da Lexos, o vendedor indicará “vestido” no campo categoria. Com base nesta informação, é possível enviar uma mala direta a esta cliente quando houver novidades ou promoções de vestidos.
Desta forma, estas informações servem como estratégia para fidelizar o cliente, proporcionando um atendimento que vai de encontro as suas necessidades.
Controle financeiro
Ao manter o controle financeiro da sua empresa, você passa a medir a lucratividade do seu negócio com muito mais assertividade, determinando o que deve ser melhorado para que ela tenha sucesso ou se mantenha no topo. E com este sistema comercial, é possível garantir uma gestão financeira eficiente e compatível com o perfil do seu negócio.
Com o sistema comercial completo da Lexos, a sua gestão financeira acontece em apenas alguns cliques, uma vez que por meio dele, é possivel:
Efetuar recebimentos
Efetuar recebimentos é algo simples no sistema comercial da Lexos. Na aba denominada “financeiro”, basta selecionar a opção “gerenciador financeiro” e depois escolher a conta e subconta e então o período a ser visualizado, para ter um detalhamento completo de todas as entradas realizadas no seu negócio, em um determinado período de tempo.
Depois, você pode inserir informações e adicionar uma movimentação que tenha entrada avulsa no seu fluxo de caixa.
A partir deste campo é gerado um relatório sobre as “contas a receber”, uma importante ferramenta para controlar clientes inadimplentes.
Em poucos segundos, sabe-se quem está nesta situação, se o pagamento é único, fixo ou parcelado e quantos dias de atraso já contabilizados.
Desta forma, os tempos de prejuízo ficam para trás. Este é um diferencial que somente um sistema de gestão multilojas como o da Lexos é capaz de oferecer!
Efetuar pagamentos
No gerenciador financeiro, adicionam-se informações sobre um pagamento que foi feito para suprir uma necessidade esporádica ou fixa.
Aqui podem ser registrados gastos feitos uma única vez, contas fixas a pagar (para fornecedores, folha de pagamento, dentre outros) e pagamentos parcelados (compras em prestações).
Serão indicados o valor e a data de pagamento e outras informações que o usuário julgar necessárias no campo “observações”.
Realizar transferências
Na opção “transferência entre contas” do software de gestão integrado da Lexos, você poderá registrar as movimentações entre contas, sejam de entrada ou saída, com muito mais praticidade e eficiente.
Através dela, permite-se a gestão financeira de contas pessoais e contas institucionais, otimizando assim o seu tempo, para que este possa ser aplicado em outros aspectos importantes do seu negócio.
Fazer depósitos e retiradas
Neste sistema comercial, há opções separadas para registrar depósitos e retiradas de montantes do caixa da empresa.
Em cada uma delas você indica o valor, a data de saída ou entrada e outras informações que achar necessário para controlar a movimentação de recursos.
Realizando remessas e retorno
O sistema comercial completo Lexos permite a troca de informações com instituições bancárias, enviando registros de cobranças e recebendo dados sobre pagamentos a serem enviados para contas pessoais e/ou empresariais.
Dessa forma, agiliza-se o processo de pagamento e recebimento de valor por sua empresa, bem como evita-se o percentual de erros e falhas envolvendo o setor financeiro do seu empreendimento.
Análise de fluxo
Fazer uma análise de fluxo periódica é importante para qualquer negócio, inclusive para o seu, uma vez que a partir dessa analise, é possível ter acesso a informações envolvendo as operações de entrada e saída do seu empreendimento.
Pensando nisso, o sistema comercial da Lexos incorporou todos os recursos necessários para garantir uma analise de fluxo completa para a sua empresa, buscando identificar os pontos que eventualmente não estão dando certo.
É importante ressaltar que as vendas pagas mediante cartão de crédito aparecem 31 dias depois de efetuadas, com o valor das taxas de cada cartão descontado.
Com a analise de fluxo gerada pelo sistema comercial da Lexos, ficará muito mais fácil realizar um planejamento estratégico, tático e operacional para aperfeiçoar os pontos com problemas e otimizar os seus processos.
Controle de estoque e cadastramento de produtos
No programa de controle de estoque Lexos, o empreendedor tem controle total sobre a situação do seu estoque, que é essencial para o funcionamento de qualquer comércio.
O primeiro passo é cadastrar todos os produtos que a loja vende. Para isso, clique em “controle de estoque” no menu principal.
A segunda ação é cadastrar o produto. Primeiramente, selecione o setor a qual ele pertence e o classifique em um subgrupo.
Por exemplo, em uma loja de vestuário feminino, pode-se criar o setor “feminino” e como subgrupo “fitness”. Neste caso, também pode-se incluir no cadastro informações sobre o tamanho e a cor do produto comercializado.
Se o administrador desejar, há campos para escrever o nome do fornecedor e também a composição do produto. Mas eles não são obrigatórios.
Por fim, é permitido o cadastro de um número inicial de itens deste produto no estoque. Esta informação possibilita o controle de vendas em um determinado período.
Também é possível alterar informações sobre um produto já cadastrado, duplicar o mesmo produto ou excluí-lo, caso decida-se não comercializá-lo mais neste negócio.
Definindo preços
Após inserir informações básicas sobre o produto, como identificação e descrições, no sitema comercial Lexos, é você quem estipular o seu preço. Na opção “tabela de preços”, é possível inserir o valor de um item no atacado e também no varejo, assim como para situações especiais, como promoções, por exemplo.
Neste software de gestão, você poderá inserir todos os dados importantes de cada produto, bem como suas tributações, através de uma interface simples e prática.
Com este sistema, nenhuma informação relevante ficará de fora. Além disso, todos os dados solicitados nesta etapa irão contribuir também para a emissão de notas fiscais, impedindo a ocorrência de falhas ou reemissão por falta de informações.
Inclusão de formações adicionais
O sistema comercial da Lexos também permite a inclusão de outras informações que, por ventura, o administrador achar necessárias, como o tipo de produto, tabela de frete, markup (método de precificação que permite o controle do preço de venda) e inclusão de foto do produto.
Ainda, é possível fazer modificações sobre o que já foi inserido no sistema comercial. É apenas necessário localizar o produto (pelo seu código, descrição, setor, etc) e fazer as correções ou alterações que quiser.
Também é possível duplicar um produto ou excluí-lo, se por ventura o empreendimento deixar de comercializá-lo.
Movimentação de estoque
Este é um recurso disponibilizado pelo software de gestão integrado Lexos que possibilita o controle total da movimentação do seu estoque.
Com ele você poderá registrar a quantidade de itens que entra (através de fornecedores, devolução ou troca por consumidores) e que sai (vendas e trocas) do estoque de uma forma muito mais ágil e eficiente.
Além disso, este é um dos poucos sistemas comerciais que permitem a realização de alterações e correções a qualquer momento.
Realizando o inventário
O inventário é uma das ações mais interessantes de um sistema de gestão comercial integrado como o da Lexos. Ele permite que seja feita a identificação, classificação e contagem de todos os produtos que estão no estoque naquele momento.
A partir deste documento, é possível visualizar quais são os produtos campeões de vendas, assim como aqueles que estão encalhados; quais são os itens em baixa e que necessitam ser repostos pelos fornecedores; materiais vencidos ou danificados, etc.
Ele é fundamental para que o empreendedor tenha claro como está o funcionamento do seu negócio e, assim, possa tomar decisões corretas sobre o que fazer para otimizar as suas vendas.
Caso o administrador queira modificar o preço de uma grande quantidade de produtos, é possível fazê-lo em segundos.
Basta selecionar os produtos a serem alterados (através dos filtros setor ou fornecedor) e atualizar os preços seguindo uma markup pré-definida.
No sistema comercial da Lexos, é possível fazer quantos inventários quiser, fazendo novas contagens todas as vezes que fizer alguma modificação em seu banco de dados.
Também será possível observar as informações de seu estoque antes e depois destes procedimentos através do botão “comparação”. Depois que todas as informações estiverem corretas, basta apertar “confirmar” e pronto.
A importação e exportação de produtos entre filiais é possível através deste sistema.
A gestão de estoque fica mais fácil, sendo feita de forma rápida e eficiente.
Emissão de NF-E
Uma das vantagens do sistema comercial da Lexos é emitir notas fiscais, a partir de todas as informações já inseridas anteriormente, como identificação do produto, preços, tributos, etc. Posteriormente, é possível consultar todas elas.
Realizando orçamentos
É muito comum que os clientes peçam orçamentos antes de fechar a compra de um produto.
Com este software, é muito fácil fazer isso: o produto é selecionado e suas informações são indicadas. É possível ainda acrescentar eventuais descontos sobre ele. Tudo isso é feito sem realmente modificar nada em seu estoque.
Fazendo um pedido ou uma venda
Nesta opção, um produto é reservado pelo sistema, sendo transformado posteriormente em uma venda.
Para realizar uma venda, o usuário insere o seu login e depois digita o código do produto e a sua quantidade.
Depois, é possível adicionar o CPF ou CNPJ do cliente em questão. Indique a forma de pagamento e pronto, a sua venda estará concretizada de forma prática e segura.
Fazendo compras
Através deste sistema comercial da Lexos também é possível requisitar compras aos seus fornecedores.
É necessário determinar o produto, colocar a quantidade e registrar o motivo de compra. Este pedido poderá ser aprovado ou recusado.
Uma vez aprovado, abre-se uma janela de cotação, onde pode-se indicar os fornecedores e em seguida enviar o pedido a cada um deles.
Abaixo você encontra artigos para entender a importância de um bom sistema comercial
Como montar um serviço de automação comercial
Automação de serviços nos pequenos negócios
Abaixo você encontra um curso sobre a temática
Alguns exemplos de atividades de rotina administrativa que podem ser controladas pelo sistema comercial
- Cadastro de fornecedores;
- Controle de estoque;
- Saber os custos de cada produto;
- Visualizar produtos em falta;
- Concentrar a informação de fornecedores;
- Concentrar a informação de clientes;
- Obter relatos financeiros;
- Controle do fluxo de caixa;
- Otimização da gestão;
- Cadastro de clientes;
- Fidelização de clientes;
- Atendimento personalizado;
- Controle de vendas;
- Controle de despesas;
- Estipular formas de pagamento;
- Gestão financeira;
- Gestão de recursos;
- Registrar movimentações;
- Fim na inadimplência;
- Geração de boletos;
- Alteração de preço;
- Inventário de produtos;
- Leitor de código de barras;
- Emissão de cupom fiscal;
- Impressão de etiquetas.
FAQ – Perguntas Frequentes
1. É possível cadastrar contas correntes no sistema comercial?
Sim, o administrador pode cadastrar suas contas (pessoais ou da empresa) no sistema, registrando e controlando a sua movimentação.
2. Quais são as formas de pagamento disponíveis no sistema?
É possível indicar pagamentos em dinheiro, cheque, cartão de débito, cartão de crédito e pagamentos parcelados. Nesta última opção, você pode indicar a quantidade e a data dos recebimentos futuros.
Em outra aba, há a possibilidade de gerar boletos de cobrança através de uma troca de informações com a sua instituição bancária
3. Com o sistema comercial da Lexos preciso adquirir serviços extras?
Não, a Lexo disponibiliza um sistema de gestão comercial integrado, em que o comerciante não precisa adquirir nenhum outro software ou serviço para conseguir registrar as atividades de rotina do seu negócio. Ele em si basta.
Ainda, é disponibilizado um tempo de experimentação grátis e suporte para a implantação, treinamento e consultaria do produto.
Desta forma, o sistema comercial é adequado às necessidades de cada empreendimento.