Controle de estoque: saiba como a boa gestão pode ajudar no crescimento

Lexos

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18 de março de 2024

Atualizado em 5 de junho de 2024

Muitos não sabem o que é controle de estoque ou a sua importância para o sucesso das operações de vendas, mas é por meio dele que é possível controlar as entradas e saídas dos itens disponíveis na empresa. 

Contudo, essa não é sua única funcionalidade. A gestão do estoque pode influenciar na saúde financeira do negócio e até mesmo na experiência do cliente, ou seja, é essencial para sua sobrevivência e para manter sua competitividade no mercado.

Por isso, além de controlar o que está ou não disponível na loja, esse controle também é muito importante para a prosperidade da empresa. Descubra acompanhando o texto. 

Qual a importância do controle de estoque?

O controle de estoque diz respeito à logística das mercadorias e produtos. Com uma gestão rígida neste controle, é possível conseguir mais vendas e, com isso, alcançar um crescimento no negócio. 

A partir de processos bem definidos, o empreendedor pode se prevenir em relação à falta de estoque, evitando perder uma venda ou atrasar uma entrega por conta desse fator. 

Dessa forma, você evita o sentimento de frustração do cliente em relação à experiência de compra. Assim, há mais chances de fidelizar o cliente e da sua empresa ser bem recomendada para outras pessoas. 

Caso você não saiba, um cliente já fidelizado pode gastar até 31% a mais do que um novo comprador. Além disso, manter um cliente é cerca de 7 vezes mais barato do que conquistar um novo. 

Por isso, o sistema de controle de estoque está relacionado com estratégias que afetam a lucratividade do cliente. Aliás, pode até interferir no cálculo da vida útil do cliente (Lifetime Value), ou seja, quanto a aquisição custou para a empresa e quanto ele gasta em média com os produtos.

Essa informação é útil para a empresa conseguir ajustar as estratégias de gestão, das campanhas, dos produtos e até mesmo do relacionamento com os clientes. 

Dessa forma, os dados podem revelar quais são os clientes mais valiosos para o negócio, para propor promoções, produtos exclusivos ou outras condições vantajosas a eles, para que continuem fiéis à marca.

Como sistemas de controle de estoque podem melhorar a gestão?

Ter um controle de estoques de lojas físicas e online mais preciso pode ajudar na conservação dos produtos, porque, dependendo do tipo de material, eles podem deteriorar, caso fiquem estocados por muito tempo. Portanto, você terá um prejuízo que pode causar um impacto grande na saúde financeira do seu negócio.

E mesmo que seja um produto mais resistente e com um prazo de validade maior, não é interessante fazer um grande investimento em uma mercadoria que não tem muitas vendas. Isso porque pode resultar em um estoque parado, que não gera retorno financeiro para a empresa.

Além do investimento com a compra dos produtos, as empresas também arcam com o pagamento de impostos referentes às compras, seja do produto final ou da matéria-prima.

Outro ponto que pode impactar o caixa são os custos com o armazenamento, especialmente se a empresa aluga um espaço de acordo com o tamanho do seu estoque.

Aliás, muitos centros de distribuição, até mesmo os oferecidos pelos marketplaces, cobram taxas de manutenção diferentes, de acordo com a quantidade de mercadorias ou o tempo que os produtos permanecem estocados.

Então, ao contar com um sistema que possui controlador de estoque, o empreendedor pode se proteger e evitar qualquer comprometimento com seu capital de giro. Além disso, a gestão pode auxiliar o vendedor a tomar decisões mais assertivas, evitando excessos ou faltas de um produto.

Programa de controle de estoque: Lexos Hub

Investir em um programa de controle de estoque pode ajudar uma empresa a melhorar ainda mais os seus processos internos, a gestão das suas vendas e a experiência com o cliente.

Independentemente do segmento do seu negócio, você pode recorrer à uma plataforma que integre os estoques das suas lojas, que é um hub de marketplace, ou hub de integração de marketplace.

Com o auxílio de um hub, você consegue integrar a gestão de lojas físicas, e-commerces e marketplaces, otimizando diversas etapas do processo de vendas, inclusive, eliminando o uso de uma ficha de controle de estoque.

O Lexos Hub é uma dessas plataformas, e oferece diversas funcionalidades para o vendedor ter mais controle não só do estoque, como também dos anúncios nos canais de venda, da expedição dos produtos, da visibilidade da marca e dos envios das mercadorias.

Dessa forma, você não precisa se preocupar em criar uma planilha de controle de estoque no Excel, que exige mais tempo e cuidado para ser gerenciada. Como é feita manualmente, as chances de erros são bem maiores do que uma plataforma automatizada.

Com esse programa, é possível realizar a gestão de forma rápida e simples, controlando a entrada e saída de produtos para garantir que não haja prejuízo por excesso ou ruptura de estoque. 

Então, se você queria saber como montar uma planilha de controle de estoque, já sabe que há uma forma muito mais precisa e prática de fazer isso, que é com o Lexos Hub.

Mas, para você entender melhor os benefícios que um hub de marketplace pode trazer para as empresas, continue acompanhando o texto.

Mini-infográfico que mostra como o Lexos Hub auxilia no controle de estoque.

Integração com outras plataformas

O Lexos Hub é uma plataforma que integra loja física, e-commerce e marketplaces. Dessa forma, você consegue ter um estoque único para todos os seus negócios, que é atualizado em tempo real pelo sistema de controle de estoque.

Inclusive, sempre que você abrir uma nova conta em uma plataforma de vendas, conseguirá exportar todo o estoque diretamente do Lexos Hub, para que não precise cadastrar manualmente cada um dos seus produtos. Além de otimizar o tempo, também elimina as chances de erros.

Esse é um recurso bem interessante, principalmente para quem pretender criar anúncios em massa. Mas você entenderá mais sobre esse assunto no próximo tópico.

Atualmente, o hub possui integração com os maiores marketplaces, e-commerces e ERPs do mercado:

Tabela com fundo azul, com texto escrito em branco com grifado em vermelho e azul dentro de caixas claras, para mostrar todas as integrações que o Lexos Hub oferece.

Integração de loja física e online

O Lexos Hub também possibilita a integração e-commerce com multilojas. É possível integrar lojas físicas e digitais, podendo controlar a loja matriz, filiais, centro de distribuição e e-commerce em um só lugar, evitando inconsistências e erros.

Então, se você já tem uma loja física, pode contar com o hub para começar a vender online e deixar suas operações mais eficientes. Se você também já vende online, mas ainda faz o controle do seu negócio de forma manual, também pode utilizar a plataforma para otimizar seus resultados.

Gestão Multi-CNPJ

Caso o empreendedor possua uma rede de lojas, ele pode cadastrar os produtos em um único banco de dados e compartilhar com as outras lojas, ou seja, é possível controlar múltiplos estoques. 

Além disso, poderá escolher se quer visualizar as informações de estoque como um todo ou separado por cada loja. Também é possível fazer transferência de estoque entre lojas, registrar a entrada de produtos em um único local e distribuir para as lojas.

Outra funcionalidade é que o Lexos permite somar estoques de diferentes lojas para um mesmo anúncio, além de possibilitar a escolha do CNPJ para o faturamento.

Gestão de estoque e devolução

O Lexos Hub conta com um sistema inteligente de controle de estoque, que atualiza todos os produtos no fulfillment, inclusive, de mercadorias devolvidas, não só no estoque das plataformas, como também nos anúncios.

Dessa forma, o vendedor consegue ter um panorama completo sobre cada etapa do processo e, assim, identificar rapidamente qualquer gargalo.

Aliás, além da plataforma emitir NF-e automática na saída dos pedidos, também emite para a entrada, nos casos de devoluções e cancelamentos, assim como das etiquetas de postagem e envio.

Outro recurso que ajuda o vendedor a agilizar a resolução de problemas com seus pedidos é a identificação inteligente do sistema de pendências nas vendas, que também propõe soluções ou procedimentos para cada situação de devolução ou cancelamento.

Gestão de anúncios

Para você conseguir anunciar seus produtos com a quantidade de itens, você precisa ter um controle de estoque bem definido. Caso contrário, corre o risco de criar anúncios para produtos que não existem ou estão em falta. E como falamos anteriormente, isso causa uma péssima experiência ao comprador.

E depois da venda ser efetuada pelo anúncio, também é necessário atualizar o estoque, para que as próximas compras não sejam prejudicadas. 

Por isso, o Lexos Hub conta com um sistema inteligente que atualiza automaticamente o estoque em todas as plataformas integradas. 

Dashboard com análises

O Lexos Hub oferece diferentes análises no dashboard de business intelligence, para que o vendedor consiga enxergar de modo prático o resultado das suas vendas.

Portanto, por ele, é possível ver o número e o valor das vendas, os custos relacionados por cada plataforma e a situação de forma geral.

Mas, referente ao controle de estoque, há algumas análises específicas que são mais importantes.

Por exemplo, a análise de produtos considera a Curva ABC, que mostra o percentual de vendas de cada produto em um determinado período. Aliás, o sistema também indica quais produtos estão próximos de acabar, assim como a quantidade de anúncios por produto.

Outra análise importante é a de devoluções, que oferece um panorama completo na quantidade de devoluções e nos itens mais devolvidos. Já a análise de vendas mostra os pedidos realizados em um determinado período, a categoria e os produtos mais vendidos e o lucro de cada item.

Com isso, é possível otimizar e investir apenas o necessário em estoque, sem deixar faltar ou sobrar produtos. Isso irá influenciar diretamente na diminuição de avarias, em maior giro de mercadoria e no fluxo de caixa. 

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Hoje, já não é mais necessário perder tempo contando mercadorias ou utilizando uma planilha para controle de estoque. Essa tarefa pode ser feita por meio da tecnologia, que ajuda o empreendedor a entender como fazer controle de estoque

Contando com o sistema certo, é possível otimizar tempo, sem precisar ficar pesquisando como montar uma planilha de controle de estoque, além de contar com muitas outras funcionalidades. 

Invista em um software específico! Suas vantagens são inúmeras:

  • Fim de investimentos desnecessários em mercadorias;
  • Eliminação de erros;
  • Controle de inventários;
  • Baixa automática de produtos vendidos;
  • Previsão de duração do estoque;
  • Cálculo de custos;
  • Entre outros benefícios.

Quer conhecer melhor a ferramenta? Fale com nossos especialistas para conhecer mais a plataforma. 

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