UGC: Explore os conteúdos feitos por seus clientes e venda mais
4 de maio de 2021 |
Atualizado em 5 de junho de 2024Com o crescimento do comércio online, a busca dos consumidores por avaliações antes de adquirir um produto tem se tornado um hábito. Munidos dessas informações, o cliente se sente mais seguro na tomada de decisão de compra.
Diante desse fato, faça uma reflexão: como está a relação dos seus clientes com seus produtos?
Muito mais que uma avaliação positiva, o conteúdo que é produzido por quem consome seus produtos pode ser uma excelente estratégia de vendas. De acordo com uma pesquisa feita pela Stackla, 51% dos consumidores disseram que teriam mais chances de continuar se envolvendo ou comprando de uma marca se ela compartilhasse UGCs.
Índice
Conteúdo gerado pelo usuário (UGC)
A expressão user generenated content (UGC) é usada para se referir ao conteúdo gerado pelo usuário sobre seu produto ou serviço. Sabe aquela foto ou vídeo que seu cliente postou nas redes sociais com seu produto? É um UGC. Uma avaliação em seu site? Também é um UCG.
Compartilhar essas interações deve fazer parte da sua estratégia de marketing digital pois se tratam de materiais que despertam a confiança e credibilidade de outros possíveis clientes.
Vantagens do UCG
Quando falamos em vendas online, o UGC ganha ainda mais relevância pois se trata de pessoas reais dando depoimentos ao invés da própria marca falando de si mesma. O tom de publicidade sai de cena e dá lugar à experiência do cliente. Essa é apenas uma das vantagens desse conteúdo produzido por usuários.
Baixo investimento
Você pode (e deve) usar as fotos, vídeos e depoimentos criados pelos seus clientes. Não é necessário um investimento financeiro para isso. Basta estar atento para replicar o conteúdo em suas redes sociais sempre que possível. Se a interação vier por outras plataformas (e-mail, whatsapp) é interessante pedir autorização do usuário antes de divulgá-lo.
Relevância e credibilidade
Nos sentimos mais confortáveis ao seguir uma recomendação de um amigo, seja uma sugestão de restaurante, de série ou de um produto que comprou e gostou. O impacto da indicação de uma pessoa é infinitamente maior que o de uma marca falando de si mesma.
Que tipo de conteúdo posso aproveitar para compartilhar?
Avaliações e depoimentos
As avaliações e os depoimentos são os mais comuns. Você pode integrá-los ao seu site ou redes sociais. No site da Lexos, dedicamos um espaço especial para compartilhar os depoimentos de nossos clientes.
Para os e-commerces, além do formato de texto, os clientes podem tirar fotos com os produtos, assim outros interessados podem vê-los além das fotos oficiais.
Fotos e vídeos
Incentive seus clientes a compartilharem a experiência com seu produto utilizando uma hashtag definida pela sua empresa ou marca. Na Lexos, um de nossos carros chefes é a expedição automatizada, uma funcionalidade que facilita a vida do seller, e quando demonstrada em vídeo faz ainda mais sentido.
A experiência compartilhada pelo cliente Lexos é a prova social de que nosso produto realmente entrega o que promete.
Dica: Crie uma hashtag própria. Além de ajudar a mapear o conteúdo postado, é uma forma de engajar os consumidores.
Perguntas e respostas
Chame seu público para conversar. Por meio de uma caixinha de perguntas no Instagram ou de um post perguntando as principais dúvidas sobre seu produto ou marca, é uma forma de interação.
Além de uma seção de FAQ, que é respondida pela empresa dentro do site, avalie a possibilidade de criar um espaço de perguntas e respostas dos próprios clientes em que eles interajam respondendo as dúvidas específicas uns dos outros – se o envio foi rápido, se a numeração do produto corresponde ao tamanho etc.
Checklist para incentivar a produção de conteúdo pelos clientes
- Coloque um “Call to Action” na sua embalagem ou em seu recibo.
- Insira uma chamada para reviews e comentários em seus e-mails de confirmação de compra ou de entrega.
- Compartilhe os melhores reviews, fotos e vídeos recebidos dos usuários em suas redes sociais com frequência.