Tendências do Shopee para você vender mais

Lexos

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30 de junho de 2021

Atualizado em 5 de junho de 2024

Se você está em busca de um marketplace para realizar vendas, saiba que o Shopee não para de crescer no Brasil e no mundo.

Porém, é preciso ficar de olho nas novidades para alavancar suas vendas. Acompanhe no texto as tendências Shopee!

Tendências de vendas no Shopee: por que investir na plataforma?

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2019, realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), 3 em cada 4 brasileiros acessam a internet - o equivalente a 134 milhões de pessoas.

E com a pandemia provocada pela Covid-19, a transformação digital que já estava ocorrendo não só no país, como no mundo todo, foi acelerada. 

A pesquisa global CEO Outlook 2020, realizada pela consultoria KPMG, só confirma esse fato - 67% dos executivos entrevistados afirmaram que a digitalização das operações teve avanços que colocaram o negócio meses e até anos à frente do que eles esperavam.

E os marketplaces, como o Shopee, tiveram um grande crescimento impulsionado pela pandemia. Segundo dados da Ebit/Nielsen (que mede a reputação das lojas virtuais por meio de pesquisas), no primeiro semestre de 2020, cerca de 7 milhões de novos usuários fizeram sua primeira compra através de e-commerce.

O Shopee já vem conquistando sua popularidade no Brasil e no mundo - em 2020, o aplicativo do e-commerce ficou em nono entre os mais baixados, segundo o Relatório State of Mobile da App Annie.

Hoje, eles contam com 8 escritórios ao redor do mundo, sendo que um fica localizado em São Paulo!  Ou seja, investir nessa plataforma é uma forte tendência que aumenta dia após dia!

Como descobrir novas tendências para vender no Shopee?

Fique de olho nas tendências do Shopee 2021 ou nas tendências do Shopee 2022, o comportamento online veio para ficar, e a plataforma se tornou uma alternativa para muitas lojas que precisaram fechar as suas portas. Estar atento às tendências pode ajudar a alavancar o seu negócio.

Um dos maiores diferenciais do site frente aos concorrentes é a “agressividade” em relação aos preços. Até por isso eles cobram uma comissão de apenas 5% da venda, menor em comparação a outros marketplaces.

Eles também oferecem diversos cupons de frete grátis para dar aquele impulso que faltava na hora do cliente efetuar a compra. 

O mais importante, quando a pergunta é “como ver as tendências no Shopee” é entender alguns pontos principais que te ajudarão a responder o questionamento facilmente. Vamos te ajudar:

  • Entenda quem é o seu público-alvo e a sua persona 

Como já dito acima, uma das maiores apostas do Shopee é o preço competitivo no mercado.

Portanto, você já deve ter percebido que o seu público está atrás de preços baixos. Isso ajudará e muito na criação do seu público-alvo e da sua persona (cliente ideal).

Claro, se o seu produto possui um ticket mais elevado, não quer dizer que você não deva usar a plataforma. Sempre vale a pena testar, mas lembre-se que a saída do produto pode ser um pouco mais demorada diante de produtos com o ticket bem mais baixo. 

Mas isso não quer dizer que o produto não vá vender, se existir demanda por ele, o preço um pouco mais elevado não será impeditivo, por isso não invista em estoque grande antes de testar a demanda.

  • Entenda quais tipos de produtos mais tem saída

Entendendo quem é o seu cliente ideal, já te dá uma boa margem para descobrir o que ele deseja consumir. Mas também existe uma outra dica para fazer isso.

Acessando a página de produtos mais vendidos no Shopee, você consegue ter uma boa ideia das mercadorias que mais estão tendo saída naquele momento em diversos segmentos - desde cílios postiços, até mesmo capas protetoras de celular e caixas organizadoras. 

Essa página é atualizada frequentemente pela plataforma, então vale ficar de olho sempre.

  • Estude os seus concorrentes

Além de observar a página de produtos mais vendidos, outra dica de como buscar tendência no Shopee é acompanhar também o perfil de outros vendedores bem avaliados na plataforma e ver os produtos que mais tem saída e são bem avaliados pelo público. 

Leia até o final desse post e veja as nossas dicas de ouro, como saber o preço dos concorrentes e com isso precificar de forma que você possa ser mais competitivo na plataforma.

  • Preste atenção na experiência de venda

Uma forte tendência que deve ser seguida por quem deseja vender mais na internet é o foco total no cliente. E hoje, muito mais do que um produto ou serviço, o cliente busca a experiência e a solução que aquilo trará para sua vida.

Por isso, priorizar pontos que mais influenciam uma decisão de compra, como preço, frete grátis, entrega rápida em caso de negócios locais, avaliações e oferecer um excelente atendimento é fundamental.

Além disso, esteja atento às demandas do consumidor, saber o que ele quer comprar é importantíssimo para vender mais. 

Outra dica importante é estar atento às sazonalidade, às tendências geradas nos mais diversos canais e pelas celebridades e influenciadores do momento. 

Gostou das dicas? Então é hora de colocar a “mão na massa” e estudar! E claro, continue nos acompanhando e esteja sempre por dentro das tendências no mundo dos marketplaces!

Dica de ouro para aproveitar as tendências do Shopee e ganhar dinheiro

Para cumprir com as exigências do novo consumidor, que quer agilidade, ótimo atendimento, preço baixo e uma experiência surpreendente, é preciso utilizar a tecnologia a favor do seu negócio.

Com um Hub que integra toda a sua operação em diversos marketplaces, integra com o seu e-commerce e também com o seu ERP, você consegue:

  • Automatizar a expedição e agilizar o seu processo, sem erros que podem prejudicar a experiência do cliente;
  • Gerenciar os anúncios nas diversas plataformas;
  • Verificar os anúncios dos concorrentes e saber o preço que eles estão praticando.

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