Tendências no Mercado Livre para quem quer vender mais

Lexos

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21 de novembro de 2023

Atualizado em 5 de junho de 2024

Você sabe como acessar as Tendências no Mercado Livre?

Os hábitos dos consumidores estão em constante mudança, e isso impacta diretamente o seu negócio, principalmente no digital.

Se você é vendedor do Mercado Livre, por exemplo, é necessário ficar sempre de olho nas tendências para não ficar para trás dos milhares de concorrentes.

Então, continue lendo e entenda um pouco mais sobre as tendências do Mercado Livre para arrasar nas suas vendas!

Tendências no Mercado Livre: vendas na internet continuarão a crescer

De acordo com Nielsen|Ebit, o e-commerce brasileiro teve um faturamento de R$ 262 bilhões em 2022, indicando um crescimento de 1,6% em comparação ao ano de 2021, com R$ 258,5 bilhões. 

Um crescimento recorde de 24% de consumidores no setor. 

O Mercado Livre teve um lucro de US$ 359 milhões no terceiro trimestre (- julho, agosto e setembro - deste ano (2023),  com o Brasil representando 54% da receita líquida total do Mercado Livre na América Latina. 

Isso significa que o comércio digital só tende a crescer, sendo reflexo dos novos hábitos dos consumidores.

Mercado Livre: tendências vão de acordo com os hábitos dos consumidores 

A pandemia provocada pela Covid-19 mudou os hábitos de grande parte dos consumidores, que se tornaram ainda mais adeptos ao digital, por conta do isolamento social.

É claro que a população já caminhava para essa transformação digital, mas é inegável que ela foi acelerada devido às circunstâncias, exigindo que as empresas se adaptassem a essa nova realidade para sobreviver.

E isso foi desde itens básicos, como supermercado e farmácia, até mesmo lazer e vestimentas. 

Um exemplo é o estudo realizado pela All iN e Social Miner, que mostra que as lojas online tiveram 42,9 milhões de consumidores únicos, sendo 47% deles estreantes.

Falando em tendências do Mercado Livre, por exemplo, a mudança desses hábitos levanta pontos importantes para se atentar. 

Um deles é que os consumidores digitais têm acesso a diferentes marcas e ofertas, logo procuram por um preço competitivo, praticidade (tanto no momento da compra quanto na rapidez da entrega), além de variedade.

Outra tendência entre os consumidores é a busca por interações mais humanizadas, garantindo uma experiência positiva de compra. 

É necessário que o vendedor esteja sempre atento para tirar as principais dúvidas do consumidor, o mais rápido possível, já que no digital a agilidade marca presença. 

Leia mais em: Plataforma de e-commerce

Tendência Mercado Livre: esteja atento aos produtos mais buscados

Vamos dar um exemplo: um hábito que tomou conta de grande parte das empresas foi o chamado home office.

Com isso, houve um aumento na procura de itens como computadores e acessórios de informática. 

A dica para você que deseja saber como ver as tendências no Mercado Livre é estar sempre atento ao momento que o mundo e a população vem vivendo, percebendo o que o seu público deseja consumir. 

E isso vale também para os nichos e segmentações, já que dentro deles existem uma gama variada de produtos. 

A personalização de produtos é outro ponto que também vem ganhando grande destaque entre os consumidores, que desejam algo único e exclusivo, com a “cara deles”.

O site também conta com uma aba de mais vendidos, sendo sempre interessante ficar atento aos produtos que mais estão tendo saída e ver de que maneira você pode atribuir esses insights ao seu negócio.

Como pesquisar tendências no Mercado Livre? 

O Mercado Livre Tendências é uma ferramenta que permite acompanhar as tendências de pesquisa no site do Mercado Livre

A ferramenta é atualizada semanalmente e apresenta informações sobre as buscas que mais cresceram, as buscas mais desejadas, as tendências mais populares e a visualização desses tópicos em cerca de 40 categorias. 

Como usar o Mercado Livre Tendências?

Para usar as tendências do Mercado Livre ao seu favor, basta acessar a página da ferramenta no site do Mercado Livre. A página é dividida em quatro seções principais:

  • Buscas que mais cresceram: essa seção apresenta as palavras-chave que mais cresceram em número de buscas na última semana;
  • Buscas mais desejadas: essa seção apresenta as palavras-chave que mais receberam votos de desejo na última semana;
  • Tendências mais populares: essa seção apresenta as palavras-chave que estão em alta no momento;
  • Visualização por categoria: essa seção permite visualizar as tendências de pesquisa por categoria.

Leia mais em: Marketplace ADS  

Como o Mercado Livre Tendências é útil?

O Mercado Livre Tendências é uma ferramenta muito útil para vendedores e compradores

Para sellers, a ferramenta pode ser usada para identificar oportunidades de negócios, como produtos que estão em alta ou que têm potencial de crescimento. Para compradores, a ferramenta pode ser usada para encontrar produtos novos ou tendências que estão surgindo.

Aqui estão alguns exemplos de tendências recentes encontradas no Mercado Livre Tendências:

  • Moda sustentável: estão em alta as buscas por produtos de moda sustentáveis, como roupas feitas de materiais reciclados ou orgânicos;
  • Esportes: também estão em alta as buscas por produtos esportivos, como equipamentos de ginástica ou roupas de treino;
  • Tecnologia: as buscas por produtos tecnológicos, como celulares, computadores ou eletrodomésticos inteligentes, continuam crescendo.

O Mercado Livre Tendências é uma ferramenta gratuita que pode ser acessada por qualquer pessoa. A ferramenta é uma ótima maneira de ficar por dentro das últimas tendências e aproveitar as oportunidades de negócios que elas oferecem.

Como vender mais no Mercado Livre usando as tendências

Para vender mais no Mercado Livre, é importante saber o que as pessoas estão procurando. Você pode descobrir isso usando as tendências do Mercado Livre.

Acesse a página de tendências do Mercado Livre e filtre os resultados por categoria e subcategoria. Identifique os produtos com maior volume de buscas. Analise a concorrência para esses produtos e ofereça produtos com alta demanda e baixa concorrência.

Além disso, use as palavras-chave mais buscadas para esses produtos nos títulos, anúncios e descrições dos seus produtos.

Ao seguir essas dicas, você pode aumentar as suas vendas no Mercado Livre.

Tendência de vendas no mercado livre: saiba que elas vão muito além dos produtos

Como já reforçamos acima, os hábitos dos consumidores ditam muito aquilo que eles querem consumir. E isso não diz respeito apenas a produtos. 

Fornecer uma entrega rápida, oferecer pagamentos instantâneos (como o PIX) e otimizar a descrição dos produtos com as principais palavras-chaves procuradas pelos consumidores ajudarão você a se destacar na plataforma.

Leia mais em:

Hub de integração Marketplace

Conte com um Hub integrador nesse processo

Sabemos que pode ser um pouco difícil se adequar aos novos hábitos dos consumidores, que querem preços competitivos, agilidade na entrega, dentre muitas outras questões.

Por isso, nada melhor do que contar com um Hub que facilita e otimiza processos como a expedição, te ajuda a gerenciar anúncios em diversos marketplaces, tudo isso trazendo mais praticidade e mais tempo para você investir em estratégias que tem como consequência mais vendas para o seu negócio!

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