Tendências AliExpress: confira quais são elas

Lexos

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28 de agosto de 2021

Atualizado em 5 de junho de 2024

Assim como qualquer negócio, é necessário ficar de olho nas tendências dos consumidores para saber como vender mais.

Então, confira as principais tendências do AliExpress e aumente os seus lucros.

Tendências de vendas no AliExpress: dados mostram ascensão do marketplace

O Brasil já ocupa a quinta posição no ranking de vendas do AliExpress no mundo todo.

Com o crescimento das vendas no país em 130% somente em 2020, a chegada da plataforma é promissora para quem deseja alavancar suas vendas.

Aliás, em 2019, os consumidores já davam indícios de preferência pelas compras online. Segundo a pesquisa realizada pela NZN Intelligence, 74% dos consumidores preferem a modalidade online em relação às compras realizadas em lojas físicas.

Ou seja, acompanhar os hábitos dos consumidores é crucial para determinar as tendências do mercado.

AliExpress: tendências também vão de acordo com o momento que o mundo vive

Se alguém parasse para pensar, poucos anos atrás, nas tendências do AliExpress em 2021, muito provavelmente não imaginaria que a Covid-19 assolaria o mundo todo.

É certo que a transformação digital já era esperada por grande parte da população, mas com a chegada da pandemia e a necessidade de isolamento social, houve uma aceleração e necessidade de uma rotina voltada a atividades sem sair de casa, como o homeoffice (termo designado ao trabalho em casa) e as compras online.

Prova disso é que o AliExpress revelou que as categorias que registraram aumento de vendas em 2020 foram aquelas ligadas ao trabalho remoto - a venda de webcams, por exemplo, teve crescimento de 3.800% em relação ao ano anterior, e às melhorias no lar, a exemplo de mesas e cadeiras.

Produtos como smartphones, notebooks e aspiradores-robô também foram muito procurados - tudo isso visando a facilidade na rotina de casa e do trabalho.

E claro, não podemos esquecer dos itens de higiene, limpeza e proteção, como máscaras e luvas, cruciais no momento de pandemia. 

Por isso, estar sempre atento ao momento que o mundo e a população vem vivendo é crucial para descobrir quais são as tendências de venda do marketplace.

Abaixo, confira os segmentos com itens mais vendidos no AliExpress:

  • Roupas e acessórios,
  • Telefones, celulares e ferramentas de comunicação,
  • Beleza e saúde,
  • Computadores e informáticas,
  • Joias e relógios.

Tendências do AliExpress: consumidores estão mais exigentes

Outro ponto a se levar em consideração é que os consumidores estão cada vez mais exigentes - principalmente os brasileiros.

O estudo “The Power of Brand Relationship Design”, realizado pela R/GA, analisou o comportamento do consumidor no pós-compra em nove mercados da América do Norte, da Europa, da Ásia-Pacífico e da América Latina. 

No Brasil, cerca de 82% dos consumidores desejam que suas experiências sejam mais do que apenas uma entrega perfeita de mercadorias, e 80% compraram seus produtos com base na experiência de marca. De todas as compras feitas no Brasil, metade das pessoas não têm certeza se fariam a mesma escolha se tivessem que repeti-las. 

Em um marketplace marcado pela concorrência com diversos vendedores, com produtos a diversos preços, é preciso se dedicar e adotar boas práticas para não perder nenhuma venda. 

Um exemplo é a questão do atendimento, pré e pós venda: 98% dos consumidores disseram priorizar suporte e assistência ao cliente, atendimento ao cliente flexível e rastreamento de entrega e comunicação em tempo real. 

Logo, garantir uma experiência positiva de compra nunca foi tão importante, podendo ser apontada também como uma grande tendência. 

Além disso, detalhes como fornecer um bom título, descrição completa do produto e boas fotos ou vídeos também ajudam a trazer mais visibilidade.

Conte com o hub Lexos nesse processo

Com os consumidores cada vez mais exigentes, toda ajuda é bem vinda na hora de otimizar as vendas em marketplaces

Por isso, nada melhor do que contar com um sistema que traz mais praticidade para o seu dia a dia.

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