Taxas do Mercado Livre: confira nossa tabela

Lexos

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4 de outubro de 2023

Atualizado em 5 de junho de 2024

Muitos iniciantes na venda online têm uma dúvida recorrente: quais são as taxa do Mercado Livre? Isto é, qual é a comissão que a plataforma retira de cada venda? Se você está buscando essa informação, este artigo é essencial para você.

Veja neste texto quais são as taxas que esse marketplace cobra dos sellers.

Qual a taxa do Mercado Livre? 

As taxas de venda do Mercado Livre podem variar conforme o tipo de anúncio selecionado e o valor do produto comercializado.

Ao adotar a estrutura do Mercado Livre, você se beneficia de um ecossistema que abrange logística e processamento de pagamentos, o que pode simplificar consideravelmente as operações online de sua empresa. No entanto, é justo que, para usufruir desse benefício, seja cobrada uma taxa, conhecida como comissão do Mercado Livre.

É importante destacar que criar um anúncio na plataforma é gratuito. Então, o custo associado à taxa, na verdade, é sobre a venda de determinados itens. Vale ressaltar também que para anunciar um produto no Mercado Livre, o valor unitário deve ser superior a R$ 7.

A seguir, apresentamos as diversas taxas e comissões que o Mercado Livre cobra, a fim de fornecer uma visão clara do investimento necessário para a utilização da plataforma por parte da sua empresa. Confira:

* O número de parcelas sem juros do Premium dependerá do valor do produto ou do preço final de cada venda. Confira os detalhes

Leia mais em:

Como anunciar no Mercado Livre 

Opções de anúncios gratuitos

Antes de prosseguir, é importante ressaltar que cadastrar e publicar um produto no marketplace é uma ação gratuita para todos os usuários. A cobrança (taxa) ocorre somente sobre a venda realizada.

Em outras palavras, a cada transação que for concluída, a plataforma retira uma comissão, a qual corresponde a uma porcentagem do valor de venda do item.

Entretanto, há uma modalidade de transação na qual essa comissão sequer é aplicada.

O Anúncio Grátis é uma opção de publicação disponível na plataforma, que apresenta as seguintes características:

  • Custo para anunciar: gratuito;
  • Tarifa sobre vendas: isenta;
  • Visibilidade nos resultados de busca: limitada;
  • Duração do anúncio: 60 dias;
  • Parcelamento sem juros: não disponível.

Existem, no entanto, certas restrições associadas ao Anúncio Grátis:

  • Vendedores de produtos usados podem realizar até 20 vendas gratuitas no ano anterior;
  • Vendedores de produtos novos têm permissão para concretizar até 5 vendas gratuitas no ano anterior;
  • É permitido ter no máximo 10 anúncios gratuitos ativos simultaneamente;
  • O estoque dos produtos deve ser cadastrado sempre com uma unidade.

É evidente que há limitações nas vendas dentro desse modelo, que pode restringir o crescimento e a expansão do seu negócio.

De forma geral, essa opção representa uma oportunidade de teste, indicada para quem deseja familiarizar-se com o funcionamento da plataforma.

Portanto, é importante destacar que não é aconselhável utilizar esse modelo como base para avaliar se é viável ou não investir no Mercado Livre. Isso porque nessa modalidade não existe a opção de parcelamento sem juros, o que torna os anúncios menos atrativos em comparação com os dos concorrentes que oferecem essa alternativa.

Anúncio Clássico 

O modelo de Anúncio Clássico no Mercado Livre traz uma notável vantagem: uma tarifa reduzida por venda, em comparação ao plano Premium, combinada com o acesso a todos os recursos da ferramenta, sem as limitações observadas na opção anterior.

Vamos observar as principais características dessa modalidade:

  • Custo para anunciar: gratuito;
  • Visibilidade nos resultados de busca: alta;
  • Duração do anúncio: sem limite;
  • Parcelamento sem juros: não disponível.

Vale destacar que você não terá qualquer desembolso ao criar anúncios para os seus produtos. No entanto, a taxa do Mercado Livre será aplicada às vendas efetuadas, variando entre 10% e 14%, a depender da categoria do item.

Isso implica que, a cada venda realizada a partir da plataforma, será necessário pagar a taxa de comissão para o marketplace. Caso não ocorra a venda, nenhum valor será cobrado.

A forma mais eficaz de identificar a tarifa de venda para cada categoria de produto é por meio da tabela fornecida pelo Mercado Livre.

Adicionalmente ao percentual sobre o valor da venda, há uma taxa adicional fixa de R$ 5 por unidade vendida em produtos cujo preço seja inferior a R$ 79.

Em outras palavras, se o preço do produto for até R$ 78,99, será necessário quitar tanto a taxa de comissão quanto a taxa fixa.

Anúncio Premium

  • Os anúncios da categoria Premium oferecem a máxima exposição na plataforma e permanecem online por um período ilimitado. 
  • O ponto de destaque desse formato de anúncio é a aceitação do Mercado Pago como método de pagamento, bem como a capacidade de possibilitar compras via cartão de crédito sem a incidência de juros.
  • As taxas do Mercado Livre aplicada aos anúncios Premium varia entre 15% e 19%, dependendo da categoria do produto. Além disso, há uma taxa fixa de R$ 6 por unidade vendida em produtos cujo preço seja inferior a R$ 79.

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Hub Mercado Livre

Qual a taxa do Mercado Livre para cada tipo de anúncio?

Somente os formatos de anúncio Clássico e Premium incluem a comissão do Mercado Livre, sendo que essa taxa pode diferir com base no tipo de produto que está sendo oferecido. Importante destacar que produtos com valor inferior a R$ 79 estão sujeitos a uma taxa fixa de R$ 6 por venda.

A seguir, listamos alguns exemplos de produtos amplamente reconhecidos, juntamente com as taxas correspondentes:

Taxas Mercado Livre: existem descontos de acordo com a reputação do vendedor?

Se você já vendeu ou comprou algum produto na plataforma do Mercado Livre, provavelmente notou que os vendedores são avaliados conforme sua reputação. Essa avaliação considera várias variáveis que podem influenciar a decisão de compra dos usuários.

Entretanto, o que nem todos sabem é que a sua reputação como vendedor pode impactar os descontos que você recebe na plataforma. 

Agora, veja os descontos em frete proporcionados pelo serviço Mercado Envios, categorizados de acordo com o tipo de vendedor:

  • Lojas oficiais, Mercado Líderes Platinum e vendedores com reputação verde: desconto de 50% em produtos novos com valor superior a R$ 79;
  • Reputação amarela e sem reputação: Desconto de 40% em produtos novos com preço a partir de R$ 79;
  • Reputação laranja ou vermelha: Sem descontos.

Além desses descontos vantajosos, construir uma reputação sólida no Mercado Livre também é crucial para influenciar a decisão de compra por parte dos seus clientes. Pense sobre isso: você compraria de um vendedor com uma má reputação?

Uma alteração significativa relacionada à reputação do vendedor diz respeito aos prazos de recebimento dos valores provenientes das vendas. A partir de 1° de fevereiro de 2022, os vendedores que possuíam uma boa reputação, determinada pela plataforma, e que vendiam produtos novos, passaram a receber os pagamentos em até 5 dias úteis.

Por outro lado, vendedores sem reputação estabelecida ou que comercializavam produtos usados, passaram a ter um prazo de 9 dias após a entrega do item ao comprador. É importante mencionar que essas mudanças não foram aplicadas ao Mercado Shops.

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Como calcular preço de venda no Mercado Livre

Números do Mercado Livre

De acordo com informações oficiais do próprio Mercado Livre, no Brasil, há 15.480 vendedores que utilizam a plataforma, cujo faturamento contribui para a sustentação de 98.648 postos de trabalho. Esses números representam cerca de 0,12% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Além disso, segundo relatório de venda do Mercado, no 2º trimestre de 2022 o marketplace atingiu a receita líquida recorde de US$2,6 bilhões, 52,5% maior do que a do ano de 2021, no mesmo período.

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Hub de integração Marketplace

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O Lexos Hub oferece uma gestão de inventário e controle de estoque eficientes, centralizando todas as operações em um único lugar.

Com essa plataforma, você poderá gerenciar todos os seus produtos e pedidos de forma integrada e organizada, além de gerar relatórios de lucratividade e realizar análises de custo de venda e comissão.

O grande diferencial do Lexos Hub é a disponibilidade de configurações avançadas de automação, como a precificação automática e a criação de regras de preços personalizadas. Isso significa que você poderá ajustar seus preços automaticamente, com base em informações em tempo real, como demanda, concorrência e margem de lucro. 

Essa funcionalidade aumenta sua competitividade no mercado e maximiza seus lucros de maneira significativa.

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