Social commerce: entenda o que é e como vender mais com a prática

Lexos

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14 de julho de 2022

Atualizado em 5 de junho de 2024

Você sabia que o comércio realizado nas redes sociais movimenta U$ 492 bilhões em todo o mundo?

O social commerce é uma tendência que veio para ficar e promete números ainda maiores até 2025. 

Quer saber mais sobre este conceito  e como usá-lo para alavancar as suas vendas? Leia o artigo e saiba tudo sobre a estratégia:

O que é social commerce?

Apesar do seu significado ainda ser divergente no mercado, o social commerce é uma estratégia que usa as interações humanas, especialmente nas redes sociais, para aumentar ou concretizar vendas.

Mas pode ser também a troca de informações entre pessoas e grupos sobre uma marca ou produto. Ou seja, qualquer atividade, que vai desde a descoberta da marca até a decisão de compra que envolva pessoas no processo, é social commerce.

Social commerce: as relações de consumo transformadas

O social commerce é uma verdadeira revolução nas relações de consumo porque permite que seus clientes comprem seus produtos diretamente pelas redes sociais.

Ou seja, o cliente não precisa sair do Instagram e ir para o seu site ou loja online para comprar. A experiência de compra está ali, ele vê um anúncio, clica e compra, essa é a mágica do social commerce.

Um exemplo prático são os botões de compra do Facebook, adicionados à plataforma em 2014. Nessa época, o social commerce dava apenas indícios do quão grande se tornaria.

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Por que você deveria investir em social commerce?

Simplesmente, porque as projeções são as melhores possíveis. De acordo com uma pesquisa da Accenture, o social commerce promete movimentar U$ 1,2 trilhão em 2025.

O crescimento será impulsionado pelos millennials (nascidos entre 1981 e 1995) e pela geração Z (nascidos a partir da segunda metade dos anos 90). 

Além das previsões tentadoras, o social commerce traz uma série de benefícios para o seu negócio.

Vantagens de implantar o social commerce

  • Gera visibilidade para a marca;
  • Traz autoridade para o negócio no seu nicho;
  • As pessoas se lembram mais das marcas e produtos vistos nas redes;
  • Gera compartilhamento e atrai novos clientes;
  • Traz mais comodidade para a audiência;
  • Aproveita o momento de entretenimento e oferece uma solução prática.

Mas a pergunta que não quer calar é: como usar o social commerce para vender mais? Continue com a gente e veja como fazer isso.

Bom, a primeira forma de vender mais com o social commerce é por meio dos influenciadores digitais.

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Influenciadores digitais: os gurus do social commerce

Só para você ter uma ideia do impacto do social commerce e em como ele pode te ajudar a vender mais, veja um dado que a pesquisa trouxe:

Em um único dia, os dois maiores influenciadores da China, Li Jiaqi e Viya, venderam juntos U$ 3 bilhões em produtos. Para comparar, esse valor é 3 vezes mais do que a Amazon vende em apenas um dia de operação.

— Ah, mas eu não tenho um influenciador digital para fazer propaganda dos meus produtos ou serviços.

Tudo bem, quem disse que só dá para fazer social commerce com influenciadores?

Veja a seguir dicas para aproveitar esta estratégia para gerar mais vendas para o seu negócio:

Escolha as redes sociais certas

WhatsApp, Youtube e Instagram são as redes sociais mais usadas pelos brasileiros em 2022, você sabia? 

Mas o social commerce no Brasil está mais presente no Facebook, Instagram e WhatsApp, você já vende seus produtos por lá?  

Se não, é hora de começar a pensar nisso. Mas, antes de escolher a rede social para começar a comercializar seus produtos, pense em qual delas seu cliente potencial está.

Se você vende produtos para a geração dos nativos digitais, que são os nascidos após 1980, prefira o Instagram ou Youtube. Caso seu cliente potencial seja de uma geração mais antiga, o Facebook pode ser a melhor escolha.

Independentemente da rede social, você precisa saber onde o seu cliente está, para então, decidir em qual delas vai ofertar seus produtos ou serviços.

Peça avaliação

Você sabia que a prova social é um dos gatilhos mentais mais poderosos que existem? Prova social? Mas o que é isso? Calma que já vamos explicar.

Imagine a seguinte situação: você está caminhando por uma cidade nova à procura de um restaurante para jantar. Ao passar pela calçada, observa um restaurante vazio, e do outro lado da rua, um restaurante com uma fila na calçada.

Qual deles você escolhe para jantar? 

O que está com fila, correto? Afinal, sem tem fila é porque a comida deve ser boa. Isso se chama prova social. Uma demonstração do quanto vale a pena consumir aquele produto ou serviço.

Para lucrar muito com o social commerce, usar esse gatilho é essencial. Por isso, peça avaliação dos usuários do seu produto ou serviço e compartilhe nas redes.

Melhor do que você fazer propaganda do seu negócio, é ver os seus clientes fazendo isso por você.

Cuide da sua reputação nas redes sociais

O que estão falando do seu produto ou serviço por aí? Não sabe? Às vezes, um cliente não atendido pode arruinar o seu negócio. 

Por isso, faça uma varredura nos sites de reclamações ou até mesmo no Google Maps para avaliar como está a sua reputação no mercado.

Responder às dúvidas de potenciais compradores ajuda a solucionar dúvidas de outros e demonstra empatia e respeito pelo consumidor.

Veja agora outras dicas rápidas para vender mais usando a estratégia do social commerce: 

  • Ofereça opções de compra personalizada;
  • Use e abuse de imagens atrativas para atrair cliques e gerar mais vendas;
  • Faça vídeos para mostrar o seu produto ou serviço de várias formas;
  • Faça posts para incentivar comentários e avaliações de usuários;
  • Facilite a vida do consumidor: faça anúncios com um link direto para o checkout ou carrinho de compras;
  • Faça promoções e incentive o compartilhamento ou marcação de amigos nas redes, oferecendo brindes ou descontos especiais.

Agora que você já sabe tudo sobre o social commerce, tá esperando o que para colocar essa estratégia em prática e vender muito?

E antes que você responda que não tem tempo para investir no social commerce, precisa conhecer o Lexos Hub. 

Lexos Hub te ajuda a vender mais!

Sabe aquelas soluções práticas que vêm para dar jeito em um monte de tarefas burocráticas, mas que são extremamente necessárias para o funcionamento do negócio?

O Lexos Hub é assim, um hub de integração marketplace  robusto, que torna a gestão da sua loja online muito mais simples. Assim, sobra mais tempo para você se dedicar à sua operação e escalar.

E não somos nós que estamos falando isso. Lembra da prova social? Veja abaixo o que os nossos clientes estão falando sobre o Lexos Hub:

Tá achando que é só isso? Veja abaixo todas as vantagens que você tem ao implementar o Lexos Hub aí no seu negócio:

O Lexos Hub é excelente por 5 motivos: Você gerencia todos os seus produtos e pedidos em um único lugar, e pode vender nos maiores marketplaces do mercado sem precisar atualizar o estoque em lugares diferentes; Publica seus anúncios em massa, ou seja, aquele anúncio que está bombando no Mercado Livre pode fazer sucesso também em outros e-commerces; Pode emitir suas notas fiscais automaticamente com as etiquetas de envio; Pode fazer expedição automatizada das suas encomendas, e reduzir seu tempo de expedição em até 5 vezes; 😯 Você descobre quais são os produtos campeões de venda, monitora os concorrentes e assim, pode melhorar a performance de seus anúncios.

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