Social commerce: entenda o que é e como vender mais com a prática
14 de julho de 2022 |
Atualizado em 5 de junho de 2024Você sabia que o comércio realizado nas redes sociais movimenta U$ 492 bilhões em todo o mundo?
O social commerce é uma tendência que veio para ficar e promete números ainda maiores até 2025.
Quer saber mais sobre este conceito e como usá-lo para alavancar as suas vendas? Leia o artigo e saiba tudo sobre a estratégia:
Índice
O que é social commerce?
Apesar do seu significado ainda ser divergente no mercado, o social commerce é uma estratégia que usa as interações humanas, especialmente nas redes sociais, para aumentar ou concretizar vendas.
Mas pode ser também a troca de informações entre pessoas e grupos sobre uma marca ou produto. Ou seja, qualquer atividade, que vai desde a descoberta da marca até a decisão de compra que envolva pessoas no processo, é social commerce.
Social commerce: as relações de consumo transformadas
O social commerce é uma verdadeira revolução nas relações de consumo porque permite que seus clientes comprem seus produtos diretamente pelas redes sociais.
Ou seja, o cliente não precisa sair do Instagram e ir para o seu site ou loja online para comprar. A experiência de compra está ali, ele vê um anúncio, clica e compra, essa é a mágica do social commerce.
Um exemplo prático são os botões de compra do Facebook, adicionados à plataforma em 2014. Nessa época, o social commerce dava apenas indícios do quão grande se tornaria.
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Por que você deveria investir em social commerce?
Simplesmente, porque as projeções são as melhores possíveis. De acordo com uma pesquisa da Accenture, o social commerce promete movimentar U$ 1,2 trilhão em 2025.
O crescimento será impulsionado pelos millennials (nascidos entre 1981 e 1995) e pela geração Z (nascidos a partir da segunda metade dos anos 90).
Além das previsões tentadoras, o social commerce traz uma série de benefícios para o seu negócio.
Vantagens de implantar o social commerce
- Gera visibilidade para a marca;
- Traz autoridade para o negócio no seu nicho;
- As pessoas se lembram mais das marcas e produtos vistos nas redes;
- Gera compartilhamento e atrai novos clientes;
- Traz mais comodidade para a audiência;
- Aproveita o momento de entretenimento e oferece uma solução prática.
Mas a pergunta que não quer calar é: como usar o social commerce para vender mais? Continue com a gente e veja como fazer isso.
Bom, a primeira forma de vender mais com o social commerce é por meio dos influenciadores digitais.
Influenciadores digitais: os gurus do social commerce
Só para você ter uma ideia do impacto do social commerce e em como ele pode te ajudar a vender mais, veja um dado que a pesquisa trouxe:
Em um único dia, os dois maiores influenciadores da China, Li Jiaqi e Viya, venderam juntos U$ 3 bilhões em produtos. Para comparar, esse valor é 3 vezes mais do que a Amazon vende em apenas um dia de operação.
— Ah, mas eu não tenho um influenciador digital para fazer propaganda dos meus produtos ou serviços.
Tudo bem, quem disse que só dá para fazer social commerce com influenciadores?
Veja a seguir dicas para aproveitar esta estratégia para gerar mais vendas para o seu negócio:
Escolha as redes sociais certas
WhatsApp, Youtube e Instagram são as redes sociais mais usadas pelos brasileiros em 2022, você sabia?
Mas o social commerce no Brasil está mais presente no Facebook, Instagram e WhatsApp, você já vende seus produtos por lá?
Se não, é hora de começar a pensar nisso. Mas, antes de escolher a rede social para começar a comercializar seus produtos, pense em qual delas seu cliente potencial está.
Se você vende produtos para a geração dos nativos digitais, que são os nascidos após 1980, prefira o Instagram ou Youtube. Caso seu cliente potencial seja de uma geração mais antiga, o Facebook pode ser a melhor escolha.
Independentemente da rede social, você precisa saber onde o seu cliente está, para então, decidir em qual delas vai ofertar seus produtos ou serviços.
Peça avaliação
Você sabia que a prova social é um dos gatilhos mentais mais poderosos que existem? Prova social? Mas o que é isso? Calma que já vamos explicar.
Imagine a seguinte situação: você está caminhando por uma cidade nova à procura de um restaurante para jantar. Ao passar pela calçada, observa um restaurante vazio, e do outro lado da rua, um restaurante com uma fila na calçada.
Qual deles você escolhe para jantar?
O que está com fila, correto? Afinal, sem tem fila é porque a comida deve ser boa. Isso se chama prova social. Uma demonstração do quanto vale a pena consumir aquele produto ou serviço.
Para lucrar muito com o social commerce, usar esse gatilho é essencial. Por isso, peça avaliação dos usuários do seu produto ou serviço e compartilhe nas redes.
Melhor do que você fazer propaganda do seu negócio, é ver os seus clientes fazendo isso por você.
Cuide da sua reputação nas redes sociais
O que estão falando do seu produto ou serviço por aí? Não sabe? Às vezes, um cliente não atendido pode arruinar o seu negócio.
Por isso, faça uma varredura nos sites de reclamações ou até mesmo no Google Maps para avaliar como está a sua reputação no mercado.
Responder às dúvidas de potenciais compradores ajuda a solucionar dúvidas de outros e demonstra empatia e respeito pelo consumidor.
Veja agora outras dicas rápidas para vender mais usando a estratégia do social commerce:
- Ofereça opções de compra personalizada;
- Use e abuse de imagens atrativas para atrair cliques e gerar mais vendas;
- Faça vídeos para mostrar o seu produto ou serviço de várias formas;
- Faça posts para incentivar comentários e avaliações de usuários;
- Facilite a vida do consumidor: faça anúncios com um link direto para o checkout ou carrinho de compras;
- Faça promoções e incentive o compartilhamento ou marcação de amigos nas redes, oferecendo brindes ou descontos especiais.
Agora que você já sabe tudo sobre o social commerce, tá esperando o que para colocar essa estratégia em prática e vender muito?
E antes que você responda que não tem tempo para investir no social commerce, precisa conhecer o Lexos Hub.
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E não somos nós que estamos falando isso. Lembra da prova social? Veja abaixo o que os nossos clientes estão falando sobre o Lexos Hub:
Tá achando que é só isso? Veja abaixo todas as vantagens que você tem ao implementar o Lexos Hub aí no seu negócio:
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