Plataforma de e-commerce: conheças as 7 mais usadas
16 de maio de 2024 |
Atualizado em 5 de junho de 2024Se você já tomou a decisão de empreender e abrir sua própria loja virtual, chegou o momento de escolher a plataforma de e-commerce que possibilitará que comece a vender online.
Essa escolha precisa ser feita após bastante estudo das necessidades da sua empresa, assim como das funcionalidades dos sites, já que pode interferir nos seus resultados.
Com a crescente demanda por compras online e a variedade de opções disponíveis, é essencial considerar não apenas a escalabilidade e personalização da plataforma, mas também a facilidade de integração com outros sistemas, a segurança das transações e o suporte oferecido.
Então, para você ficar mais preparado para tomar uma decisão, confira neste texto as melhores plataformas de e-commerce, conheça seus recursos e aprenda quais critérios devem ser avaliados.
Boa leitura!
Índice
Qual a melhor plataforma de e-commerce?
A internet possibilita que as pessoas tenham acesso a diversas opções para escolher o que precisam. Seja um produto, lojas para realizar uma compra, médico para se consultar e até mesmo contratar serviços para iniciar seu próprio negócio online.
Mas tenha em mente que não existe apenas uma única plataforma de e-commerce que pode ser considerada a melhor solução, existem várias empresas com diferenciais que podem atender melhor às suas exigências.
Para você conhecer melhor as opções, vamos te apresentar quais são as 7 plataformas de e-commerce mais usadas e recomendadas no mercado:
1. Shopify
A Shopify é uma das melhores plataformas de site de e-commerce, com milhões de lojas cadastradas em mais de 170 países. No total, movimenta cerca de US$ 444 bilhões pelo mundo todo.
A plataforma oferece uma avaliação gratuita de três dias para os lojistas conhecerem suas funcionalidades. E, após esse período, a primeira mensalidade é de apenas R$ 1.
Os planos variam de US$ 19 a US$ 399 nos planos mensais. Nos planos anuais existe um desconto de 25%, cuja cobrança é realizada apenas uma única vez no ano.
A solução é focada em empresas que estão crescendo, isto é, que buscam uma plataforma escalável. Portanto, é a plataforma de e-commerce B2B ideal para esse tipo de negócio.
Para essas empresas, existe a opção de contratar o plano Plus, a partir de US$ 2.300, tanto no plano anual quanto no plano mensal.
O site de e-commerce oferece diversas funcionalidades para todos os planos, como checkout otimizado, cadastro ilimitado de produtos, integração com diversos canais de venda, criação de códigos de desconto e configuração de e-mails automáticos.
A plataforma também permite configurar automação de tarefas, para otimizar o fluxo dentro do e-commerce, e interações personalizadas com os clientes.
Também é possível vender no mercado internacional pelo Shopify Markets, com tradução automática do seu e-commerce e definição de preços personalizada para cada produto e mercado.
Para criar sua loja virtual, a plataforma desenvolveu um sistema bem intuitivo, que também oferece um guia para o vendedor não ficar com dúvidas.
A plataforma oferece diversas opções de design para criar o e-commerce, criativas e atrativas para os consumidores. E ainda permite personalizá-los, com adição de logos, alteração de cores, fontes, entre outros elementos.
Além disso, disponibiliza diversas funcionalidades para o vendedor acrescentar, todas nativas do Shopify, como gerador de QR Code, link na bio, banco de imagens e criador de logo.
A Shopify se destaca pela excelente performance, para que o carregamento seja rápido e adaptado para versão mobile, para que os usuários tenham uma boa experiência de navegação.
2. Vtex
A Vtex atende empresas B2C e B2B de todos os segmentos, com infraestrutura flexível para suportar crescimento ilimitado.
As soluções são personalizadas, portanto, é necessário consultar quais recursos podem ser incluídos. Aliás, algumas funcionalidades também estão disponíveis sob demanda.
A plataforma de e-commerce conta com diversas soluções, para possibilitar uma gestão completa do negócio. São elas o Live Shopping, Shipping Network, Sales App, Insurance, Pick and Pack e Personal Shopper.
O sistema também promove os pontos de contato com os clientes, permitindo que você venda em diversos canais.
Para montar sua loja virtual, você pode contar com a galeria de temas, com componentes prontos para o uso. Aliás, a plataforma possui adaptação para versões mobile e desktop.
Também é possível personalizar ainda mais o e-commerce, porque a plataforma de e-commerce disponibiliza o código aberto, para sua empresa criar experiências únicas aos consumidores.
O vendedor consegue personalizar ainda mais a jornada de compra de acordo com o comportamento do usuário, promovendo produtos específicos.
Ainda é possível criar promoções personalizadas, com cupons de desconto, políticas de envio, variação de produtos, entre outros recursos promocionais.
Seu checkout foi desenvolvido especificamente para melhorar a taxa de conversão. O consumidor consegue preencher rapidamente os campos e finalizar a compra.
Um diferencial desta plataforma de e-commerce é que o campo de pesquisa possui um motor de busca alimentado por Inteligência Artificial. Além disso, oferece suporte para diversos idiomas e compras realizadas com moedas estrangeiras.
3. Jet E-commerce
A Jet, uma das mais conhecidas plataformas de e-commerce, há 23 anos desenvolve soluções tecnológicas para lojas virtuais.
Hoje, conta com mais de 15 mil lojas ativas, o que representa cerca de 6,8% do mercado nacional de sites de comércio eletrônico.
Ela possui integração com mais de 40 marketplaces e um painel integrado a outras mídias, como Google, Facebook e WhatsApp, além de também conectar sua loja física, canal de televendas e sistema de revendedores.
Dessa forma, você consegue adotar uma estratégia omnichannel para seu negócio, para oferecer uma experiência completa ao seu cliente.
Aliás, a Jet E-commerce integra todos os estoque das suas lojas, para você ter um controle otimizado do seu negócio.
Também oferece diversos recursos para gestão de promoções, com possibilidade de escolher entre 40 funcionalidades para personalizar sua oferta de produtos.
Outro diferencial é que o site de e-commerce possibilita que o vendedor personalize sua estratégia de vendas e formas de comprar, como um clube de assinaturas e pagamentos recorrentes.
Ela também oferece relatórios para ajudar na gestão do negócio, com análises que vão desde comportamento e jornada de compras até os dados de visitantes da loja.
Seu checkout também possui um sistema inteligente, que oferece uma experiência de compra rápida e intuitiva. De acordo com a própria plataforma, reduz a jornada em 70% e o abandono de carrinho em 20% e aumento de vendas de até 30%.
Além disso, possui uma boa otimização para a navegação em desktop e mobile, para não prejudicar a experiência do cliente.
Com a Lexos e a plataforma JET, é possível vender na loja física, no e-commerce e nos marketplaces com uma operação centralizada e expedição até 5x mais rápida.
4. Nuvemshop
Atualmente, a Nuvemshop possui mais de 10 anos de mercado e mais de 120 mil lojas ativas, gerando mais de R$ 10 bilhões em vendas na América Latina, por isso, está entre as maiores plataformas de e-commerce.
Ela permite integração com outras lojas virtuais, como Instagram Shopping, Facebook Shops e os maiores marketplaces do mercado de forma simples e fácil.
No total, permite interação com mais de 100 aplicativos, tanto nativos quanto externos, para você gerir uma operação de vendas completa. Entre os recursos, podemos citar soluções de pagamento, segurança de dados, logística, estatística, redes sociais, entre outros.
O vendedor consegue utilizar a solução nativa de envio, o nuvemshop envios, para oferecer fretes com descontos aos clientes e definir as regras de envio, mas também é possível integrar soluções de logísticas no e-commerce.
Ele também tem a flexibilidade de configurar as ferramentas promocionais, assim como de marketing, para criar promoções personalizadas, nutrir leads e configurar campanhas de remarketing e carrinho abandonado.
A NuvemShop possui mais de 60 layouts para personalização da loja e suporte ao cliente, com possibilidade de receber atendimento por WhatsApp, Messenger e e-mail nos planos pagos.
O site de e-commerce oferece planos a partir de R$ 59 até R$ 389 mensais. Também oferece um plano personalizado com sistema mais robusto, o Nuvemshop Next, para empresas com faturamento acima de R$ 100 mil por mês.
A empresa também é considerada uma das melhores plataformas de e-commerce gratuitas, porque, além de disponibilizar um teste grátis de 30 dias, possui um plano gratuito.
5. Loja Integrada
A Loja Integrada é uma das plataformas de e-commerce mais utilizadas pelos vendedores.
Possui soluções simples para facilitar o processo de criação de uma loja virtual, o que é ótimo para as pessoas que não possuem tanto conhecimento sobre programação.
No total, são mais de três mil temas para personalizar a fachada da sua loja virtual, com possibilidade de adicionar extensões, aplicativos e até mesmo ferramentas de marketing, como Google Ads, Facebook e outros.
O site de e-commerce disponibiliza mais de 80 integrações e descontos entre as empresas parceiras, que chegam a 70% de desconto, como marketplaces, chatbot, ERP, gateways de pagamento, entre outros.
A plataforma também permite que o vendedor personalize sua oferta com diferentes recursos promocionais e otimize a entrega dos produtos com sua solução nativa de envios.
A Loja Integrada também pode ser considerada como uma das plataformas gratuitas de e-commerce, porque não cobra taxa de comissão sobre as vendas e ainda oferece um plano gratuito para os vendedores.
Nesse plano, é possível cadastrar até 50 produtos e receber 5 mil visitantes por mês. É uma excelente opção para quem está começando a vender ou ainda não possui um catálogo grande de mercadorias.
Mas a plataforma também possui outras quatro opções de planos pagos para atender as necessidades do negócio. Os planos são cobrados mensalmente e vão de R$ 54 a R$ 239.
Além desses planos, há a opção do plano Elite, uma solução personalizada, com mais recursos disponíveis para os vendedores alavancarem suas vendas.
Um detalhe importante é que apenas os planos pagos oferecem suporte ao cliente, seja por chat, e-mail ou WhatsApp.
6. WooCommerce
O WooCommerce é uma opção um pouco diferente das outras apresentadas aqui, porque não é uma plataforma de e-commerce, mas um plugin de WordPress para criação de lojas virtuais.
O vendedor tem a possibilidade de utilizar os recursos para desenvolvedores, para deixar a loja virtual ainda mais personalizada.
A plataforma de e-commerce se destaca por ser muito prática para quem não tem conhecimento sobre programação, e pode ser gerenciada tanto pelo site quanto pelo aplicativo.
O processo de construção do e-commerce também é bem simples, já que ocorre por meio de passo a passo, desde a contratação de um plano de hospedagem até o cadastro de produtos.
Mas também é possível contratar um especialista das agências WooExpert para criar ou otimizar sua loja.
O WooCommerce oferece um plano gratuito para as lojas se cadastrarem e conhecerem suas funcionalidades. Outro diferencial é que o site de e-commerce não cobra taxa sobre as vendas.
No total, são 3,9 milhões de lojas criadas na plataforma de todos os segmentos. Isso é possível por causa da variedade de recursos e temas disponíveis, que permitem o vendedor personalizar a experiência de compra do cliente.
São mais de 80 temas para todos os nichos, mais de 800 extensões e aplicativos e funcionalidades, mais de 2.500 guias para configurar sua loja e mais de 1.300 conteúdos de suporte ao vendedor.
Pelo site, é possível construir toda a jornada do cliente, como a configuração de e-mails e automação de fluxos de e-mails para carrinhos abandonados.
A plataforma oferece um sistema de pagamentos nativo, o WooPayments, mas também possibilita a integração com outros sistemas e carteiras digitais. Também é possível personalizar as ofertas, como cupons e brindes.
Seu checkout também é bem intuitivo e permite que o lojista personalize os campos, para otimizar a jornada do comprador.
7. DLoja virtual
A DLoja virtual agora é conhecida como Loja Hostgator e possui as menores taxas de gerenciamento de pagamentos do mercado. Os meios de pagamento disponibilizados interferem no valor das taxas e no tempo de recebimento da venda.
A plataforma tem flexibilidade para configurar os envios de diferentes formas, escolhendo a solução logística e frete, além de definir a política de envio.
Aliás, também possui mais de 100 integrações, que incluem:
- Gateways de pagamento;
- Marketing;
- Hubs de integração;
- Sistemas de notificação;
- Recuperação de carrinho;
- E-mail marketing;
- CRM;
- Marketplaces;
- Ferramentas promocionais;
- Programas de chat e de revenda.
Também oferece mais de 35 opções de layouts com recursos para personalizar a aparência da loja, possibilitando configurar textos, menus, banners, alertas, entre outros.
Ao contrário de todas as outras plataformas de e-commerce vistas aqui, esta é a única que oferece cadastros e número de usuários e de visitas ilimitados em qualquer plano.
Além disso, o vendedor consegue criar um F.A.Q. com perguntas personalizadas, criar produtos com kits e variações, criar filtros e listas de desejo e fazer alterações em massa no catálogo.
Outro diferencial é que o site de e-commerce possibilita que a loja crie a opção de solicitar orçamento.
Os planos anuais têm desconto de até 50% e ainda é possível fazer um teste de 30 dias e obter o certificado SSL gratuitamente. Além disso, todos os planos possibilitam criar domínios e subdomínios ilimitados.
Você pode contratar planos a partir de R$ 49 por mês no plano mensal e R$ 28,91 por mês no plano anual.
Como escolher uma plataforma de e-commerce?
Após conferir essa lista de plataformas de e-commerce gratuitas e pagas, é importante que você baseie sua escolha nas necessidades do seu negócio e quais funcionalidades realmente são importantes para sua operação.
Então, para você não ficar confuso, elencamos alguns pontos que você deve levar em consideração, para você avaliar de acordo com seu modelo de negócio e seus objetivos.
Veja abaixo 6 fatores que devem ser considerados e analisados antes de tomar a decisão:
Suporte oferecido
O suporte oferecido pela plataforma é um dos principais pontos a ser observado. O empreendedor deve se certificar sobre o horário de funcionamento do suporte, qual a forma que é feito, tempo de resposta, conteúdos e tutoriais disponíveis etc.
Meios de pagamentos
Checar os meios de pagamento que a plataforma oferece também é importante, já que ter o máximo possível ajuda a converter mais vendas.
Além disso, também é essencial que a plataforma ofereça gateway de pagamento, seja nativo ou externo, e sistema antifraude, para evitar qualquer complicação com as compras dos clientes.
Integração com marketplaces
Segundo o E-commerce Trends 2024, 68% das compras realizadas pela Internet são realizadas pelos e-commerces no Brasil. A preferência por compras online também é maior (58%) frente aos consumidores que preferem comprar em lojas físicas (22%).
Veja outros dados que mostram a relevância de ter um e-commerce:
Esses dados mostram que os consumidores já estão acostumados a comprar em lojas virtuais, portanto, existem muitas oportunidades de vendas que sua loja pode aproveitar.
Facilidade de utilização
Analisar a facilidade de criação e gestão e a necessidade ou não de contratar um programador para criar a loja também é importante. O ideal é que o uso seja fácil e que até mesmo pessoas leigas consigam criar sua loja sem problemas.
Responsividade para mobile
Ainda de acordo com a pesquisa E-commerce Trends 2024, 71% das compras online foram realizadas em um dispositivo móvel.
Portanto, se o seu site não é responsivo para versão mobile, você corre o risco de prejudicar a experiência de compra. Por consequência, pode diminuir sua taxa de conversão.
Preço
Saber quanto custa uma plataforma de e-commerce também é um fator decisivo para a escolha. O melhor é considerar as funcionalidades incluídas em cada plano, o que realmente é necessário para sua loja.
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Possui uma gestão de anúncios completa e automatizada, com a possibilidade de configurar a criação de anúncios e prever a categoria de forma automática. Desse modo, o gestor tem mais agilidade e precisão na divulgação de seus produtos.
A plataforma permite a criação de múltiplos anúncios por produto, facilitando a exposição e a venda de itens com variações de tamanho, cor e outros atributos.
Para quem trabalha com grade de tamanho e cor, o Lexos Hub oferece funcionalidades adicionais que simplificam o processo de publicação de anúncios com variação e a criação de kits personalizados.
A gestão de imagens otimizada para grade e a importação de anúncios completos das plataformas facilitam ainda mais o trabalho do vendedor.
Outro diferencial é que a plataforma se destaca pela automação de processos, como a emissão de NF-e e a coleta da etiqueta de postagem, que contribui para uma expedição mais eficiente e nas avaliações do vendedor na Internet.
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