Nicho de mercado como estratégia: Linda Gestante aposta na moda íntima para grávidas plus size

Lexos

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28 de julho de 2021

Atualizado em 5 de junho de 2024

Com a atenção voltada para a inclusão e a diversidade, diferentes nichos de mercado ganham destaque e se tornam excelentes oportunidades para empreender. Foi dessa percepção que nasceu a Linda Gestante.

Ana Cláudia Bispo Andrade teve esse insight quando trabalhava como coordenadora de e-commerce em uma loja de moda íntima. Atenta ao negócio, Ana Cláudia percebeu a dor de muitas clientes. “Muitas mulheres grávidas procuravam por determinado modelo de camisolas e pijamas em tamanhos maiores e não encontravam, e na época a empresa em que eu trabalhava não possuía tamanhos acima do 54”, relembra Ana.

A empreendedora resolveu apostar nesse nicho de mercado. Encontrou um fornecedor de peças plus size e começou a vender online. “Eu já tinha conta no Mercado Livre e comecei a vender por lá. Parti para a linha gestante porque via a real necessidade das mulheres que procuravam e não encontravam. Encontrei um fornecedor, peguei as peças, cadastrei e comecei a vender”, conta.

Nessa época, Ana ainda trabalhava nesse e-commerce e conciliava as vendas particulares com os horários vagos de trabalho. “Eu tirava a minha hora de almoço para enviar os pedidos”, relembra. Elisângela, uma amiga de Ana que trabalhava na área de compras neste mesmo ramo e estava afastada por licença maternidade, a procurou e fez uma proposta para que elas fizessem uma parceria. “Ela queria voltar ao mercado de trabalho, mas de uma forma mais flexível para conseguir cuidar da filha, além de querer montar o próprio negócio”, comenta.

O sonho da maternidade também fazia parte da vida de Ana. “Eu também queria ser mãe e também sonhava com um trabalho mais flexível pra eu conseguir me dedicar à maternidade. Então, a proposta da Elisângela chegou em um momento perfeito. Nos unimos e focamos ainda nesse olhar da maternidade e das necessidades dessa fase. Colocamos como objetivo que queríamos fazer a diferença na vida dessas mães, levando conforto e qualidade e peças bonitas para essas mulheres independente do seu peso”, relembra Ana.

Em 2018, Ana percebeu que os rendimentos com as vendas online superaram o seu salário com carteira assinada. “Nesse momento, optei por deixar a empresa e me juntar de forma integral com a Elisângela. No fundo, eu sempre quis ter meu próprio negócio e vi que era o momento certo”.

Desafios do próprio negócio

Decisão tomada, o foco agora era fazer a Linda Gestante crescer ainda mais. “Começamos a buscar novos fornecedores, desenvolvemos modelos iguais para os tamanhos regulares (P ao GG) e plus size (48 ao 60), e começamos a estocar  produtos. Demos um gás para crescer. E vimos a necessidade de criar um site para aumentar as vendas, mas não contamos com um obstáculo no meio do caminho”, conta Ana. A empresa contratada por Ana e Elisângela para fazer o site deu um golpe nas empreendedoras. “Ficamos com todo nosso dinheiro investido preso na plataforma. Como a empresa decretou falência, não conseguimos recuperar o que estava lá. Ou seja, perdemos o site e todo o dinheiro das vendas que estava lá”. Depois desse episódio, as sellers levaram a Linda Gestante para a Tray. 

Pandemia foi sinônimo de aumento de vendas

Assim como aconteceu com muitos empreendedores, a pandemia fez com que as vendas crescessem muito do dia para a noite. “Foi um Deus nos acuda! Antes desse período, em um dia bom a gente tirava de 10 a 15 pedidos. De uma hora para a outra, vimos chegar 80, 120 pedidos por dia”, relembra.

Foi nesse momento que as empreendedoras resolveram melhorar a operação. “A gente não tinha estoque unificado e era um trabalho manual dar baixa a cada saída de produto. Nosso sonho era ter um sistema que tivesse integração das contas dos marketplaces com o nosso site, de forma única e integrada”, relembra Ana. Hoje, a Linda Gestante usa a integração Lexos Hub e Tray. “Eu pedi indicação para um amigo que atua nessa área e ele indicou a Lexos. Começamos a usar no início do ano e estamos tendo bons resultados. Contar com um sistema que integra contas de diferentes CNPJs nos ajuda demais porque vendemos em diferentes marketplaces”, afirma Ana.

“Hoje vejo nossa caminhada e penso: Caramba, olha onde a gente conseguiu chegar! Impactamos várias mulheres que vestem até tamanho 60 numa área que não encontrava representatividade no dentro do nicho plus size, que é a moda íntima”, finaliza Ana.

Dica da seller:

“Se você quer vender online tem que ter vontade e persistência. Não dá para começar e deixar de lado. Se você não correr atrás o resultado não vem. Ter uma loja online envolve muita coisa. Não pense que vender online é fácil, existe uma estrutura gigantesca por trás e, para ter destaque, você precisa se atualizar, arregaçar as mangas e persistir no seu sonho”, Ana Cláudia Bispo Andrade é uma das fundadoras da Linda Gestante.