Mudanças no ranqueamento dos marketplaces: quais são os seus próximos passos?
7 de março de 2023 |
Atualizado em 5 de junho de 2024Chegou a hora de colocar em prática suas novas estratégias de ranqueamento em e-commerce.
Estamos cada vez mais próximos da oficialização das mudanças dos requisitos de ranqueamento no MercadoLivre, que devem acontecer no dia 21/03/23.
A esse ponto, você já deve conhecer as novas normas implementadas pela plataforma (caso ainda não saiba quais são, vale ler esse artigo).
Mas agora é hora de pensar nos próximos passos. Afinal, o que você vai fazer para se adaptar ao que está se transformando? Quais são os primeiros passos e como você pode se manter relevante? Essas são algumas perguntas que responderemos nesse artigo.
E quem nos ajuda nessa missão são os experts Alexandre Nogueira, fundador da Universidade Marketplace e o fundador da Lexos, Bruno Kerber. A maioria dos insights que você vai ler a seguir surgiu a partir de um papo que juntou esses dois profissionais e que teve como tema a preparação que os sellers devem ter para essa próxima fase no Mercado Livre.
Vamos juntos entender o passo a passo para continuar crescendo na plataforma e utilizar essas alterações como uma vantagem.
Primeiro passo: saiba o quanto as mudanças podem te afetar.
Antes de mais nada, entenda a sua situação. Não há necessidade de se preocupar antes de verificar se você vai ser atingido pelas mudanças em questão. Para muitos sellers, as novas taxas mínimas podem representar uma queda na cor atual da medalha da conta. Por isso, vale entender onde você deverá estar depois que as novas metas foram aplicadas.
“Quando o MercadoLivre soltou todas as mudanças, a primeira coisa foi fazer um levantamento e um overview de como a base está para começar a traçar um cenário.”
Alexandre Nogueira
Revisite seus dados recentes, considerando os últimos 60 dias de vendas e verifique quais são os seus resultados atuais e quais eles vão passar a ser. Se for necessário, entenda qual será a porcentagem de vendas e de valores que você precisará aumentar para se manter no seu nível atual.
Segundo passo: monte uma estratégia.
É aqui que mora o grande desafio para os sellers nos próximos meses de utilização do Mercado Livre. A verdadeira dificuldade não está em aplicar as técnicas ideais para dar continuidade ao seu crescimento, e sim avaliar qual é a melhor forma de fazer isso no seu negócio em específico.
Esse foi um tema abordado pelos nossos especialistas Alexandre e Bruno. Para eles, os sellers deverão ter um cuidado especial com o número de pedidos feitos mensalmente. Afinal, enquanto o ticket médio pode ser aumentado com alguns reajustes inteligentes nos valores dos produtos, a taxa de vendas é um pouco mais complicada de ser reconstruída.
Mas então, o que fazer? Aí vai um resumo excelente trazido pelo Alexandre, um dos maiores especialistas do segmento no Brasil:
"Primeiro passo é entender qual é o principal problema e poder tratar a causa. Está chegando a hora da galera agir na causa [...] É uma falta de sistema? É um ajuste de processo interno? É retirar um produto que está prejudicando minha reputação de linha? É tirar um produto que tá atrasado e está prejudicando meu fulfillment?"
Alexandre Nogueira
É hora de perceber o que está te afastando dos resultados e pensar em caminhos para driblar essas demandas. Cada caso é um caso: será que é promissor retirar um produto de circulação para evitar danos, ou vale acrescentar algo com um ticket médio mais baixo para aumentar as taxas de pedidos?
Atenção para uma dica valiosa: conforme explicamos no artigo que trouxemos no primeiro parágrafo, pode ser mais interessante para você focar em manter o termômetro no verde-escuro do que investir todos os seus esforços em virar um seller Platinum.
Terceiro passo: continue dando força ao que você já tinha como foco antes.
Não adianta focar nas mudanças e deixar de pensar no que você já tinha começado. Agora não é o momento de desistir de praticar um bom uso de SEO, de fazer anúncios pagos ou de gerar boas descrições e fotos para os seus produtos. Muito pelo contrário.
Todos esses cuidados, somados ao que trouxemos acima e ao que vamos sugerir logo em seguida, vão gerar uma base sólida para que o seu perfil esteja entre as primeiras páginas das pesquisas no Mercado Livre.
"Então eu acho que a gente tá indo pra um cenário de novo de novas relevâncias, igual foi em 2018 com a entrada da Logística, quando começou a coleta e a gente começou a sair de correio só e passou a ter uma logística. Aí vai o full, o flex, aí a gente teve o Ads atingindo diretamente relevância. Aí em 2020, eles liberaram pela primeira vez a Central de Promoções para todos os vendedores[...] "
Alexandre Nogueira
Quarto passo: tenha a tecnologia como prioridade.
O e-commerce muda todos os dias. Isso significa que, mesmo que você se adapte ao que está vindo agora, logo serão exigidas novas adaptações. Depois de um tempo, fica inviável se manter sempre atualizado e cumprir com todas essas inovações manualmente.
Nossos dois especialistas reforçaram a importância de ter um trabalho de inovação, mesmo que nos primeiros momentos de atuação, para gerar relevância no e-commerce e alcançar os resultados que você imaginou.
"Eu acho que sem tecnologia - e a gente já vem falando isso há bastante tempo - o mercado, cada vez menos, até pelo tamanho que ele está tomando e pelo caminho em que ele está indo [...], a gente não tem espaço para quem não tem tecnologia."
Alexandre Nogueira
Em outras palavras, não dá mais para adiar: as mudanças do Mercado Livre materializam um momento que, há muito tempo, vem sendo dado como uma certeza no segmento digital: é necessário contar com o apoio de empresas especializadas.
Quinto passo: cogite se tornar parceiro de um hub.
Imagine que você precisa aumentar sua operação significativamente, mas não está em condições de contratar novos colaboradores ou de agilizar seu despacho. Talvez essas coisas até sejam viáveis, mas o esforço para alcançá-las acabam te afastando dos seus reais objetivos.
Essa é a realidade de milhares de sellers que, diariamente, enfrentam dificuldades que acabam prejudicando suas reputações, diminuindo a relevância em plataformas e, em um efeito bola de neve, diminuindo significativamente seus lucros.
Os hubs foram criados justamente para atuarem como uma solução. Ao invés de aumentar esforços, que tal utilizá-los? Mais econômicas, ágeis e com a expertise de uma série de profissionais qualificados, empresas como a Lexos estão ganhando força no mercado ao contribuírem para o crescimento de sellers de variados perfis.
"Como você vai ter que aumentar o seu número de vendas, vai ter que ter uma maior rotatividade. É como se você tivesse que "comprar a medalha". E o que a gente faz é deixar isso tão bem encaixado na sua operação que você não vai precisar aumentar sua operação contratando uma outra pessoa que talvez não seja interessante agora. Com a Lexos, você mantém o seu time e aumenta seu número de vendas porque a gente consegue te ajudar com a expedição."
Bruno Kerber
Os números da Lexos são suficientes para comprovar essa teoria: capaz de melhorar o processo de expedição e performance em até cinco vezes, o hub consegue reduzir etapas que passam de 25 minutos para apenas 5.
Sexto passo: confie no seu projeto e nos parceiros certos.
Com o apoio de um hub como a Lexos e com as dicas que passamos, você tem absolutamente tudo para ter sucesso na nova fase do Mercado Livre. Continue firme e acredite que essas mudanças poderão gerar ainda mais destaque ao seu perfil.
Para Alexandre, há uma possibilidade de que algumas dessas novidades já tenham sido até mesmo testadas e aplicadas. Isso mostra a capacidade que todos temos de nos adaptar ao que elas representam.
Agora é com você: comece hoje mesmo o seu processo e aproveite cada minuto disponível para não ser pego de surpresa. Aproveite para curtir a nossa live, disponível no Instagram da Lexos, e curta na íntegra todos os insights trazidos por esses grandes nomes do e-commerce.
Uma nova era está para começar e você pode usar esse momento a seu favor.