Melhore sua estratégia de vendas no Mercado Livre com o Seller Analytics
1 de dezembro de 2021 |
Atualizado em 5 de junho de 2024Muita gente acha que vender online é fácil. Basta colocar um produto em algum marketplace e, como num passe de mágica, as vendas acontecem. No dia-a-dia você sabe que existe muito trabalho entre a estratégia e a conversão das vendas.
Uma forma de conseguir insights para o seu negócio é estudar a concorrência. O quanto ajudaria na sua estratégia ter em mãos informações do número de vendas ou o comissionamento de determinado produto do seu principal concorrente?
Já existem no mercado algumas ferramentas que trazem alguns desses insights, mas cobram mensalmente pelo uso.
O Seller Analytics nasceu para ajudar quem vende online sem cobrar nada por isso. Com essa extensão, você desvenda os anúncios do Mercado Livre de forma simples e tem insights para melhorar suas vendas.
“O Seller Analyitcs dá acesso a informações como quantidade de vendas daquele anúncio, conversão, taxa de visita, qualidade do anúncio, por exemplo. Além disso, você pode colocar as informações como custo e imposto e com isso ter o resultado da margem para saber se consegue competir com aquele vendedor no Mercado Livre”, comenta Leandro Oliveira, Sócio & Tech Lead da Lexos.
Índice
Como instalar o Seller Analytics?
Basta baixá-lo gratuitamente na Chrome Store. Com a extensão instalada em seu computador, acesse o site do Mercado Livre, escolha um anúncio e abra o Seller Analytics para ter acesso às informações em tempo real. Veja o passo-a-passo neste vídeo.
Descubra se um produto vende bem
Aumentar a oferta de produtos é uma alternativa para atrair mais clientes, mas existe sempre o risco do item não ter a performance de vendas desejada. Descobrir informações estratégicas como o número de vendas e a taxa de conversão ajuda na tomada de decisão. Esses e outros dados podem ser acessados em tempo real.
Faça simulações e negocie com os fornecedores
Ter poder de negociação junto aos fornecedores é importante e o Seller Analytics também pode ser usado para fazer uma busca mais eficiente para encontrar e negociar os custos dos produtos. Com a extensão, você avalia se vale a pena comprar aquele produto porque consegue ver o preço e margem de lucro, por exemplo.
Dica de mestre: Leve em conta comprar todo o estoque do fornecedor e ter um produto exclusivo no mercado. Essa estratégia dá margem até para negociação de custos e aumento da margem de lucro, uma vez que o item se torna exclusivo.
Facilidade para precificar seus produtos
O momento da precificação dos produtos pode ser um desafio para quem vende online. Deixe de lado as planilhas de pesquisa de preço e faça simulações automáticas, com sugestão de preço e margem de lucro ideal.
Você pode estudar a precificação de seus concorrentes e seja mais assertivo com seus valores.
Crie anúncios de qualidade
Os anúncios são a porta de entrada para os seus clientes. Ter versões de anúncio clássico e premium é uma alternativa e o Seller Analytics permite simulações para que você crie anúncios de mais qualidade.
Estoque em dia para vender sempre
Outra vantagem é entender a sazonalidade das vendas dos concorrentes. Com o Seller Analytics, você visualiza o número de vendas feitas nos últimos meses. Essa informação pode ser estratégica tendo em vista que o seu produto passa a ter mais relevância quando o estoque do concorrente se esgota.
De olho no concorrente, mas sem deixar a sua operação de lado
É importante estudar a concorrência, mas você não deve deixar seu negócio de lado. Com o Seller Analytics você também controla sua operação de forma mais eficiente. Na aba minhas métricas, você tem acesso ao número de novos anúncios cadastrados, ao faturamento, número de pedidos atrasados e produtos mais vendidos dos últimos sete dias.