Melhore sua estratégia de vendas no Mercado Livre com o Seller Analytics

Lexos

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1 de dezembro de 2021

Atualizado em 5 de junho de 2024

Muita gente acha que vender online é fácil. Basta colocar um produto em algum marketplace e, como num passe de mágica, as vendas acontecem. No dia-a-dia você sabe que existe muito trabalho entre a estratégia e a conversão das vendas. 

Uma forma de conseguir insights para o seu negócio é estudar a concorrência. O quanto ajudaria na sua estratégia ter em mãos informações do número de vendas ou o comissionamento de determinado produto do seu principal concorrente? 

Já existem no mercado algumas ferramentas que trazem alguns desses insights, mas cobram mensalmente pelo uso. 

O Seller Analytics nasceu para ajudar quem vende online sem cobrar nada por isso. Com essa extensão, você desvenda os anúncios do Mercado Livre de forma simples e tem insights para melhorar suas vendas.

“O Seller Analyitcs dá acesso a informações como quantidade de vendas daquele anúncio, conversão, taxa de visita, qualidade do anúncio, por exemplo. Além disso, você pode colocar as informações como custo e imposto e com isso ter o resultado da margem para saber se consegue competir com aquele vendedor no Mercado Livre”, comenta Leandro Oliveira,  Sócio & Tech Lead da Lexos.

Como instalar o Seller Analytics?

Basta baixá-lo gratuitamente na Chrome Store. Com a extensão instalada em seu computador, acesse o site do Mercado Livre,  escolha um anúncio e abra o Seller Analytics para ter acesso às informações em tempo real. Veja o passo-a-passo neste vídeo.

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Descubra se um produto vende bem

Aumentar a oferta de produtos é uma alternativa para atrair mais clientes, mas existe sempre o risco do item não ter a performance de vendas desejada. Descobrir informações estratégicas como o número de vendas e a taxa de conversão ajuda na tomada de decisão. Esses e outros dados podem ser acessados em tempo real.

Faça simulações e negocie com os fornecedores

Ter poder de negociação junto aos fornecedores é importante e o Seller Analytics também pode ser usado para fazer uma busca mais eficiente para encontrar e negociar os custos dos produtos. Com a extensão, você avalia se vale a pena comprar aquele produto porque consegue ver o preço e margem de lucro, por exemplo. 

Dica de mestre: Leve em conta comprar todo o estoque do fornecedor e ter um produto exclusivo no mercado. Essa estratégia dá margem até para negociação de custos e aumento da margem de lucro, uma vez que o item se torna exclusivo.

Facilidade para precificar seus produtos

O momento da precificação dos produtos pode ser um desafio para quem vende online. Deixe de lado as planilhas de pesquisa de preço e faça simulações automáticas, com sugestão de preço e margem de lucro ideal.

Você pode estudar a precificação de seus concorrentes e seja mais assertivo com seus valores. 

Crie anúncios de qualidade

Os anúncios são a porta de entrada para os seus clientes. Ter versões de anúncio clássico e premium é uma alternativa e o Seller Analytics permite simulações para que você crie anúncios de mais qualidade. 

Estoque em dia para vender sempre

Outra vantagem é entender a sazonalidade das vendas dos concorrentes. Com o Seller Analytics, você visualiza o número de vendas feitas nos últimos meses. Essa informação pode ser estratégica tendo em vista que o seu produto passa a ter mais relevância quando o estoque do concorrente se esgota.

De olho no concorrente, mas sem deixar a sua operação de lado

É importante estudar a concorrência, mas você não deve deixar seu negócio de lado. Com o Seller Analytics você também controla sua operação de forma mais eficiente. Na aba minhas métricas, você tem acesso ao número de novos anúncios cadastrados, ao faturamento, número de pedidos atrasados e produtos mais vendidos dos últimos sete dias.