Marketing de varejo: 8 dicas indispensáveis para sua loja ter sucesso!
11 de dezembro de 2017 |
Atualizado em 5 de junho de 2024Fazer um bom marketing de varejo é uma tarefa desafiadora, não é mesmo? É preciso saber escolher as estratégias certas e colocar tudo em prática com muito cuidado e profissionalismo. Só assim para agradar e fidelizar a clientela.
Nós preparamos um post especial com dicas de marketing para que você tenha sucesso no seu empreendimento. Listamos as melhores alternativas para que o seu varejo tenha ótimos resultados. Quer saber como fazer um bom marketing de varejo? Confira o nosso post e saiba mais sobre o tema!
Índice
1. Ofereça brindes
Oferecer brindes com o logotipo da marca é uma ótima maneira de fazer a sua empresa ser conhecida. Os brindes são um agrado para o cliente e constituem uma forma de divulgar a sua marca, além de ser uma ótima estratégia de marketing de varejo. Afinal, onde o cliente for, levando o item, propagará o seu logotipo. As pessoas podem puxar assunto ao verem o objeto e pedirem o contato da loja.
Lembre-se de fazer brindes que estejam adequados ao seu público. Canetas podem ser ótimas para adultos ou jovens; agendas podem ser boas opções para executivos, bem como calendários, lápis e chaveiros também são excelentes alternativas, então, basta observar as características do seu público para escolher o mais adequado. Essa proposta pode ajudar o empreendimento a se fazer conhecido e a conquistar novos compradores.
2. Utilize cupons de desconto
Cupons de desconto são boas estratégias de marketing de varejo para atrair e fidelizar clientes. Com eles, você pode oferecer alternativas de compra nos produtos mais atraentes da loja, de forma a incentivar uma aquisição posterior.
Essa proposta funciona como um benefício a mais para a próxima compra, podendo ajudar a manter boas vendas. A estratégia tende a fidelizar o cliente, pois ele adquire um produto uma vez e já tem, no cupom, um estímulo para voltar a procurar seus serviços.
3. Invista em e-mail marketing
O e-mail marketing é uma forma de comunicação entre a empresa e os consumidores ou potenciais compradores. Essa é uma excelente forma de marketing de varejo porque mantém contato constante com o cliente e pode cativá-los com conteúdo relevante. Você pode enviar newsletters, oferecer promoções, realizar o pós-venda, comunicar-se para prestar esclarecimentos, enfim, uma ampla gama de ações.
Essa maneira de trocar informações é bastante ágil e fácil. A maioria das pessoas verifica o e-mail com regularidade. Com isso, dá para alcançar um público muito maior e em menos tempo.
4. Esteja presente nas redes sociais
Ter presença digital é fundamental para fazer o seu negócio evoluir. É indispensável que sua empresa esteja presente em pelo menos uma rede social. E as redes são um excelente canal para você fazer um bom marketing de varejo.
Nesse espaço, dá para formar a imagem do negócio e interagir com o público. Dessa forma, a empresa pode conquistar seguidores e desenvolver uma relação mais próxima com eles.
O perfil da marca pode ser desenvolvido de acordo com a impressão que ela deseja passar para os clientes. Imagens, linguagem e postagens são um ótimo veículo para promover o negócio.
5. Tenha autoridade de marca
Mostre que a sua marca é expert no ramo em que você atua e estabeleça um diferencial competitivo. Tenha vendedores capacitados e capazes de oferecer as informações necessárias para os consumidores. Isso é importante para inspirar a confiança do público.
Se a empresa não demonstra ter conhecimentos no ramo, ela perde clientes para a concorrência. Nós recomendamos que a equipe participe de capacitações, para que todos possam demonstrar autoridade no assunto.
Dessa forma, você cria uma imagem positiva para o empreendimento e oferece um atendimento muito melhor. Os vendedores vão ser capazes de somar para a experiência do cliente, fazendo com que a compra seja mais positiva.
6. Tenha uma boa vitrine
A vitrine é a primeira impressão da sua loja que o cliente terá e é muito relevante para a decisão de entrar ou não. Faça uma vitrine organizada, com a identidade da marca, envolvendo os produtos mais atraentes da loja. Isso permite incentivar a vinda de consumidores que estejam mais alinhados ao perfil do seu empreendimento.
Além disso, é importante manter a vitrine sempre atualizada, renovando os produtos que estão dispostos ali. Assim, você demonstra que a sua marca tem variedade de opções.
Acompanhe também as épocas do ano. Fazer decorações temáticas de acordo com datas comemorativas pode ser um bom plano.
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7. Comunicação alinhada
Ter uma rede de comunicação integrada e alinhada é uma medida importante para garantir que o consumidor esteja a par dos eventos que acontecem na loja. Todas as vias utilizadas para se comunicar com clientes (como Facebook, Instagram, Tik Tok,folhetos, e-mails e propagandas de rádio) devem transmitir a mesma mensagem.
Um desencontro de informações pode levar a enganos e aborrecimentos, além de prejudicar a imagem do empreendimento. Nós recomendamos que você faça mensagens padronizadas e inclua pequenas adaptações, dependendo do veículo de difusão utilizado.
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8. Foco no bom atendimento ao cliente
Um bom atendimento ao cliente envolve educação e cortesia, combinadas com boas informações e com respeito à individualidade do consumidor. Mas como assim? Continue aí que explicaremos.
Há clientes de todos os jeitos possíveis. Uns são mais reservados, alguns gostam de dialogar com os vendedores, outros são muito observadores. Sua equipe precisa ter tato para entender qual a preferência do consumidor e desenvolver uma abordagem que respeite o jeito de ser dele.
É preciso capacitar os vendedores para que eles saibam perceber como o cliente prefere ser atendido. Assim, sua empresa pode oferecer um serviço melhor e de forma personalizada.
Além disso, sugerimos também a realização de treinamentos com o time, o oferecimento de cupons de descontos e brindes, e a criação de uma autoridade da marca.
Todas essas dicas vão te ajudar a melhorar a estratégia de divulgação do seu negócio e captar mais clientes.
Dica extra: Não deixe de considerar as vendas online
Se você busca levar o seu negócio para o próximo nível, você deve levar em conta as vendas online, principalmente os marketplaces. Para se ter uma ideia, hoje 78% das vendas online acontecem dentro dessas plataformas que são verdadeiros shoppings centers virtuais.
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