Magazine Luiza Marketplace: manual completo para quem já vende ou para você começar
14 de julho de 2021 |
Atualizado em 5 de junho de 2024Segundo o relatório E-commerce no Brasil, produzido pela Conversion (abril/2021), sites de e-commerce tiveram 22,73 bilhões de acessos do Brasil nos últimos 12 meses. E o Magazine Luiza foi um deles!
Por isso, investir em negócios on-line nunca foi tão necessário!
Para te ajudar, preparamos um manual completo sobre o Magazine Luiza Marketplace.
Confira!
Índice
Marketplace Magazine Luiza: saiba porque investir na plataforma
Com o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, muitos negócios físicos precisaram fechar as suas portas. Por outro lado, o comércio digital só cresceu. O relatório da Conversion, sobre o e-commerce brasileiro, revela um aumento de 40% nos acessos de 2020 para 2021.
E o Magazine Luiza foi um deles. Somente no primeiro trimestre de 2020, o faturamento do e-commerce cresceu 203%, em comparação ao mesmo período em 2019, sendo os canais digitais responsáveis por mais de 50% das vendas da companhia.
E o marketplace vem recebendo grande destaque dentro da marca. Ainda falando do primeiro trimestre de 2020, no ápice do isolamento social, o marketplace representou 30% do e-commerce total do Magazine Luiza, tendo mais vendas que períodos como a Black Friday e até mesmo o Natal.
Além desses dados que só reforçam a vantagem em ser um vendedor dentro da plataforma, separamos outros benefícios:
- Não é preciso realizar um alto investimento;
- É possível ter acesso aos milhões de clientes já adquiridos pelas grandes companhias, garantindo grande visibilidade;
- As taxas costumam ser baixas;
- A infraestrutura é de responsabilidade do Magazine Luiza, como checkout, garantias, hospedagem de anúncios e divulgação dos produtos;
- A plataforma oferece suporte e treinamento em caso de dúvidas;
- É possível fazer a integração do marketplace Magazine Luiza com uma loja virtual já existente e alavancar as vendas;
- Eles contam com o serviço Magalu Entregas, em que o vendedor do marketplace utiliza a entrega feita pelo Magazine Luiza. Ou seja, não há preocupação com a entrega dos itens!
- Além disso, também é possível investir em anúncios com o Magalu Ads, para os vendedores que desejam colocar seus produtos em posições de destaque na plataforma;
- Por fim, mas não menos importante, o marketplace do Magazine Luiza tem certificação Ebit Diamante, a maior delas dentre as categorias. Então, é muito confiável.
Viu só quantas vantagens em utilizar a plataforma de marketplace Magazine Luiza?
Mas, você sabe exatamente como funciona essa plataforma? Vamos te explicar!
Magazine Luiza marketplace: responsabilidades
Como já dito acima, todos os aspectos técnicos relacionados à venda e ao portal são de responsabilidade do Magazine Luiza, como por exemplo checkout, garantias e intermediação do pagamento.
O lojista, por sua vez, deve fazer a conferência de informações, esclarecer dúvidas dos clientes, fazer o acompanhamento e gestão dos pedidos e realizar a entrega dentro do prazo.
Apesar do Magazine Luiza disponibilizar o serviço Magalu Entregas, o lojista deve imprimir a etiqueta de envio, emitir a nota fiscal eletrônica ou avulsa para todos os produtos vendidos e levar o item até uma agência dos Correios.
Como funciona o marketplace da Magazine Luiza
Se você deseja começar a vender no marketplace do Magazine Luiza, ou já tem um cadastro, mas ainda sim tem dúvidas, vamos te contar exatamente como funciona a plataforma.
O marketplace Magazine Luiza atua no segmento geral, ou seja, atende a diversos tipos de produtos, dos mais variados:
- Games;
- Celulares;
- Informática;
- Perfumaria e cosméticos;
- Papelaria;
- Pet shop;
- Cama, mesa e banho;
- Beleza e saúde;
- Bebês;
- Relógios;
- Bebidas, dentre muitos outros.
O mais interessante é que, se você já empreende no meio digital e tem uma loja virtual, é possível integrá-la com o marketplace e aumentar ainda mais suas vendas, dando mais visibilidade aos seus produtos.
Por outro lado, também pode ser o pontapé inicial de muitas pessoas que desejam começar nesse universo.
O mais importante a se saber é que é necessário ter um CNPJ válido para começar toda a etapa do cadastro, que explicaremos abaixo.
Como se cadastrar no marketplace do Magazine Luiza?
Como já dito acima, para começar a vender, é preciso fazer um cadastro no Magazine Luiza marketplace e, para isso, é necessário ter um CNPJ.
Para fazer isso, basta entrar no site do Magazine Luiza e clique em “Cadastrar”, no canto superior direito da tela.
Será necessário preencher algumas perguntas, como:
- Nome da loja;
- Plataforma de integração utilizada, caso tenha;
- CNPJ, que não poderá ser alterado posteriormente;
- Razão Social
- Nome fantasia
- Site, caso possua;
- CEP de postagem;
- Informações de contato e dados financeiros, para repasse do valor das vendas.
Feito o cadastro, e recebendo a aprovação, será necessário enviar a cópia de alguns documentos solicitados, como o CNPJ e a Certidão Negativa de Débitos (CND Federal).
Fique tranquilo, pois tudo isso será especificado em um e-mail enviado pela plataforma.
Com os documentos aprovados, é hora de começar a cadastrar os produtos e vender!
Como cadastrar produtos no Magazine Luiza marketplace? Confira esse passo a passo.
Saber como vender no marketplace do Magazine Luiza inclui primeiramente a realização do cadastro.
É importante saber, também, que será necessário utilizar um sistema integrador, que é o IntegraCommerce, gerenciador de contas de marketplace do Magazine Luiza.
Com o sistema Lexos, por exemplo, os cadastros serão feitos pelo próprio hub, que criará e publicará o anúncio do hub para o IntegraCommerce e, na sequência, para o marketplace do Magazine Luiza.
Cadastrando categorias
- Entre no menu principal e clique em “Fluxo de publicação” -> “Catálogo”.
- Depois, clique em “Cadastro de categorias” e em configurar.
- Dê um check em categorias e, do lado direito da tela, clique em “incluir nova categoria”.
- Por último, coloque a categoria que você usa na gestão dos seus produtos. Ex: móveis.
- Clique em salvar.
- Provavelmente você terá mais categorias, então é só repetir o mesmo processo!
Cadastradas as categorias, chegou a hora de cadastrar os produtos.
Cadastrando produtos passo a passo
Para fazer isso, você tem duas opções: cadastrar um por um ou cadastrar com a ajuda de uma planilha.
Cadastrando um por um:
- Acesse seu perfil e clique em “Catálogo”;
- Depois, clique em “Cadastro de produtos” e clique em configurar;
- Feito isso, clique em “adicionar produto” e preencha todas as informações corretamente;
- Clique em “cadastrar” para finalizar!
Cadastrando com a ajuda de uma planilha:
- Acesse seu perfil e clique em “Catálogo”;
- Depois, clique em “Cadastro de produtos” e clique em configurar;
- Feito isso, clique em “Operações” -> “Cadastrar SKU via planilha” -> “Download template”;
- Agora, é só baixar o modelo de planilha do marketplace, abrir, preencher com todas as informações do produto e salvar no computador;
- Por fim, basta colocar essa planilha preenchida de volta no portal do Magazine Luiza, clicando em “Escolha o Arquivo” -> enviar;
- Pronto, os produtos já estão cadastrados!
Cadastrando imagens
Para fazer o cadastro de imagens dos produtos, que são fundamentais para chamar atenção dos clientes, também há a opção de fazer uma por uma ou com a ajuda de uma planilha.
Vale lembrar que o tamanho máximo da foto deve ser de 2500 x 2500 pixels e o mínimo de 800 x 800 pixels.
Cadastrando uma por uma:
- Acesse seu perfil e clique em “Catálogo”;
- Depois, clique em “Cadastro de imagens” e clique em configurar;
- Clique no nome do produto que deseja inserir a imagem e, em seguida, em “Imagens” para selecionar a foto do produto;
- Feito isso, basta clicar em salvar.
Cadastrando com a ajuda de uma planilha:
- Acesse seu perfil e clique em “Catálogo”;
- Depois, clique em “Cadastro de imagens” e clique em configurar;
- Feito isso, clique em “Operações” -> “Cadastrar imagem via planilha” -> “Download template”;
- Agora, é só baixar o modelo de planilha do marketplace, abrir, preencher com o número SKU do produto e a URL da imagem;
- Por fim, basta colocar essa planilha preenchida de volta no portal do Magazine Luiza, clicando em “Escolha o Arquivo” -> enviar.
- Pronto, as imagens já estão cadastradas.
Marketplace Magazine Luiza: taxas e repasse do valor
A taxa do Magazine Luiza marketplace é cobrada sobre a venda dos produtos, mas saiba que a porcentagem pode variar conforme a categoria do produto - de 10 a 20%.
Ou seja, a comissão no marketplace Magazine Luiza também pode variar de acordo com cada categoria.
Uma vez que o produto é vendido, o repasse do valor irá depender da forma de pagamento escolhida pelo cliente. Se ele optar por parcelar a compra em 4x, por exemplo, o lojista receberá o valor da venda também em 4x. Há também a opção do vendedor pedir o adiantamento do crédito, mas será cobrado uma porcentagem de 7% em cima do valor.
Caso a compra seja feita via boleto bancário, o crédito é liberado ao vendedor assim que comprovado o envio do produto.
Vale lembrar que quem decide o número de parcelas que o cliente pode escolher, e se a partir de um certo número haverá juros é o vendedor, ao se cadastrar no marketplace.
Quanto ao repasse do valor, ele pode ser feito semanalmente ou mensalmente, de acordo com o que o vendedor preferir, na conta bancária cadastrada na plataforma e que deve estar vinculada ao CPF do vendedor.
Magazine Luiza marketplace: conheça os serviços da plataforma
Além de possuir um sistema de entrega próprio, o “Magalu Entregas”, o qual falamos acima, a plataforma também conta com o “Magalu Ads” e o “Clube da Lu”.
Magalu Ads
O Magalu Ads ajuda os vendedores que desejam colocar seus produtos em posição de destaque no site e alavancar as vendas, de acordo com uma estratégia de marketing pré-definida.
A criação de campanha é um serviço pago feito pelo IntegraCommerce, sendo que o vendedor coloca um limite a ser utilizado, que será cobrado dele por clique - ou seja, apenas quando o cliente clicar em seu produto.
É possível acompanhar os resultados em tempo real, pausar e ativar a campanha sempre que quiser.
Clube da Lu
O Clube da Lu é um serviço de vantagens que oferece benefícios e descontos especiais para uma base fechada e altamente engajada.
Os parceiros podem participar ofertando produtos com desconto (mínimo de 10%) para o público em uma quantidade pré-determinada (mínimo de 5 produtos em estoque).
O algoritmo interno da plataforma fará o trabalho de oferecer as melhores recomendações para cada consumidor, assim há mais visibilidade dos produtos.
Para participar, basta enviar um e-mail para: clubedalu@luizalabs.com dizendo que tem interesse em participar do clube. Aí, é só aguardar a equipe entrar em contato e enviar o login e a senha para acessar.
Escolhendo os produtos e feito todo o processo, será necessário criar uma campanha:
- Entre no portal e clique em “nova campanha”;
- Insira o período de duração e o investimento máximo a ser feito;
- Feito isso, clique em selecionar produto e selecione a planilha com todos os dados dos produtos;
- O próximo passo é segmentar para quem a campanha será ofertada e claro, publicar a campanha!
Magazine Luiza marketplace: conte com um Hub de integração para te ajudar
Contar com a ajuda de um hub de integração é uma etapa fundamental para otimizar toda a gestão em uma só interface.
Com ele, o vendedor fica despreocupado com erros de informações cruzadas e pode usar o tempo para planejar estratégias de vendas. No Lexos Hub você também pode administrar em um único local as vendas de diversos marketplaces e e-commerce ao mesmo tempo, fazendo a gestão dos anúncios, automatizando a expedição e também acompanhando os preços dos concorrentes, dessa forma você vai poder precificar melhor e vender mais.