Magazine Luiza Marketplace: manual completo para quem já vende ou para você começar

Lexos

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14 de julho de 2021

Atualizado em 5 de junho de 2024

Segundo o relatório E-commerce no Brasil, produzido pela Conversion (abril/2021), sites de e-commerce tiveram 22,73 bilhões de acessos do Brasil nos últimos 12 meses. E o Magazine Luiza foi um deles!

Por isso, investir em negócios on-line nunca foi tão necessário! 

Para te ajudar, preparamos um manual completo sobre o Magazine Luiza Marketplace

Confira!

Marketplace Magazine Luiza: saiba porque investir na plataforma

Com o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, muitos negócios físicos  precisaram fechar as suas portas. Por outro lado, o comércio digital só cresceu. O relatório da Conversion, sobre o e-commerce brasileiro, revela um aumento de 40% nos acessos de 2020 para 2021. 

E o Magazine Luiza foi um deles. Somente no primeiro trimestre de 2020, o faturamento do e-commerce cresceu 203%, em comparação ao mesmo período em 2019, sendo os canais digitais responsáveis por mais de 50% das vendas da companhia. 

E o marketplace vem recebendo grande destaque dentro da marca. Ainda falando do primeiro trimestre de 2020, no ápice do isolamento social, o marketplace representou 30% do e-commerce total do Magazine Luiza, tendo mais vendas que períodos como a Black Friday e até mesmo o Natal.

Além desses dados que só reforçam a vantagem em ser um vendedor dentro da plataforma, separamos outros benefícios:

  • Não é preciso realizar um alto investimento;
  • É possível ter acesso aos milhões de clientes já adquiridos pelas grandes companhias, garantindo grande visibilidade;
  • As taxas costumam ser baixas;
  • A infraestrutura é de responsabilidade do Magazine Luiza, como checkout, garantias, hospedagem de anúncios e divulgação dos produtos;
  • A plataforma oferece suporte e treinamento em caso de dúvidas;
  • É possível fazer a integração do marketplace Magazine Luiza com uma loja virtual já existente e alavancar as vendas;
  • Eles contam com o serviço Magalu Entregas, em que o vendedor do marketplace utiliza a entrega feita pelo Magazine Luiza. Ou seja, não há preocupação com a entrega dos itens!
  • Além disso, também é possível investir em anúncios com o Magalu Ads, para os vendedores que desejam colocar seus produtos em posições de destaque na plataforma;
  • Por fim, mas não menos importante, o marketplace do Magazine Luiza tem certificação Ebit Diamante, a maior delas dentre as categorias. Então, é muito confiável.

Viu só quantas vantagens em utilizar a plataforma de marketplace Magazine Luiza? 

Mas, você sabe exatamente como funciona essa plataforma? Vamos te explicar!

Magazine Luiza marketplace: responsabilidades

Como já dito acima, todos os aspectos técnicos relacionados à venda e ao portal são de responsabilidade do Magazine Luiza, como por exemplo checkout, garantias e intermediação do pagamento.

O lojista, por sua vez, deve fazer a conferência de informações, esclarecer dúvidas dos clientes, fazer o acompanhamento e gestão dos pedidos e realizar a entrega dentro do prazo.

Apesar do Magazine Luiza disponibilizar o serviço Magalu Entregas, o lojista deve imprimir a etiqueta de envio, emitir a nota fiscal eletrônica ou avulsa para todos os produtos vendidos e levar o item até uma agência dos Correios.

Como funciona o marketplace da Magazine Luiza 

Se você deseja começar a vender no marketplace do Magazine Luiza, ou já tem um cadastro, mas ainda sim tem dúvidas, vamos te contar exatamente como funciona a plataforma. 

O marketplace Magazine Luiza atua no segmento geral, ou seja, atende a diversos tipos de produtos, dos mais variados:

  • Games;
  • Celulares;
  • Informática;
  • Perfumaria e cosméticos;
  • Papelaria;
  • Pet shop; 
  • Cama, mesa e banho;
  • Beleza e saúde;
  • Bebês;
  • Relógios;
  • Bebidas, dentre muitos outros.

O mais interessante é que, se você já empreende no meio digital e tem uma loja virtual, é possível integrá-la com o marketplace e aumentar ainda mais suas vendas, dando mais visibilidade aos seus produtos.

Por outro lado, também pode ser o pontapé inicial de muitas pessoas que desejam começar nesse universo.

O mais importante a se saber é que é necessário ter um CNPJ válido para começar toda a etapa do cadastro, que explicaremos abaixo.

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Como se cadastrar no marketplace do Magazine Luiza?

Como já dito acima, para começar a vender, é preciso fazer um cadastro no Magazine Luiza marketplace e, para isso, é necessário ter um CNPJ.

Para fazer isso, basta entrar no site do Magazine Luiza e clique em “Cadastrar”, no canto superior direito da tela. 

Será necessário preencher algumas perguntas, como:

  • Nome da loja;
  • Plataforma de integração utilizada, caso tenha;
  • CNPJ, que não poderá ser alterado posteriormente;
  • Razão Social
  • Nome fantasia
  • Site, caso possua;
  • CEP de postagem;
  • Informações de contato e dados financeiros, para repasse do valor das vendas.

Feito o cadastro, e recebendo a aprovação, será necessário enviar a cópia de alguns documentos solicitados, como o CNPJ e a Certidão Negativa de Débitos (CND Federal). 

Fique tranquilo, pois tudo isso será especificado em um e-mail enviado pela plataforma. 

Com os documentos aprovados, é hora de começar a cadastrar os produtos e vender!

Como cadastrar produtos no Magazine Luiza marketplace? Confira esse passo a passo.

Saber como vender no marketplace do Magazine Luiza inclui primeiramente a realização do cadastro.

É importante saber, também, que será necessário utilizar um sistema integrador, que é o IntegraCommerce, gerenciador de contas de marketplace do Magazine Luiza.

Com o sistema Lexos, por exemplo, os cadastros serão feitos pelo próprio hub, que criará e publicará o anúncio do hub para o IntegraCommerce e, na sequência, para o marketplace do Magazine Luiza.

Cadastrando categorias

  • Entre no menu principal e clique em “Fluxo de publicação” -> “Catálogo”. 
  • Depois, clique em “Cadastro de categorias” e em configurar. 
  • Dê um check em categorias e, do lado direito da tela, clique em “incluir nova categoria”.
  • Por último, coloque a categoria que você usa na gestão dos seus produtos. Ex: móveis.
  • Clique em salvar.
  • Provavelmente você terá mais categorias, então é só repetir o mesmo processo!

Cadastradas as categorias, chegou a hora de cadastrar os produtos. 

Cadastrando produtos passo a passo

Para fazer isso, você tem duas opções: cadastrar um por um ou cadastrar com a ajuda de uma planilha. 

Cadastrando um por um:

  • Acesse seu perfil e clique em “Catálogo”;
  • Depois, clique em “Cadastro de produtos” e clique em configurar; 
  • Feito isso, clique em “adicionar produto” e preencha todas as informações corretamente;
  • Clique em “cadastrar” para finalizar!

Cadastrando com a ajuda de uma planilha:

  • Acesse seu perfil e clique em “Catálogo”; 
  • Depois, clique em “Cadastro de produtos” e clique em configurar;
  • Feito isso, clique em “Operações” -> “Cadastrar SKU via planilha” -> “Download template”;
  • Agora, é só baixar o modelo de planilha do marketplace, abrir, preencher com todas as informações do produto e salvar no computador;
  • Por fim, basta colocar essa planilha preenchida de volta no portal do Magazine Luiza, clicando em “Escolha o Arquivo” -> enviar; 
  • Pronto, os produtos já estão cadastrados!

Cadastrando imagens

Para fazer o cadastro de imagens dos produtos, que são fundamentais para chamar atenção dos clientes, também há a opção de fazer uma por uma ou com a ajuda de uma planilha. 

Vale lembrar que o tamanho máximo da foto deve ser de 2500 x 2500 pixels e o mínimo de 800 x 800 pixels.

Cadastrando uma por uma:

  • Acesse seu perfil e clique em “Catálogo”; 
  • Depois, clique em “Cadastro de imagens” e clique em configurar; 
  • Clique no nome do produto que deseja inserir a imagem e, em seguida, em “Imagens” para selecionar a foto do produto;
  • Feito isso, basta clicar em salvar.

Cadastrando com a ajuda de uma planilha:

  • Acesse seu perfil e clique em “Catálogo”;
  • Depois, clique em “Cadastro de imagens” e clique em configurar;
  • Feito isso, clique em “Operações” -> “Cadastrar imagem via planilha” -> “Download template”;
  • Agora, é só baixar o modelo de planilha do marketplace, abrir, preencher com o número SKU do produto e a URL da imagem;
  • Por fim, basta colocar essa planilha preenchida de volta no portal do Magazine Luiza, clicando em “Escolha o Arquivo” -> enviar. 
  • Pronto, as imagens já estão cadastradas.

Marketplace Magazine Luiza: taxas e repasse do valor

A taxa do Magazine Luiza marketplace é cobrada sobre a venda dos produtos, mas saiba que a porcentagem pode variar conforme a categoria do produto - de 10 a 20%.

Ou seja, a comissão no marketplace Magazine Luiza também pode variar de acordo com cada categoria. 

Uma vez que o produto é vendido, o repasse do valor irá depender da forma de pagamento escolhida pelo cliente. Se ele optar por parcelar a compra em 4x, por exemplo, o lojista receberá o valor da venda também em 4x. Há também a opção do vendedor pedir o adiantamento do crédito, mas será cobrado uma porcentagem de 7% em cima do valor. 

Caso a compra seja feita via boleto bancário, o crédito é liberado ao vendedor assim que comprovado o envio do produto.

Vale lembrar que quem decide o número de parcelas que o cliente pode escolher, e se a partir de um certo número haverá juros é o vendedor, ao se cadastrar no marketplace. 

Quanto ao repasse do valor, ele pode ser feito semanalmente ou mensalmente, de acordo com o que o vendedor preferir, na conta bancária cadastrada na plataforma e que deve estar vinculada ao CPF do vendedor.

Magazine Luiza marketplace: conheça os serviços da plataforma

Além de possuir um sistema de entrega próprio, o “Magalu Entregas”, o qual falamos acima, a plataforma também conta com o “Magalu Ads” e o “Clube da Lu”.

Magalu Ads

O Magalu Ads ajuda os vendedores que desejam colocar seus produtos em posição de destaque no site e alavancar as vendas, de acordo com uma estratégia de marketing pré-definida.

A criação de campanha é um serviço pago feito pelo IntegraCommerce, sendo que o vendedor coloca um limite a ser utilizado, que será cobrado dele por clique - ou seja, apenas quando o cliente clicar em seu produto.

É possível acompanhar os resultados em tempo real, pausar e ativar a campanha sempre que quiser.

Clube da Lu

O Clube da Lu é um serviço de vantagens que oferece benefícios e descontos especiais para uma base fechada e altamente engajada.

Os parceiros podem participar ofertando produtos com desconto (mínimo de 10%) para o público em uma quantidade pré-determinada (mínimo de 5 produtos em estoque). 

O algoritmo interno da plataforma fará o trabalho de oferecer as melhores recomendações para cada consumidor, assim há mais visibilidade dos produtos. 

Para participar, basta enviar um e-mail para: clubedalu@luizalabs.com dizendo que tem interesse em participar do clube. Aí, é só aguardar a equipe entrar em contato e enviar o login e a senha para acessar.

Escolhendo os produtos e feito todo o processo, será necessário criar uma campanha:

  • Entre no portal e clique em “nova campanha”;
  • Insira o período de duração e o investimento máximo a ser feito;
  • Feito isso, clique em selecionar produto e selecione a planilha com todos os dados dos produtos;
  • O próximo passo é segmentar para quem a campanha será ofertada e claro, publicar a campanha!

Magazine Luiza marketplace: conte com um Hub de integração para te ajudar

Contar com a ajuda de um hub de integração é uma etapa fundamental para otimizar toda a gestão em uma só interface. 

Com ele, o vendedor fica despreocupado com erros de informações cruzadas e pode usar o tempo para planejar estratégias de vendas. No Lexos Hub você também pode administrar em um único local as vendas de diversos marketplaces e e-commerce ao mesmo tempo, fazendo a gestão dos anúncios, automatizando a expedição e também acompanhando os preços dos concorrentes, dessa forma você vai poder precificar melhor e vender mais.