O que é fulfillment rate e por que é importante para sua loja?

Lexos

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13 de junho de 2024

Ao decidir trabalhar com e-commerce e marketplaces, é importante entender todas as métricas (KPIs) que podem impactar no sucesso da sua empresa, como é o caso do fulfillment rate

Esse indicativo está relacionado à eficiência dos processos da loja que, por consequência, impactam no nível de satisfação dos consumidores.

Por isso, é importante acompanhar as métricas de perto para entender quais são os gargalos, como estão impactando a empresa e como podem ser melhoradas.

Então, para entender melhor todas as métricas do fulfillment rate, acompanhe este texto até o fim!

Conheça os principais indicadores de fulfillment rates

Fulfillment rate significa avaliação do processo logístico, de acordo com alguns critérios. Portanto, ele pode avaliar todas as etapas em conjunto ou individualmente.

Os indicadores estabelecem um padrão de atendimento que é necessário para oferecer uma boa experiência ao cliente e, desta forma, fidelizá-lo.

Então, quando as métricas de avaliação de uma empresa estão abaixo do nível, ela pode esperar a perda de vendas e até mesmo de market share, isto é, sua participação no mercado.

Mas, por outro lado, é possível identificar onde estão os erros e tomar as ações necessárias para garantir uma boa experiência de compra.

Enfim, há diversas formas de medir o fill rate, como também é chamado. Continue lendo para conhecer quais são eles.

Principais indicadores de fulfillment rate
Order Fill Rate: indica uma taxa média do processamentos dos pedidos;
On-Time Delivery: o indicador mostra o percentual das entregas realizadas no prazo;
Order Cycle Time: mostra uma média de tempo da conclusão das entregas;
On Time In Full: mede a quantidade de erros realizados sem erros.

Order Fulfillment Rate (OFR)

Também conhecido como order fill rate (índice de atendimento do pedido), este indicador mostra uma relação da quantidade de pedidos atendidos.

Aqui, é importante avaliar se os processos e as compras estão sendo entregues dentro do prazo e de forma integral, ou seja, sem pendências para serem resolvidas posteriormente.

Portanto, é necessário avaliar todas as etapas que antecederam a entrega do pedido ao comprador, desde o processamento do pedido.

Então, por meio do OFR, é possível saber se a empresa está atendendo as expectativas dos clientes e se está dentro do nível esperado de serviço.

O ideal é que o gestor do fulfillment avalie as métricas com periodicidade. Aliás, é interessante que exista uma avaliação diária, semanal, mensal, trimestral e anual.

Dessa forma, é possível avaliar o desenvolvimento do indicador e saber se melhorias estão sendo realizadas ou se está surgindo algum obstáculo no processo logístico.

E para calcular este indicador, você deve dividir o número de pedidos recebidos pelo número de pedidos atendidos, para descobrir qual é a porcentagem total dos pedidos entregues.

On-Time Delivery (OTD)

Outra métrica do fulfillment rate que você deve entender é o percentual de entregas realizadas no prazo, ou índice de pontualidade de entregas.

Como o nome já indica, a métrica serve para descobrir se os pedidos estão sendo entregues dentro do prazo estipulado para o cliente após a finalização da sua compra.

No entanto, este indicador considera todas as etapas anteriores do transporte dos pedidos, para descobrir o percentual e a efetividade das entregas.

Por exemplo, uma taxa baixa pode ter origem na má gestão do estoque, que dificultou que os itens fossem achados, atrasando todas as etapas posteriores.

Mas também pode ser causada pela demora na transportadora em coletar os pedidos ou ainda porque a rota de entrega foi mal calculada. Ambos os casos impactam no recebimento dos pedidos pelos clientes.

Enfim, o intuito do on-time delivery é saber o tempo que as entregas estão sendo realizadas e se existe algum gargalo que esteja dificultando as entregas.

Além de medir a satisfação com a entrega, o indicador também revela o nível de confiabilidade que os compradores têm na loja, que reflete o compromisso da empresa com seus clientes.

Para calcular o OTD, você deve considerar o número total de entregas feitas dentro do prazo e o número total de entregas feitas em determinado período.

Order Cycle Time (OCT)

O tempo do ciclo do pedido, como pode ser traduzido para português, é um indicador logístico para descobrir o tempo médio das entregas das mercadorias aos consumidores.

Para isso, é necessário avaliar o que ocorre desde o momento em que o comprador confirma sua compra no site até a entrega do produto, ou seja, o processamento do pedido, a listagem, a separação, a emissão de etiquetas e NF-e, a embalagem, o despacho e o transporte.

Quanto mais eficientes são estes processos, mais rápidas são as entregas. Tenha em mente que o cumprimento do prazo é um motivador para os consumidores comprarem novamente em sua loja.

O tempo que os compradores estão dispostos a esperar para receber suas compras pode variar de acordo com o produto, perfil do cliente, necessidade da compra, entre outros fatores.

Enfim, para calcular o OCT, você precisa considerar o total de pedidos enviados, a data da entrega e a data que a compra foi efetivada. Quanto menor é o indicador, mais eficiente são os processos.

On Time In Full (OTIF)

O indicador on time in full também avalia se os pedidos estão sendo entregues dentro do prazo. No entanto, oferece uma visão mais profunda sobre a eficiência dos processos e a satisfação do cliente.

Isso porque além de considerar o tempo que levou para a entrega ser concluída, também avalia se ela foi realizada dentro do padrão de excelência da empresa e as expectativas do comprador.

Portanto, o on time in full analisa se o produto certo foi entregue, se a entrega ocorreu no prazo estipulado, se ocorreu no endereço certo e se os itens chegaram ao cliente em bom estado. 

Então, um pedido que foi entregue com avarias ou com itens errados, que precisarão ser trocados, causa um impacto negativo na métrica.

O indicador é importante para acompanhar se todas as especificações das compras estão sendo atendidas e se a entrega está sendo eficiente.

E para encontrar o OTIF, você deve calcular o número total de entregas realizadas dentro do prazo dividido pelo número total de entregas realizadas sem erros.

Como melhorar as métricas de fulfillment rate?

Para trabalhar com vendas online, você precisa de uma ferramenta que otimize as etapas do fulfillment, como o Lexos Hub!

O Lexos Hub é um hub de integração que conecta lojas físicas e virtuais em um só lugar, para que você consiga controlar sua operação com mais precisão.

O integrador possui diversas funcionalidades que auxiliam na eficiência da expedição e entrega dos pedidos. 

Ele oferece uma bipagem inteligente de produtos, para que o gestor confira os pedidos rapidamente, como emissão automática de etiquetas de envio e postagem, assim como da NF-e. 

Sua lista de separação inteligente conta com um algoritmo que organiza os pedidos de acordo com a prioridade de datas de envio.  O Lexos Hub também mostra todas as compras que estão com pendências e o melhor procedimento a seguir.

Além disso, há muitos outros recursos que auxiliam o gestor a manter uma operação de vendas mais eficiente, como gestão de anúncios, controle de estoque, análise de dados e muito mais!

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