Festa brasileira é sucesso de vendas internacionalmente: conheça a trajetória da Lembrança Chique
11 de fevereiro de 2022 |
Atualizado em 5 de junho de 2024O aniversário de dois anos da filha da Rafaela Gonçalves foi um marco para a família. Além de marcar a nova idade, a festa foi o start para Rafaela começar a empreender com a Lembrança Chique. “Eu fiz todas as lembrancinhas e os convidados falaram: Nossa, que lembrança chique! Na mesma hora pensei, vou montar uma loja para vender as lembrancinhas”, relembra Rafaela.
O negócio começou pequeno e em casa. “Eu vendia pela internet, em uma página no Facebook. Montava as lembranças em casa mesmo. Mas com o tempo, as pessoas foram pedindo outros produtos e vi que o negócio poderia crescer”.
Hoje, a Lembrança Chique vende produtos para decoração de festas e home decor, e conta com loja online, loja física e galpão de distribuição. As vendas são feitas para todo o país e também para fora do Brasil.
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Crescimento das vendas e a necessidade de se profissionalizar
Dentro de seu apartamento, Rafaela via as vendas crescerem e a busca por outros produtos aumentarem. Com isso, surgiu a necessidade de uma ferramenta que ajudasse na gestão do negócio. “A gente anotava os pedidos em papel e fazia controle de estoque à mão. Não tinha como continuar dessa forma”, comenta Rafaela.
A escolha da primeira plataforma não atendeu as expectativas da empreendedora. “Por falta de conhecimento, acabamos escolhendo uma plataforma que não nos ajudava. Perdemos muito tempo e dinheiro também. Para se ter uma ideia, a gente levava até quatro horas para emitir uma nota fiscal. Como a gente usava a loja virtual da Jet pedimos uma indicação de sistema e eles falaram da Lexos”, relembra.
A virada do negócio
A experiência ruim que teve anteriormente fez com que Rafaela tivesse receio de implantar de vez a operação com a Lexos, que oferece soluções para lojas físicas e online. A chegada da pandemia, no início de 2020, e a necessidade de parar a loja por alguns dias, foi o momento ideal para que a empreendedora fizesse a mudança de sistema e passar a usar o Lexos ERP e Lexos Hub.
“Nessa época eu era responsável por dar entrada no estoque. Como estava grávida, e a pandemia bem no começo, eu ficava em casa e conseguia fazer meu trabalho de lá tranquilamente com o Lexos ERP. Com o outro sistema, além de eu precisar me deslocar até a loja, o controle de estoque só podia ser feito de um único computador”, comenta Rafaela.
Agilidade nos processos
Outra etapa que ganhou velocidade foi a expedição dos produtos. “Hoje usamos impressora térmica e as etiquetas são impressas ao mesmo tempo. Antes do Lexos Hub, a gente imprimia as etiquetas em folhas sulfite, recortava, passava a fita e colava na caixa. Imagina as chances desse processo dar errado? Já aconteceu de um pedido do Nordeste ir para o Sul”, relembra a empreendedora.
Para a equipe da Lembrança Chique, a chegada da Lexos melhorou muito o processo de vendas. “Como a gente vende online, o cliente da internet quer tudo na hora. E com o Lexos ERP a gente visualiza tudo o que tem no estoque e consegue responder bem rápido. Outro diferencial da Lexos é com relação ao suporte. Sempre que temos alguma dificuldade, o atendimento é muito rápido e eficiente”, comenta Alessandra Gonçalves, gerente da Lembrança Chique.
Além da loja online, a Lembrança Chique também vende no Mercado Livre e na Shopee. “Vender em marketplaces também ficou mais fácil com a Lexos. Antes a gente precisava olhar cada canal para ver onde tinha vendido. Com a Lexos a gente vê tudo em uma mesma tela, o que facilita demais”, comenta Rafaela.
Expansão do mercado
Com a retomada das festas e eventos, a Lembrança Chique tem alcançado novos mercados, inclusive internacionais. “A gente tem vendido muito para os Estados Unidos. Eles veem as festas do Brasil e querem igual. Nós contratamos inclusive uma funcionária que fala inglês para que o atendimento seja bem eficiente”, comemora Rafaela.