Fabricantes que vendem diretamente ao consumidor: exemplos de sucesso
10 de junho de 2024 |
Atualizado em 5 de junho de 2024Os fabricantes que vendem diretamente ao consumidor possuem mais oportunidades de crescimento do que aqueles que estão limitados pelos moldes tradicionais da cadeia produtiva.
Afinal, é possível expandir a operação e atingir novos públicos ao utilizar canais de vendas online, já que não possuem barreiras geográficas e são mais atrativos para os consumidores.
A venda direta para os shoppers por meio de lojas virtuais é mais vantajosa, porque permite que eles encontrem os produtos sem sair de casa e a qualquer hora do dia.
Da mesma forma, podem comparar preços e verificar avaliações de fabricantes que vendem diretamente ao consumidor.
Enfim, apesar desse modelo de negócio ser mais popular hoje do que há alguns anos, ele existe há décadas e muitas empresas obtiveram sucesso por meio dele.
Neste artigo, trouxemos alguns exemplos de grandes marcas que adotaram a venda D2C e aumentaram ainda mais seu destaque no mercado, conquistando a preferência dos consumidores. Confira!
Índice
Exemplos de fabricantes que vendem diretamente ao consumidor
Nos e-commerces, de acordo com a pesquisa E-commerce Trends 2024, realizada pela Octadesk e Opinion Box, os consumidores compraram mais itens relacionados à moda:
Nos marketplaces, também podemos perceber a mesma tendência, de acordo com o Estudo Marketplaces, realizado pela Associação Brasileira de Varejo e Consumo em parceria com a Toluna.
Agora que você já entendeu um pouco sobre o comportamento dos shoppers, vamos te apresentar 6 fabricantes que vendem diretamente ao consumidor que mais obtiveram sucesso após adotarem o modelo D2C.
1- Samsung
A venda de celulares e smartphones da Samsung, assim como de muitas outras marcas, era intermediada por lojas de varejo e até marketplaces, como Magazine Luiza, Casas Bahia, Ponto Frio, entre outras.
Mas, em 2012, após a gigante sul-coreana perceber a importância de vender diretamente para os consumidores no Brasil, abriu 9 lojas, começando pelas capitais do país.
Depois, expandiu suas operações para outras capitais e cidades urbanas, para expor toda a sua variedade de produtos e modelos. Até 2022, existiam mais de 325 lojas e quiosques distribuídos em 150 cidades brasileiras, de acordo com a própria Samsung.
2- 3M
A 3M Company é uma empresa americana multinacional que atua em diversos setores, como transporte, saúde, escritório, segurança, entre outros. Atualmente, possui operações em mais de 70 países e comercializa seus produtos para mais de 200 países.
O foco das suas mercadorias é atender tanto às necessidades de empresas quanto às dos consumidores finais, no entanto, a venda para este público era intermediada por supermercados, papelarias, entre outros tipos de comércio.
Contudo, hoje, a marca conta com um e-commerce próprio, no qual oferta todo o seu portfólio de produtos para o consumidor, assim como para as indústrias.
Além disso, está presente em marketplaces, como o Mercado Livre, o que aumentou seu público de consumidores ainda mais pela América Latina.
3- Heinz
A Heinz é uma marca famosa por oferecer uma variedade de molhos e é considerada a 5ª maior empresa de alimentos do mundo.
Assim como muitas outras empresas do ramo alimentício, a compra de seus produtos só era possível por meio de supermercados, quitandas, entre outros estabelecimentos.
No entanto, durante a pandemia, a Heinz abriu seu e-commerce para chegar até o público final e, hoje, também pode ser encontrada em marketplaces, como Shopee, Magazine Luiza e Amazon.
Além disso, a empresa ainda oferece uma modalidade de assinatura de molhos para seus clientes pela Amazon, para que recebam seus produtos favoritos de forma recorrente.
4- Nike
Assim como muitos outros itens de moda, os calçados da Nike eram comercializados em lojas especializadas em tênis e outros artigos.
No entanto, desde a década de 1990, a marca decidiu expandir suas operações para vender diretamente ao consumidor, que iniciou com a abertura da primeira loja em Portland, uma cidade do Oregon, nos Estados Unidos.
Contudo, a primeira loja no Brasil só chegou em 2006, na cidade de São Paulo. No total, a Nike está presente em mais de 170 países.
Atualmente, a marca conta com mais de 350 lojas próprias do Nike Factory Outlets e 420 lojas pertencentes a marca. Além disso, também possui um e-commerce próprio, no qual costuma lançar modelos limitados de tênis para os shoppers.
Também é possível encontrar seus produtos em marketplaces, como Netshoes e Zattini.
5- Bauducco
Em 1962, a marca abriu sua primeira fábrica na cidade de Guarulhos, para vender seus panetones. Hoje, ela possui um portfólio vasto de produtos, que são comercializados em mais de 50 países.
Mas, inicialmente, assim como outros tipos de alimentos, os produtos da Bauducco, como torradas, pães, panetones, biscoitos, entre outros, eram comercializados em supermercados e outros estabelecimentos afins.
Foi somente em 2013 que a empresa inaugurou sua primeira loja na capital paulista, para vender exclusivamente seus panetones.
Contudo, hoje é possível encontrar lojas da Casa Bauducco, que funcionam como cafeterias que oferecem exclusivamente os produtos da marca. Essa foi uma forma de estimular os consumidores a consumir panetones e outros alimentos além das épocas festivas.
6- Havaianas
O último exemplo de fabricantes que vendem diretamente ao consumidor é a marca Havaianas, de origem chinesa, cuja fabricação iniciou em 1962.
Entretanto, a abertura das suas lojas, para atender o consumidor final, só ocorreu em 2009, depois de algum tempo que seus chinelos caíram no gosto popular. E não somente no Brasil, como também em outros países.
Atualmente, conta com mais de 1000 lojas espalhadas pelo mundo, em mais de 130 países. Apenas no Brasil, existem 548 estabelecimentos, incluindo lojas próprias, franquias e distribuidoras.
Além disso, possui perfil oficial em diversos marketplaces, como Shopee, Mercado Livre e Amazon. Também é revendida por lojas terceirizadas nestes marketplaces e em outros, como Netshoes, Americanas, Oscar, entre outros.
Como fabricantes que vendem diretamente ao consumidor podem expandir suas operações?
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