Expedição automatizada e anúncios eficientes: conheça a fórmula de escalada do Mestre das Vans

Lexos

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28 de setembro de 2021

Atualizado em 5 de junho de 2024

Quando a loja foi criada, há dez anos, o foco do Mestre das Vans era exclusivamente a loja física e a venda de peças para vans e utilitários. A escolha do nicho fidelizou clientes próximos e o empreendimento seguia bem. “Nossa presença digital era um site com e-commerce, mas que ninguém dava a devida atenção. Era mais para falar que a gente tinha um site do que para vender mesmo”, conta Silas Alves, responsável pelo marketing do Mestre das Vans.

Essa percepção mudou há três anos, quando criaram um site novo e passaram a vender em marketplace. “Escolhemos começar pelo Mercado Livre, mas não foi um trabalho fácil. Demoramos para engrenar, foi um trabalho de formiguinha. A gente utilizava a integração com a Tray e percebemos que precisávamos evoluir em alguns pontos, como a expedição, que era feita de forma manual”, relembra Silas. 

Integração certa para escalar as vendas

O Lexos Hub apareceu como alternativa na busca por uma nova plataforma. “A gente precisava de um sistema que suportasse nossa operação que começava a crescer. O fato do Lexos Hub ter a integração com a Tray foi um ponto importante na nossa escolha”, comenta.

Em outubro de 2018, o Mestre das Vans passou a usar a integração Lexos Hub + Tray. “Nós tivemos uma melhoria absurda e os números falam melhor do que eu. Hoje nós estamos nos principais marketplaces do país: B2W, Via, Magazine Luiza, além do Mercado Livre”, afirma Silas. O Mestre das Vans vem batendo recorde de vendas e, em três meses, teve aumento de cerca de 65% de demanda e de pedidos.

Agilidade nos processos: expedição automatizada

A operação da loja também ficou muito mais ágil com a expedição automatizada e, segundo Silas, foi o “pulo do gato” para alavancar as vendas. “Fiquei impressionado com a velocidade e a facilidade da expedição. Antes do Lexos Hub, quando saia o pedido, a gente tirava venda no ERP, separava o produto, tirava nota manual, tirava nota para o cliente, dobrava nota, colocava no envelope e depois na caixa. Tinha um funcionário só para  cuidar disso”, comenta.

Com a pandemia vieram algumas dificuldades. Por conta do lockdown, a loja física foi fechada e, com receio de não conseguir entregar os pedidos via online, a equipe decidiu pausar os anúncios online também. “Optamos por isso com medo do que aconteceria se a transportadora ou os Correios não entregassem os produtos”. A pausa durou uma semana e os anúncios foram reativados. 

Estratégia de anúncios para sobreviver à pandemia

“Tivemos uma queda nas vendas no mês de maio de 2020, que foi o pico da pandemia. Mas desde junho do ano passado até junho deste ano, estamos acumulando recordes, mês a mês”, afirma Silas. O sucesso se deu por meio da estratégia de anúncios e pelo uso de tecnologia.

“Com o Lexos Hub criamos vários anúncios vinculados ao SKU. Se vende, ele dá baixa automática no estoque. Para nosso segmento isso ajuda demais. Se você anuncia uma pastilha de freio e ela serve para vários carros, não dá para fazer só um anúncio porque limita o produto. Criamos várias opções para chegar ao máximo de clientes possível”, ensina Silas.

Dica do seller

Minha dica é para quem está começando: por mais que seja difícil escalar, persista, porque vale a pena.  A pandemia abriu muitas oportunidades para o mercado online, e se você se dedicar, pode ter sucesso.