Entenda o que é uma empresa multicanal
22 de janeiro de 2018 |
Atualizado em 5 de junho de 2024Com a facilidade de acesso à internet hoje em dia, se tornar uma empresa multicanal passou a ser uma necessidade para quem visa o lucro em longo prazo.
Com a atual situação econômica, acesso à internet e avanços da tecnologia, os perfis dos compradores foram se alterando com o passar do tempo. Isso fez com que a relação entre cliente e empresa se adaptasse conforme as mudanças ocorriam.
Hoje falaremos os motivos pelos quais uma empresa deve se tornar multicanal, como eles podem ser definidos, quais são os mais eficientes e como a empresa pode gerir todos os canais de uma maneira eficaz. Confira!
Índice
Por que se tornar uma empresa multicanal?
É extremamente comum que hoje em dia os clientes não comprem um produto na primeira loja que encontram na internet.
Depois de fazerem muitas pesquisas, optam por aquela loja ou empresa que oferece mais comodidade. Mas nem por isso os clientes migram das lojas online para as físicas, pelo contrário. A rapidez de entrega e a facilidade em comprar no conforto de casa são as principais razões para que eles continuem utilizando a internet.
Por esse motivo, a empresa que visa lucrar em longo prazo e não em curto opta por se tornar empresa multicanal. ela passa a oferecer aos clientes diversos meios de comunicação. O objetivo é aumentar o número de vendas e conquistar um público cada vez maior.
Essa estratégia deve ser utilizada a fim de atrair um público mais abrangente. O principal é objetivo é não manter somente aqueles que já conhece os meios de acesso à empresa.
Existem diferentes maneiras de se tornar uma empresa multicanal. Os exemplos mais simples são vender produtos em lojas multimarcas ou mesmo expandir os negócios para o E-commerce.
O que a empresa multicanal deve ter em mente é que cada canal possui sua própria linguagem de comunicação com o cliente. Não adianta se comunicar com clientes via SAC e via mídias sociais da mesma maneira.
Como a empresa pode definir os melhores canais?
Isso obriga as empresas a investirem também em marketing de conteúdo, já que é extremamente importante entender as tendências dos clientes a fim de criar os canais de vendas mais eficientes possíveis.
É preciso, antes de investir em algum canal, estudar as tendências da empresa e do público alvo, bem como a demanda. Com base nos resultados, é preciso traçar os dados e avaliar quais serão as expectativas de vendas.
A empresa que decidir se tornar multicanal precisa levar fatores importantes em consideração também, tais como:
- Qual é a capacidade de estoque de produtos?
- De quais meios a empresa dispõe para fazer entregas?
- Qual a demanda na região para aquele serviço, no caso de abrir uma loja física?
- Quais meios de comunicação a empresa possui? Quais outros meios podem ser criados?
Depois de uma análise minuciosa de tais questões, além de outras não menos importantes, a empresa pode começar a desenvolver melhor seus trabalhos de vendas.
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Existem meios que atraem mais do que outros?
A resposta é sim. Existem meios de comunicação que são muito mais atraentes e eficientes, tanto para a empresa quanto para os clientes.
Os meios de comunicação tradicionais, como SAC, telefones e e-mails ainda são eficientes, mas se a empresa puder unir esses meios aos digitais, abordará uma parcela da população muito maior.
O Brasil possui atualmente mais de 100 milhões de usuários no Facebook. Só está atrás dos Estados Unidos em relação ao número de usuários do Twitter. Portanto, é de se considerar usar redes e mídias sociais como meios de comunicação.
Dos 100 milhões de usuários do Facebook, 83% utilizam a mídia social como meio para entrar em contato com empresas. Por isso é muito importante que uma empresa invista na divulgação de um serviço. Também é importante investir nos meios de resposta ao cliente. Isso porque a maioria espera que as respostas sejam mais rápidas!
O E-commerce também é uma tendência para todo tipo de negócio. Oferece comodidade e rapidez para o cliente. Além disso, reduz bastante os gastos com espaço físico que não é necessário.
Outro meio de comunicação para uma empresa multicanal é o smartphone. O número de usuários só tende a crescer a cada ano, o que faz com que seja necessário criar sites ou blogs responsivos para atrair também a parcela da população que só utiliza esse meio de comunicação.
Como manter uma boa gestão?
Com uma vasta possibilidade de canais de comunicação que podem ser utilizados, a empresa multicanal deve criar meios para gerir e organizar as informações.
É importante que todos os meios estejam integrados em um único sistema. Se isso não acontecer, ficará muito fácil dispersar a atenção de alguns meios. Desse modo a empresa começa a criar falhas de comunicação internas e externas. Isso é crucial para o desenvolvimento de uma empresa.
Uma opção para integrar os meios de comunicação é utilizar softwares de gestão empresarial. Clique aqui para acessar a Lexos e descubra os benefícios em realizar a automação de sua empresa.
A integração dos meios de comunicação fará ainda com que a empresa possa personalizar cada tipo de atendimento. Isso diminui drasticamente as chances de criar tais falhas de comunicação. Além disso, a empresa garante um bom atendimento para todos os clientes.
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Em alguns casos o que leva uma empresa à falência não é a eficiência do concorrente, mas sim a ineficiência dela própria.
Tenha em mente que os clientes buscam manter um relacionamento mais estreito com a sua empresa / marca, e não com os meios de comunicação em si.
Portanto, invista na hora de divulgar um produto ou um serviço para que o preço cobrado por cada um esteja condizente com o valor que o cliente percebe na sua empresa. Afinal, preço e valor são duas coisas bastante distintas.
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Fonte:
https://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/colunistas/filomena-garcia/2013/05/28/sua-empresa-e-multicanal.htm