Dropshipping: saiba o que é e como começar

Lexos

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8 de fevereiro de 2022

Atualizado em 5 de junho de 2024

O mercado online vem crescendo cada vez mais e novos métodos de venda surgem de tempos em tempos, um exemplo é o dropshipping, que tem se popularizado. De acordo com a AmeriCommerce, cerca de 25% das lojas virtuais trabalham com esse modelo de entrega. 

Mas você sabe o que significa esse termo ou o que é dropshipping? Acompanhe o texto para entender melhor e saber como começar a utilizá-lo.

Dropshipping: o que é?

Dropshipping é o nome dado a um método de vendas em que o vendedor não possui nenhum produto em estoque. Ele é responsável por fazer o marketing e as vendas, mas não precisa se preocupar com logística de envio. Isso porque utiliza o dinheiro do cliente para fazer o pedido do produto direto com o fornecedor. O endereço informado é o do cliente e o fornecedor é quem irá fazer o envio do produto. 

Esse modelo de venda permite que uma loja ofereça uma grande variedade de produtos e com alta quantidade. O vendedor pode fechar negócios em larga escala, sem se preocupar com gastos de inventário e entrega.

O empreendedor pode encontrar no dropshipping a chance de aumentar seus ganhos, sem precisar ter uma estrutura maior. Já o fabricante alavanca suas vendas por meio da divulgação de terceiros. É uma via de mão dupla e os acordos no contrato podem ser feitos conforme o melhor para ambas as partes.

Pode ser feito como dropshipping nacional, com o fornecedor sendo do mesmo país do endereço de entrega, ou internacional. Essa técnica é bastante utilizada com produtos da China e EUA, que são enviados para o mundo todo, inclusive o Brasil. 

Dropshipping: Mercado Livre  

Se você está se perguntando sobre como fazer dropshipping no Mercado Livre, saiba que é possível, mas com alguns cuidados. 

O Mercado Livre preza muito pela reputação dos seus vendedores e lojas que têm problemas com clientes perdem pontos e visibilidade. Por isso, a escolha do fornecedor é fundamental para conseguir ter boas vendas nessa plataforma, já que o envio será todo por responsabilidade dele. 

Depois de ter definido os seus fornecedores e produtos que irá comercializar, é o momento de fazer o cadastro no marketplace. Esse cadastro é feito normalmente, mas possui algumas especificações necessárias. 

Veja orientações no vídeo abaixo:

O Mercado Livre possui algumas regras e características que podem dificultar um pouco a prática de venda no método dropshipping. Por exemplo, esse marketplace possui bastante foco na velocidade de entrega e o dropshipping pode não ter uma entrega tão rápida assim, devido à quantidade de produtos vendidos e logística. 

Sendo assim, a primeira especificação no cadastro dos produtos é a necessidade de apontar muito bem na descrição que o produto pode demorar um pouco mais para chegar. Verifique com seu fornecedor qual o prazo de postagem dele e deixe explícito no seu anúncio, assim você acaba evitando cancelamentos e perda de reputação. 

Além do prazo de entrega, também é necessário que haja uma boa descrição do produto, informações sobre política de cancelamento, taxa de envio e canais para suporte. 

Após a venda, também há pequenos detalhes que você deve cumprir para garantir um bom relacionamento com os consumidores. 

Mesmo não sendo o responsável pelo envio da mercadoria, é importante que o vendedor repasse o código de rastreio para o cliente. Como os compradores do Mercado Livre não têm contato com o seu fornecedor, é sua responsabilidade mantê-los informados sobre a entrega. Acompanhar todas as etapas também é fundamental para manter sua pontuação no marketplace. 

Por último, assim como em qualquer outra venda, forneça bom suporte para o seu cliente. Seja para tirar dúvidas ou ouvir reclamações e elogios. 

As avaliações deixadas pelos consumidores na área de comentários são muito utilizadas por outros usuários para definir se irão comprar ou não, portanto, resolver os problemas de maneira solícita só trará benefícios, e pode ser decisivo para garantir mais vendas. 

AliExpress: dropshipping

O AliExpress é outro marketplace que você pode utilizar para esse modelo de vendas. Inclusive, os vendedores cadastrados por lá já estão cientes que a grande maioria dos seus clientes são empreendedores que realizam dropshipping

Para começar, você precisa selecionar os produtos que deseja vender. Opte por produtos com mais de 300 vendas e 4 estrelas, porque esses são sinais que o produto tem uma boa qualidade e demanda. Durante a sua busca, procure por produtos (ou fornecedores) que trabalhem com o ePacket, pois é mais econômico. 

Após selecionar o produto desejado, defina o preço pelo qual deseja anunciá-lo e publique no seu site. Alguns vendedores do AliExpress já usam imagem e descrição de produto que você pode utilizar na sua loja, mas é importante que você revise tudo e deixe com a sua cara, podendo acrescentar mais informações se quiser. 

Assim que receber uma encomenda de cliente, pague pelo produto diretamente no marketplace e peça para o fornecedor enviar para o endereço correto. 

Para se destacar, você precisa oferecer uma experiência única para o cliente. Como outras pessoas estão anunciando o mesmo produto, é necessário que chame a atenção e cative o consumidor. Isso pode ser feito com uma boa descrição do produto, ou oferecendo um suporte pré e pós-venda, sanando todas as dúvidas e preocupações do cliente. 

Shopee: dropshipping

A Shopee não é uma plataforma criada para o dropshipping, o processo deve ser feito de forma parecida com o Mercado Livre. A cada venda realizada, o vendedor precisa comprar direto com o fornecedor e repassar os dados para envio.  

Não há nada nos termos de serviço da plataforma que deixe explícito se é permitida ou proibida a prática de dropshipping pela plataforma, no entanto, existem vendedores que tiveram suas contas bloqueadas ao venderem dessa forma por lá. Provavelmente, a plataforma pode identificar que cada envio é feito para um endereço e considerar isso uma atividade suspeita. 

Portanto, a Shopee não é o marketplace mais indicado para realizar esse modelo de venda. 

Amazon: dropshipping

Assim como o Mercado Livre e a Shopee, a Amazon também não fornece suporte para dropshipping, porém, a prática dele no marketplace não é proibida. 

Para vender dessa forma na Amazon, a cada venda realizada é preciso fazer a compra do produto na loja do fornecedor e repassar o endereço correto para o envio. 

Como fazer dropshipping?

Se ficou interessado e quer saber como trabalhar com dropshipping ou como começar no dropshipping, separamos 7 dicas para você entender como começar nesse método. 

Defina o seu nicho

Antes de mais nada, o primeiro passo é escolher qual o seu nicho de atuação, ou seja, o que você gosta de vender. Não adianta escolher um produto apenas pelo lucro que pode trazer, afinal, não irá servir de nada um lucro alto se não conseguir vendê-lo.  

Faça uma pesquisa de fornecedores

Os fornecedores do dropshipping são uma parte fundamental para garantir sucesso com a sua loja, por isso, faça uma boa pesquisa de fornecedores para o nicho e produto escolhidos. Entenda como eles fazem a entrega, se fornecem código de rastreio e quanto tempo costumam levar para postar o produto. Se possível, também verifique a reputação desses fornecedores e se alguém já teve problema com eles antes. 

Compre e teste o produto escolhido

Para que você possa vender e falar com propriedade do produto, é importante que você conheça de perto. Então faça a compra de um produto para testar e entender como funciona. 

Com isso, você também poderá descrever o produto com muito mais fidelidade, evitando aborrecimentos dos consumidores. 

Estude os concorrentes

Faça uma pesquisa com a sua concorrência, verifique se há outros e-commerces que oferecem o mesmo produto. Qual o preço eles cobram? Há alguma reclamação? Como eles fazem essa venda?

Com o conhecimento desses detalhes, você consegue encontrar os seus diferenciais para se destacar entre os vendedores. 

Crie um site

Depois das informações definidas, é preciso criar o seu site. É possível contratar um programador ou escolher uma plataforma de e-commerce. 

Escolha um meio de pagamento

Na hora de escolher o meio de pagamento da sua loja, é preciso levar em consideração que você precisa do dinheiro do cliente para repassar ao fornecedor, portanto, procure um meio seguro, mas que tenha um prazo de liberação rápido, assim consegue manter um bom fluxo. 

Investir em um gateway de pagamento também é uma boa.

Atraia os clientes

Depois que tudo estiver estruturado, é hora de começar a atrair os clientes. Isso pode ser feito com anúncios patrocinados nas redes sociais ou Google. Também é importante que você utilize outras estratégias de marketing para atingir mais possíveis consumidores. 

Dropshipping aliado a um hub de integração

A Lexos possui um hub de integração de marketplace, no qual você pode gerenciar as operações de todos os marketplaces, permitindo operações como o gerenciamento de pedidos, cadastro de produtos, preços e muito mais, tudo isso em uma única plataforma. 

Com esse hub, é possível que você gerencie os anúncios na Shopee, Mercado Livre e AliExpress de um lugar apenas. Você pode inclusive cadastrar os produtos em uma única plataforma e importar para as outras. 

Para quem está investindo no dropshipping, o Lexos Hub vai centralizar toda a sua operação online. Também conta com ferramentas para te ajudar a dar conta da gestão de pedidos em múltiplos canais.