Conheça a tendência que vai te ajudar a vender mais no e-commerce
22 de fevereiro de 2022 |
Atualizado em 5 de junho de 2024Você já ouviu falar de otimização de marketplaces? Não? Além de ser uma técnica para aumentar suas vendas em marketplace, ele também é uma forma de otimizar seu desempenho. Quando uma nova tendência surge no mercado, dois fenômenos acontecem: por um lado, um grupo de pessoas se dedica exclusivamente a esse tema. Em contrapartida, a parte que não se envolve, que é sempre consideravelmente maior, acaba percebendo algum tempo depois que perdeu o timing e que é tarde demais para acompanhar essa novidade.
Isso aconteceu com inovações como o SEO, o behavioral targeting, o marketing sensorial… Todas essas percepções surgiram pequenas, mas em pouco tempo, faziam parte da rotina de centenas de companhias ao redor do mundo e passaram a ser consideradas indispensáveis para o bom desempenho de determinada marca.
Hoje viemos falar sobre uma forma de impulsionar vendas, criar legitimidade no ambiente digital e marcar ainda mais presença diante do público. E o melhor de tudo? Essa é uma tendência que, apesar de já estar presente no mercado internacional, está chegando no Brasil com tudo. Em um país com uma taxa de aumento de 57,4% de vendas no e-commerce apenas no primeiro trimestre de 2021, já passou da hora de engatilhar esse sistema na sua empresa e aproveitar a onda de uma novidade que veio para ficar.
Índice
Afinal, o que é otimização de marketplaces e como ela pode melhorar as vendas no marketplace?
Para explicar o que quer dizer otimização de Marketplaces, lhe convidamos para imaginar a seguinte situação:
Você acaba de trazer uma nova linha de produtos para o seu catálogo de vendas online e de adicioná-la em sua operação, seja no MercadoLivre, a Shopee, a Elo7 ou qualquer que seja a sua plataforma de uso.
Seus preços são bons e os benefícios dos produtos são altamente apelativos. Por isso, você espera que em pouco tempo, suas vendas já estejam bombando. Mas, na prática, não é bem isso que acontece.
A verdade é que, apesar das suas boas condições de venda, alguns outros vendedores estão na sua frente e aparecem com mais facilidade em pesquisas de consumidores. Esse destaque faz com que eles sejam a preferência de muitos clientes, e você sente que está ficando para trás.
Mas por que isso aconteceu? Quais são os diferenciais que levaram esses vendedores ao topo das vendas?
A resposta pode estar na otimização de Marketplaces.
Essa técnica nada mais é do que um conjunto de estratégias para promover seu e-commerce e, literalmente, otimizar o seu desempenho diante da concorrência.
Detalhes como o preço final ao consumidor, a taxa de cancelamento de pedidos, feedbacks dos consumidores, porcentagem de pedidos atrasados, defeituosos ou números totais de vendas são alguns dos fatores que influenciam positivamente ou negativamente o destaque de um e-commerce.
O resultado? Aumento nas vendas, no engajamento com o público e na imagem da sua marca em um setor que cresceu cerca de 75%, apenas em tempos de pandemia de COVID-19.
Um pouco mais sobre essa prática.
Depois dessas informações, você pode estar imaginando que aplicar técnicas de otimização de Marketplaces é uma tarefa complexa, exclusiva para quem já tem experiência no segmento e de alto custo.
Mas nós garantimos que não é assim que acontece. A verdade é que com algumas decisões simples, mas inteligentes, você já pode começar a introduzir a otimização de Marketplaces em seu negócio e perceber o impacto disso em seus lucros.
E apesar da similaridade de nome e designação, trata-se de algo bem diferente do SEO e trará frutos muito diferentes ao seu rendimento. Afinal, enquanto o SEO está focado em disparar seu nome em buscas e pesquisas online, a otimização de Marketplaces funciona como um combustível para aumentar sua legitimidade e gerar mais oportunidades de venda em determinadas plataformas.
Estamos falando de atitudes que abordam um bom uso das fichas técnicas, escolha inteligente das categorias de produtos, uma excelente variedade de fotos, campanhas pagas e, o mais importante de tudo: um equilíbrio entre estratégias de marketing que funcionam bem tanto dentro quanto fora da plataforma, e que se combinam para proporcionar ao usuário uma experiência ainda mais especial.
Afinal, uma vez que passamos a entender e trabalhar com o algoritmo de sites como o Mercado Livre, nos tornamos aliados de um sistema que tem como maior objetivo, aumentar o alcance de seus vendedores.
Entender a diferença entre a estratégia técnica e a estratégia de venda é um passo indispensável para quem quer saber como ter sucesso nas vendas online. Para isso, é importante estudar as especificidades de cada uma dessas plataformas e quais são as práticas que elas recomendam a partir do algoritmo. O resto é com você: trabalhe bem a sua comunicação e ofereça uma boa oportunidade aos seus consumidores.
Chegou a hora de aumentar suas vendas.
Agora que você já sabe o que é o Otimização de Marketplaces e o que ele pode fazer por você, chegou a hora de falar sobre como aplicá-lo no seu dia a dia. Estudos mostram um crescimento de impressionantes 15,3% no faturamento do e-commerce brasileiro em 2015 quando comparado ao ano de 2014. Isso significa que existe lugar mais do que suficiente para se destacar nesse segmento, tendo resultados significativos no seu lucro médio mensal.
Apesar de ser observado a partir de práticas simples e cotidianas, é preciso ficar atento para as mudanças e novidades dessa tendência, que ainda está sendo construída no Brasil e que tem se tornado cada vez mais relevante no exterior.
Se você quiser conhecer um pouco mais sobre os detalhes dessa técnica e como utilizá-la, você pode consultar nosso blog, onde compartilhamos recomendações e sugestões interessantes, além de levantar debates sobre esse e muitos outros temas.
Você já conhecia a otimização de Marketplaces? Tem interesse em saber mais sobre isso? Ficou com alguma curiosidade? Compartilhe sua opinião com a gente!