Como calcular preço de venda no Mercado Livre?
16 de setembro de 2021 |
Atualizado em 5 de junho de 2024O momento de precificação é muito importante para definir o lucro que o vendedor terá em cima do produto.
E em uma plataforma com ampla concorrência como o Mercado Livre, essa etapa pode ser mais decisiva ainda.
Por isso, continue acompanhando o texto e tire todas as suas dúvidas sobre como calcular o preço de venda no Mercado Livre.
Índice
Como calcular o preço de venda no mercado livre: entenda o markup
Quem decide começar a vender no Mercado Livre tem que se preocupar não só com aspectos como produtos mais vendidos no Mercado Livre e como anunciar no Mercado Livre, como também o momento da precificação do produto, que determinará o lucro sobre aquela venda.
Para isso, muitos vendedores usam o que ficou conhecido como Markup, que basicamente é um índice aplicado sobre o custo de um produto, que formará o seu preço de venda no Mercado Livre.
Como calcular o markup?
Para calcular o markup será levado em consideração o cálculo do preço de custo daquele produto (levando em consideração as despesas operacionais) mais uma margem de lucro.
Para isso, o vendedor deve ter claro em mente suas despesas fixas, como água e luz, suas despesas variáveis, como os impostos e a comissão paga ao Mercado Livre, a margem de lucro que ele (a) pretende alcançar, bem como o preço de custo daquele produto, ao retirá-lo diretamente com o fornecedor.
Uma fórmula muito utilizada para conhecer o markup daquele produto é:
100 / [ 100 – (despesas variáveis + despesas fixas + lucro pretendido).
Com esse valor em mãos, e para chegar ao preço “ideal” de venda, pegue o valor do markup e multiplique pelo preço de custo do seu produto.
É claro que você não deve necessariamente utilizar apenas essa técnica para calcular o preço de venda do produto, até porque existem outras variáveis importantes a serem levadas em conta.
Porém, o markup se torna muito interessante, ao final, para entender se o preço de custo com o fornecedor vem sendo realmente atrativo, e se é possível competir em meio a outros vendedores do mesmo segmento com esse valor.
Mas você sabe quais outros tópicos devem ser levados em consideração na hora de calcular o preço de venda? Continue lendo e entenda.
Como calcular o preço de venda no mercado livre: saiba o que levar em consideração na plataforma
Uma das principais dúvidas de quem quer saber como vender no Mercado Livre são os tópicos que devem ser levados em consideração, na plataforma, para se ter lucro sobre a venda.
Por isso, se essa é a sua primeira venda no Mercado Livre, ou está em busca de novas estratégias, separamos 5 dicas para você. Acompanhe:
1- Faça um estudo do mercado
Fazer um estudo dos concorrentes que comercializam produtos no mesmo segmento que o seu é crucial para entender aspectos como se o preço final que você imagina estaria competitivo com o do mercado, garantindo um bom retorno, e também se o preço de custo dos seus produtos está atrativo ou se é necessário buscar novos fornecedores, para que isso não afete suas vendas e seu lucro.
E se você está em dúvida de como fazer isso, saiba que além de utilizar o markup, também existem ferramentas capazes disso e muito mais, como o Seller Analytics.
Essa ferramenta faz uma espécie de raio-x do anúncio, trazendo informações como quantidade de vendas, conversão, taxa de visita, qualidade do anúncio, lucro do vendedor no produto ofertado, dentre outros.
Muita gente vai dizer que parece bom demais para ser verdade, afinal você consegue fazer uma análise de mercado, monitorar seus concorrentes, negociar melhores preços com os fornecedores, entender como precificar os produtos de forma mais estratégica e ter mais lucro.
Mas acredite, é totalmente possível e bem fácil de utilizar:
- Baixe a extensão do Seller Analytics gratuitamente;
- Entre no site do Mercado Livre;
- Escolha um anúncio a ser analisado;
- Pronto! As informações já estão em mãos!
2- Entenda os tipos de anúncios
Os anúncios no Mercado Livre são divididos em Grátis, Clássico e Premium, e é importante entender as vantagens e desvantagens de cada um, além das taxas cobradas, para se calcular o preço final do produto à venda e entender quanto o mercado livre cobra por venda.
No anúncio Grátis, por exemplo, o vendedor não pagará nada por isso - nem mesmo comissão pela venda, porém ele só ficará ativo por até 60 dias, não há a possibilidade de parcelamento sem acréscimo, além da exposição do produto ser bem baixa.
Já no anúncio Clássico o alcance é médio, o produto poderá ficar a venda por tempo ilimitado, mas é cobrada uma taxa de venda no Mercado Livre de 11% em cima do valor da venda (para produtos que custam mais de R$120), e para produtos que custam menos que R$120 é cobrada a taxa de 11% mais R$5 por unidade vendida.
Enquanto isso, o anúncio Premium é o que garante máxima exposição e alcance aos clientes, cobrando uma taxa de 16% em cima do valor da venda (para produtos que custam mais de R$120), e para produtos que custam menos que R$120 é cobrada a taxa de 16% mais R$5 por unidade vendida.
Vale lembrar que essa taxa é uma média, já que dependendo do segmento essas porcentagens podem sofrer alteração.
Você pode consultar uma lista com as taxas específicas por categoria no site da plataforma.
3- O frete grátis também impacta no valor da venda
Não é segredo para ninguém que muitos clientes buscam pelo frete grátis na hora de realizar uma compra.
Essa pode ser uma excelente estratégia para você converter mais vendas, mas saiba que ela também deve ser levada em consideração na hora de precificar seu produto.
Isso porque não são em todos os casos em que o frete grátis sai por conta da plataforma.
Em anúncios de produtos novos a partir de R$79, por exemplo, ao oferecer frete grátis, o vendedor terá descontos nos custos conforme sua reputação.
Já em anúncios de produtos abaixo de R$ 79, os custos de oferecer o frete grátis ficam inteiramente por conta do vendedor.
Porém, vendendo produtos juntos somam R$ 79, o frete grátis é por conta do Mercado Livre.
Ou seja, veja o que mais faz sentido dentro da sua estratégia de vendas e entenda de que forma calcular isso no preço do seu produto para não prejudicar suas vendas.
4- Não esqueça do custo de receber o valor pelas vendas realizadas
É isso mesmo: na hora de receber o valor por uma venda efetuada, também existe uma taxa cobrada.
Em saques para cartão pré-pago, é cobrada uma taxa de R$9,90. Já em depósitos em conta bancária, é cobrada uma taxa de R$3,00.
5- Conte com a ajuda de um hub de integração
O Lexos Hub, além de gerenciar suas vendas e anúncios - de diferentes marketplaces - em um só lugar, também consegue saber quais são as ofertas e preços dos seus concorrentes, melhorar sua performance, ficando responsável por toda parte manual do negócio, como controle de estoque, de vendas, de pedidos e entregas, além da emissão de notas fiscais, dentre muitos outros.
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