Como anunciar no AliExpress: tudo o que você precisa saber
23 de agosto de 2021 |
Atualizado em 5 de junho de 2024O AliExpress está chegando no Brasil, e você quer saber como se preparar para começar a vender na plataforma?
Então acompanhe o texto e entenda tudo sobre como anunciar no AliExpress.
Índice
Por que anunciar no AliExpress?
Antes de responder a dúvida sobre “como eu faço para anunciar no AliExpress”, é importante ressaltar que a plataforma apresenta uma série de vantagens para os comerciantes online.
Aliás, é fato que estar presente no digital não é mais uma escolha para as empresas. Afinal, é preciso estar onde os consumidores estão - segundo a pesquisa TIC Domicílios (2019), aproximadamente 134 milhões de pessoas no Brasil acessam a internet.
E se muitos negócios sobreviveram à pandemia provocada pela Covid-19, muito se deve ao digital, que quebrou barreiras físicas e garantiu que pessoas do mundo todo pudessem fazer suas compras sem sair de casa, dos mais diversos segmentos.
Vale lembrar, ainda, que o AliExpress foi fundado após a experiência do Alibaba com a epidemia da SARS, que também foi provocada por um tipo de coronavírus.
E durante o período de isolamento social, as vendas da plataforma não pararam de crescer. No festival denominado 11.11, o grupo Alibaba superou US$ 74 bilhões em vendas na plataforma em 2020.
E de acordo com dados divulgados pelo AliExpress, as categorias que registraram maior aumento em vendas foram aquelas ligadas ao trabalho remoto e às melhorias no lar.
Ou seja: é uma empresa que só tende a crescer.
E já se sabe que com a chegada do AliExpress no Brasil, os vendedores encontrarão muitas vantagens ao se tornarem anunciantes na plataforma:
- Cadastro rápido e gratuito;
- Taxas de comissão atrativas (5-8%), de acordo com o segmento;
- Pagamento em até 7 dias após a entrega ao cliente;
- Serviço logístico integrado próprio da plataforma, 100% rastreável;
- Saque diário grátis;
- Acesso a diversos treinamentos autodidatas pelo portal AliExpress Educação, e muito mais!
Mas se você ainda não sabe como anunciar no AliExpress e ser um vendedor de sucesso, pode ficar tranquilo: vamos te ajudar nessa jornada.
Continue lendo e confira.
Como anunciar no AliExpress: passo a passo
Com o crescimento das vendas no Brasil em torno de 130% em 2020, o Brasil se tornou um dos cinco maiores mercados de AliExpress em vendas no mundo.
Então, se você tem um e-commerce, ou já anuncia em outras plataformas, é preciso se preparar e aproveitar a oportunidade com a chegada desse grande marketplace no Brasil.
Até porque, é certo que ele já está no gosto popular dos brasileiros e muito provavelmente fará tanto sucesso quanto antes.
Para te ajudar nesse processo de anunciar na plataforma, preparamos um passo a passo para você:
- O primeiro passo é criar sua conta pelo link e selecionar o país “Brasil”. É importante lembrar que você tem que ser uma empresa (seja uma pessoa jurídica devidamente constituída ou um comerciante autônomo), devidamente registrada e operando normalmente para vendas online no Brasil para se registrar na plataforma;
- Você deverá colocar um e-mail para o registro e criar uma senha para acesso ao site;
- Feito isso, um e-mail será enviado para você com um código de verificação;
- Com a conta verificada, você deve clicar em "Concordo com o Termo de Adesão";
- Agora, chegou a hora de colocar as informações do seu negócio;
- Você também deverá colocar informações do representante legal, como nome completo, CPF e cargo;
- Ao final do processo, e com as informações enviadas, você deverá aguardar se o AliExpress aprovará a sua conta ou se será necessário enviar mais informações;
- Com a conta aprovada, você deverá escolher o tipo de loja (loja oficial, loja comum ou loja de franquia);
- Acessando o “Portal do Vendedor”, é possível fazer alterações na sua loja e personalizá-la;
- O cadastro de produtos pode ser feito tanto manualmente (um por um), quanto por uma API ou pelo excel, que permite o cadastro massivo. Apenas lembre-se de verificar as categorias permitidas para venda, para você não ter a sua conta banida da plataforma;
Passo a passo para o cadastro manual de produtos
- Clique em “Produtos”;
- Clique em “Adicionar novo produto”;
- Adicione o título e a categoria do produto;
- Faça o upload das fotos e vídeos;
- Adicione o máximo de informações nos detalhes do produto;
- Clique em enviar.
Passo a passo para o cadastro massivo de produtos
- Baixe um arquivo Excel com o modelo de dados e insira os detalhes de seus produtos;
- Uma vez concluído, carregue-o e adicione seus produtos ao site;
- As ferramentas do assistente do AliExpress suportam o uso de comerciantes Magento1, Magento2 e Prestashop para carregar mercadorias.
Como mudar a categoria do produto?
Se você alterar a categoria de um produto, todas as informações sobre esse produto serão excluídas.
O recomendado é que você crie um novo produto e escolha uma nova categoria para ele.
Como fazer uma atualização em massa dos preços dos produtos e da quantidade?
Siga o passo a passo:
- Acesse a página de "Gerenciar produtos", selecione os produtos que deseja alterar o preço e a quantidade, clique em "Exportar"-"Preço de exportação e estoque";
- No arquivo excel baixado você pode ver diferentes itens em diferentes sub-tabelas. Encontre as informações de preço e estoque;
- Modifique o preço e o estoque;
- Salve o arquivo excel e carregue-o no portal de saída;
- As informações serão atualizadas na página de gerenciamento de inventário.
Como adicionar uma marca no AliExpress?
Se você deseja adicionar a marca de um produto no AliExpress, existem algumas possibilidades.
Por vezes, essa marca já existe na biblioteca de marcas registradas, podendo usá-la diretamente,
Em alguns casos, você deve fornecer a nota fiscal de compra e acessar o processo de revisão após a aplicação.
Porém, caso a marca ainda não conste na biblioteca, você deverá acessar “Conta” -> “Minhas marcas” -> “Adicionar uma marca” e fornecer as seguintes informações:
- Nome da marca com uma marca registrada ativa;
- O número associado do registro da marca no governo – Instituto Nacional da Propriedade Industrial;
- Local de registro;
- Nome do proprietário da marca registrada.
Como anunciar no AliExpress: gerenciando a página do produto
Gerenciar os seus produtos é muito importante para ter sucesso nas vendas.
Para isso, trouxemos alguns tópicos que você deve se atentar:
Encontre a categoria correta
Você pode encontrar a categoria principal do produto na página inicial do AliExpress.
Quando você chegar à página de resultados, diferentes subcategorias aparecerão na área “categorias relacionadas” à esquerda.
Além da opção “Melhor resultado”, você pode clicar em “Pedidos” para classificar pelos produtos que receberam mais pedidos e encontrar a categoria em que eles estão listados.
Título do produto
O comprimento do título é limitado em 128 caracteres (incluindo espaços) e a dica é que não seja inferior a 100 caracteres.
Confira duas fórmulas gerais que o AliExpress fornece de sugestão para a elaboração de títulos:
1- Marca + modelo + palavras-chave principais + palavras-chave funcionais + palavras-chave de cauda longa + preposições + palavras de apoio;
2- Palavras originais / genuínas + marca + palavras da categoria + palavras de atributos + palavras de cauda longa + palavras de comparação + palavras de pesquisa populares semelhantes + número do modelo.
Use palavras-chave dos produtos
Usar palavras-chave nos seus produtos traz mais visibilidade na busca.
Para isso, vá para a guia "Consultor de negócios" e clique na opção "Análise de palavras-chave" na seção "Mercado".
As palavras mais pesquisadas em todo o mundo aparecerão em todas as categorias.
Pegue a palavra central para pesquisar na plataforma e algumas palavras-chave de pesquisa populares aparecerão na caixa suspensa.
Atente-se a descrição do produto
Configurações completas e corretas na descrição podem ajudar a aumentar a exposição do produto.
A dica é preencher com todos os detalhes e informações, como cor, tamanho, marca, dentre outros, usar palavras-chave e colocar prints de avaliações de compradores na página de detalhes.
Você também pode consultar vendedores com os mesmos produtos que o seu para ter mais insights sobre o assunto.
Use imagens e vídeos
Produtos com imagens e vídeos podem aparecer na busca e recomendação com mais frequência.
Para adicionar vídeos:
Clique em Produtos -> Postar produto, clique em “Vista antecipada” e procure a área de Vídeo.
Especificações dos vídeos:
- Tamanho: 1:1, 3:4, or 9:16;
- Duração: <= 30s;
- Tamanho: <= 2GB;
- Conteúdo: contém o corpo principal dos produtos, sem moldura preta, sem marca d'água, sem observações adicionais.
Para adicionar imagens:
- Encontre no painel o campo relativo à “Informação básica do produto”;
- Insira 6 fotos de perfil para o produto;
Especificações das imagens:
- Tamanho: 800x800 px (quadrado);
- Proporção 1: 1;
- Retangular 750x1000px – Proporção da Tela 3: 4;
- Formato: JPG, PNG;
- Tamanho do arquivo: <= 5 MB.
Configure os produtos relacionados
A configuração de produtos relacionados pode aumentar a possibilidade dos usuários comprarem outros produtos na sua loja.
Siga o passo a passo:
- Encontre o produto e clique no módulo de informações do produto;
- Crie um novo módulo;
- O módulo do produto relacionado aparecerá. Clique em continuar;
- Preencha o nome do módulo relacionado, selecione o produto da categoria correspondente ao produto publicado e envie;
- Na área de “Produtos”, encontre o módulo de “Página de Detalhes do Produto” e selecione o módulo do produto relacionado.
Como anunciar no AliExpress pelo celular?
Ainda não é possível acessar o painel de vendedores pelo aplicativo do AliExpress, porém contar com essa versão no celular é muito importante para que você possa desenvolver o olhar de como a sua loja é vista pelos consumidores, e o que pode ser melhorado para você vender ainda mais.
O aplicativo está disponível tanto para o sistema Android, quanto para o IOS, e você pode baixá-lo gratuitamente.
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Você pode cadastrar com facilidade seus produtos, controlar múltiplas contas e estoques a partir de um único gerenciador de anúncios, tudo isso com o controle unificado de estoque e do módulo de expedição automatizada.
Acompanhe sua expedição a qualquer hora e visualize facilmente o canal em que está vendendo mais, além de ter relatórios de lucratividade com faturamento líquido e bruto, custo do produto, frete, taxas dos marketplaces, dentre outros.
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