Cálculo de frete: entenda as opções disponíveis para o seu e-commerce

Lexos

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22 de junho de 2022

Atualizado em 5 de junho de 2024

O cálculo de frete está presente na vida de quem possui um e-commerce e é um ponto importante que pode inclusive levar o cliente a definir se compra ou não um produto. 

O grande desafio está em deixar o preço o mais acessível possível, mas sem que dê prejuízo. 

Entenda sobre esse cálculo, sua importância e todas as opções disponíveis para o mercado. 

Como calcular valor de frete?

Calcular valor de frete parece ser algo simples, mas não é, afinal, para chegar ao resultado correto é preciso considerar diversos fatores. 

O ideal é conseguir que o frete não seja muito caro, pois esse é um fator decisivo para os clientes. Caso esteja muito alto e não seja um produto que tenha necessidade, é provável que ele desista da compra naquele momento ou procure um concorrente que ofereça melhores valores. 

Mas então como calcular frete de entrega? 

É preciso levar alguns fatores em consideração para realizar o cálculo. São eles:

Tamanho e peso da embalagem

Esses são pontos importantes no cálculo de frete, afinal, influenciam na quantidade de mercadoria que caberão no veículo que irá realizar o transporte, quanto combustível será gasto, desgaste dos pneus, mecânica, etc. 

Distância entre os locais de origem e destino do produto

O Brasil tem proporções continentais, possui 8.516.000 km². Então, se você vai despachar uma mercadoria de Caxias do Sul, para São Luís do Maranhão, por exemplo, saiba que isso irá influenciar no cálculo do frete. 

Impostos e taxas

Imposto sobre a Circulação de Mercadorias (ICMS) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) são dois impostos que incidem sobre as mercadorias e deverão ser incluídos no frete. 

Além dos impostos, também é preciso considerar as taxas de despacho, restrição do trânsito, entrega e municipais/estaduais. 

Leia mais: 

Prazo de entrega

Muitas transportadoras oferecem opção de entrega expressa, normal ou agendada. O valor do frete também é alterado com a opção escolhida. 

Cubagem

Esse termo diz respeito à embalagem em que o produto estará. Pode parecer que não faz sentido que esse item interfira no cálculo do frete, mas é a partir desse dado que é calculado o volume (relação entre peso e espaço) que a mercadoria  irá ocupar dentro do transporte. 

Esse cálculo é feito para evitar que haja uma carga cheia de embalagens, mas com pouco peso ou uma carga pouco volumosa, mas bastante pesada. 

Para cada metro cúbico, a cubagem deve ter no máximo 300 quilos. Esse número é estabelecido pela convenção de transportes rodoviários. Portanto, o cálculo da cubagem é feito da seguinte maneira:

Altura x Largura x Comprimento x 300

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Cálculo de frete: Correios ou transportadoras?

Os donos de e-commerces podem optar pelos Correios ou escolher entre as transportadoras para fazer o envio das suas mercadorias para os clientes. 

Para as duas opções, é preciso considerar alguns fatores antes de escolher a melhor forma de enviar suas encomendas:

Custos

Os correios saem na frente quando o assunto é custo de entrega. As opções mais em conta são o PAC e o Mini Envio, para encomendas pequenas e leves. Por outro lado, são as opções mais demoradas.  

Há também a opção do Sedex, que é mais cara, porém, mais rápida. Para calcular valor de frete correios, acesse o calculador de frete correios.

Os correios também têm a opção de retirar a encomenda na sua casa ou loja física. E isso pode ser ótimo se você não tem muito tempo de fazer a expedição das encomendas ou não quer deixar o seu cliente esperando.

Já as transportadoras podem ser uma boa opção se você enviar uma remessa grande de produtos, por exemplo. Para fazer o cálculo de frete da transportadora, verifique junto à empresa se há um calculador de frete disponível

Assim, é possível ponderar entre uma ou outra opção.

Prazos de entrega

No quesito prazo de entrega, as transportadoras saem na frente. Mesmo os Correios oferecendo a opção mais rápida de envio (Sedex), as transportadoras conseguem ser mais efetivas.

Abrangência

Quando o assunto é área de atuação, os Correios são os melhores. Podem entregar em qualquer canto do país e isso abre margem para ampliar a sua participação de mercado.

Já em relação às transportadoras, é preferível contratar empresas locais, pois isso influencia diretamente no cálculo do frete, ou seja, quanto mais perto a transportadora estiver do seu cliente, mais barato será para entregar a sua encomenda.

Tipos de produtos

Dependendo do tipo de mercadoria que você vende, os Correios podem não ser uma opção viável. Isso porque a companhia entrega produtos com até 200 cm, somando todas as medidas. 

Então, se o seu negócio for uma cadeira de escritório, por exemplo, é melhor contratar uma transportadora. 

Já se vende mercadorias frágeis, é possível exigir em contrato, uma cobertura contra avarias e extravios, no caso das transportadoras.

Nos Correios, também é possível fazer seguro das suas mercadorias, e você pode consultar todas as aqui. 

Leia mais: 

Volume de entrega

Você vende muito? Se você é Premium no Mercado Livre, por exemplo, pode tentar negociar melhores condições com as transportadoras. 

Leia mais: 

Greve

Como os Correios são uma empresa de administração pública, você corre o risco de ser surpreendido por uma greve e ter a sua entrega atrasada.

Então, é sempre bom ter um plano B, como uma transportadora de confiança, para não gerar indisposição com seus clientes.

Independentemente do tipo de negócio que você tem, ou da região do Brasil onde estejam seus clientes, a melhor opção é sempre deixar o cliente decidir.

Para isso, o ideal é que ofereça as duas opções, mostrando os valores de cada entrega. Assim, seu cliente escolhe entre preço e prazo de entrega.

E essa é uma forma de monitorar a sua clientela, fazer uma pesquisa se os clientes preferem pagar um pouco mais para ter seus produtos o mais rápido possível, ou economizar no frete e demorar um pouco mais para receber.

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Correios X Transportadoras: prós e contras

Veja na tabela abaixo, alguns prós e contras na hora de contratar a entrega da sua mercadoria:

Empresa
Prós
Contras
Correios
Credibilidade
Área de atuação
Opções de entrega
Rastreamento
Restrição de peso e tamanho
Prazo maior
Possibilidade de greves
Transportadoras
Entrega direta
Não está sujeita a greves
Sem restrição de peso ou tamanho
Possibilidade de contratação regional
Valor mais alto
É preciso investigar a idoneidade da empresa
Não costuma oferecer rastreamento do produto

Motoboy: uma opção barata que atende consumidores locais

Se o seu consumidor é local, e você não tem a ideia de vender para outras cidades ou estados, uma opção viável é contratar serviços de motoboy para realizar as suas entregas. 

Empresas como Loggi ou Rappi oferecem o serviço e, dependendo do produto, pode ser uma opção rápida e barata.

Agora que você conhece as opções disponíveis, já pode começar a simular o cálculo de frete para ver qual delas atende mais a sua necessidade.

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