Como calcular o frete dos correios para vender pela internet

Lexos

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11 de maio de 2022

Atualizado em 5 de junho de 2024

Entender como calcular frete dos Correios é algo que os donos de lojas virtuais precisam saber já que essa é uma das principais formas de envio dos produtos. 

Saiba como calcular frete pelos Correios no texto abaixo. 

Como calcular frete dos correios?

Geralmente, para calcular o frete é preciso considerar diversos fatores como tamanho e peso da embalagem, distância da origem e destino, impostos e taxas, prazo de entrega e cubagem. Além de fazer cálculos à mão. 

Com os Correios isso não é necessário, pois o cálculo é feito por um calculador de frete Correios, o que ajuda a evitar erros. 

O sistema de cálculo funciona como se fosse um aplicativo. Para acessá-lo, basta entrar no site dos Correios e selecionar a opção ‘Prazos e Preços’. Haverá a possibilidade de escolher entre ‘Simulador Preços e Prazos Nacionais’ e ‘Simulador Preços e Prazos Internacionais’.

Se a entrega for nacional, será preciso preencher algumas informações iniciais como data da postagem, CEP de origem e destino e tipo de serviço (Carta Social, Sedex, PAC etc.). Depois que isso estiver preenchido será solicitado formato da embalagem, peso e será enviado em um caixa dos correios. Se não for, será preciso informar altura, largura e comprimento. 

Caso a entrega seja internacional será preciso preencher informações como tipo de encomenda, CEP de origem, país de destino, cidade, formato da embalagem, comprimento, largura, diâmetro e peso. 

Após clicar em ‘calcular’, o sistema irá calcular o valor de frete dos Correios. É possível selecionar a opção de ‘Comparar com todos os serviços de encomendas disponíveis’ e todos os tipos de entrega disponíveis para aquele envio serão mostradas, assim a pessoa poderá escolher e melhor. 

Mas, atenção, o próprio site dos Correios já avisa: o preço da pesquisa é meramente informativo, devendo ser confirmado no ato da postagem.

E para quem vende em um marketplace, o modo de calcular frete correios para Mercado Livre, assim como outros marketplaces, é o mesmo. 

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O que são os Correios?

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou como é mais conhecida, os Correios, é uma empresa pública federal responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil, mas que não se limita a essa atividade. 

Executa também a distribuição de encomendas em todo o território nacional, bem com presta outros serviços de apoio ao governo - em todas as esferas - e de apoio à população, como distribuição de vacinas e remédios, livros didáticos para escolas, serviços bancários, entrega das provas do Enem, dentre outros serviços sociais.

É hoje uma das maiores empresas de entrega do Brasil e realiza uma grande parte delas. Por isso, é muito utilizada pelos empreendedores que possuem lojas virtuais e atendem todo o país. 

Tenha um sistema para ajudar nas estratégias de frete

Segundo um levantamento do Reclame Aqui, 63,9% das pessoas que já abandonaram um carrinho de compras, fizeram por conta do valor do frete. 

Portanto, não importa se a entrega é feita por transportadoras ou pelos Correios, calcular frete é um ponto muito importante, pois dependendo do valor, o consumidor pode acabar desistindo. 

Com o Lexos Hub é possível ter dashboards atualizados em tempo real,  gerar relatório de lucratividade, fazer cadastro e configuração de transportadora e relatórios de anúncios por plataforma. 

Além disso, possui teste grátis por 7 dias, template para criação de anúncios, geração de atributos para produtos, página de visualização para envio, integração com Mercado Livre, Bling ERP e muitos outros.

O Hub oferece também relatórios de lucratividade com faturamento líquido e bruto, custo do produto, taxas dos marketplaces e muito mais.

Seller Analytics

O Seller Analytics da Lexos é uma extensão para o Google Chrome que realiza um raio-x dos anúncios de produtos do Mercado Livre. A extensão está disponível para download de forma gratuita. 

A partir dela é possível acessar informações como o número de vendas e a taxa de conversão do produto.

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