Amazon FBA: como expandir sua vendas na Amazon
19 de fevereiro de 2024 |
Atualizado em 5 de junho de 2024O Amazon FBA, ou FBA - Logística da Amazon, é uma solução logística da empresa Amazon para vendedores (sellers) que possuem uma conta no marketplace. A escolha do plano deve ser realizada no momento da criação da conta, mas é possível mudar posteriormente, caso você tenha assinado outra opção.
Então, sim, existem outros planos de logística da Amazon, como o FBA Onsite e DBA. Mas neste texto, vamos nos aprofundar no FBA Amazon, que oferece recursos e facilidades tanto para os vendedores quanto para os compradores. Por isso, é importante entender as especificidades dessa modalidade.
Acompanhe o texto para saber o que é Amazon FBA, como funciona, para quem é mais indicado e quais são as vantagens.
Índice
Amazon FBA: o que é?
O FBA Amazon, anteriormente chamado de Fulfillment by Amazon, é um programa de Logística da Amazon que se responsabiliza por toda a parte logística das vendas realizadas pelo marketplace.
Aliás, segundo a própria Amazon, os vendedores que optam por este serviço logístico multiplicam suas vendas em até 5 vezes. Esse cálculo é baseado em dados de vendas do ano de 2022.
Assim sendo, esta modalidade oferece alguns recursos interessantes para sellers, que otimizam a operação e melhoram a experiência de compra do cliente.
Como vender na Amazon FBA?
É importante lembrar que a modalidade logística Amazon FBA Brasil só está disponível para vendedores elegíveis, isto é, quem possui uma conta com assinatura profissional do marketplace.
Veja abaixo quais são os critérios:
- Possuir um CNPJ;
- Estar ativo na SEFAZ (Secretaria da Fazenda) para emitir NF-e;
- Ter optado por um dos seguintes regimes fiscais:
- Simples Nacional, com endereço e Inscrição Estadual nos estados de São Paulo (SP), Paraná (PR) ou Rio de Janeiro (RJ);
- Regime Normal, com endereço e Inscrição Estadual no estado de São Paulo (SP).
Então, para conseguir vender na Amazon e utilizar o serviço de logística, é necessário realizar seguir algumas etapas:
- Registrar-se no serviço de coleta da Amazon;
- Realizar as configurações do Faturador;
- Listar os produtos no FBA Amazon;
- Criar um envio para os produtos dentro da sua conta, no menu Seller Central;
- Preparar os produtos e enviá-los ao Centro de Distribuição.
Em seguida, é só acompanhar o status dos seus pedidos no menu Seller Central.
A Amazon também disponibiliza o Programa de Filiais, no qual todos têm acesso ao serviço de logística Amazon FBA, independentemente do regime fiscal do CNPJ.
Dessa forma, os vendedores podem entrar em contato com uma lista de prestadores de serviços e contratar um serviço de abertura de filial, que é realizado diretamente entre o vendedor e o prestador.
Como funciona o Amazon FBA?
O FBA by Amazon atua a partir do momento que o vendedor envia os produtos para o Centro de Distribuição da Amazon.
Ao chegar lá, a empresa gerencia todas as etapas seguintes, como armazenamento, impressão de etiquetas e das embalagens e, claro,o envio do produto ao comprador.
Assim sendo, a Amazon se responsabiliza pelo atendimento no pós-venda, inclusive, em casos de trocas, devoluções, reembolsos e consultas do status dos pedidos.
Em seguida, confira o passo a passo indicado pela própria Amazon para enviar seus produtos para o Centro de Distribuição, entre outras dicas e dúvidas sobre o funcionamento:
Etiquetar os produtos
Todos os seus produtos precisam ter a etiqueta da Amazon, conhecida como FNSKU, para enviá-los ao Centro de Distribuição. Cada produto de cada vendedor recebe uma etiqueta única, o que permite sua identificação em toda cadeia logística.
Aliás, o ideal é cobrir outros códigos de barras, como o EAN, com a própria etiqueta ou, caso não seja possível, com uma fita adesiva branca lisa.
Então, para imprimir as etiquetas, acesse o menu do Seller Central na opção “Inventário” e depois clique em “Gerenciar inventário com Logística da Amazon”. Em seguida, selecione os itens para os quais deseja imprimir a etiqueta e clique em “Imprimir etiquetas de produtos”.
Preparar os produtos
Você deve preparar os produtos adequadamente para o envio, para garantir sua integridade até o envio ao comprador.
- Alguns objetos pequenos, produtos líquidos ou itens sensíveis devem ser embalados em um saco plástico transparente;
- Itens frágeis ou cortantes devem ser embalados em plástico bolha e fixados com fita adesiva;
- Produtos adultos devem ser embalados em um saco plástico opaco.
Lembrando que você deve colar as etiquetas da Amazon no lado externo, ou seja, na embalagem, ou em um local do produto que permita a identificação sem que seja necessário desembalar o produto.
Preparar as caixas do envio
Logo após preparar os produtos, você deve ir para a etapa das caixas, que você utilizará para os envios. É importante destacar que não é permitido utilizar qualquer outro tipo de recipiente e as caixas não podem conter avarias.
As caixas devem pesar no máximo 22 kg e suas dimensões não podem ultrapassar 105 cm (comprimento) x 105 cm (largura) x 72 cm (altura).
Você deve lacrá-las com fita adesiva e devem conter uma única etiqueta, em uma superfície lisa e plana, além da Nota Fiscal de remessa.
Fazer devoluções e remoções
Os consumidores devolvem os produtos para o Centro de Distribuição da Amazon e, após serem avaliados sobre seu estado de conservação, são disponibilizados automaticamente para a venda na conta do seller.
Mas, caso contrário, serão disponibilizadas as opções de remoção ou reembolso do produto. Ao selecionar a opção de renovação, o item será enviado para o endereço do CNPJ. Aliás, o vendedor pode fazer esta solicitação a qualquer momento, independentemente do produto ou quantidade, mesmo que o item não tenha avarias.
Amazon FBA: vale a pena?
O FBA Amazon Brasil é uma modalidade que oferece muitas facilidades para os vendedores e benefícios para os seus clientes.
Abaixo, vamos explicar tudo o que você precisa saber:
Vantagens
Para o vendedor
Aqui, a Amazon realiza todo o processo de logística, desde o momento em que você envia o produto ao Centro de Distribuição até o envio ao local de entrega definido pelo comprador.
Inicialmente, você ganha mensalidade grátis por 1 ano nessa modalidade logística e pode enviar até 1125 produtos ao Centro de Distribuição, para serem armazenados por tempo indefinido, sendo que o espaço é dividido da seguinte forma:
- 625 produtos pequenos (até 45x35x20 cm ou até 9kg);
- 300 produtos grandes (maior que 45x35x20 cm ou maior que 9kg);
- 200 produtos perigosos.
Outro benefício para o seller é o suporte gratuito e especializado para começar a vender no FBA, que facilita o início da utilização do serviço.
Aliás, os vendedores também têm direito ao Buy Box, que é uma seção que destaca os produtos com os melhores preços entre todos os produtos similares.
Para o consumidor
Para os clientes é muito vantajoso, já que todos que possuem assinatura Prime têm entrega grátis, independentemente da quantidade ou valor do produto.
O tempo de entrega do pedido também é muito menor. Para algumas capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Goiânia, Florianópolis e Vitória, a entrega é de apenas 2 dias úteis. Contudo, para outras cidades, o prazo varia de 3 a 5 dias úteis.
Esses benefícios são muito atrativos no momento da compra e podem influenciar a decisão do comprador, e até mesmo fidelizá-lo, além de contribuir para o aumento das suas vendas.
Observações
- É importante ressaltar que, caso o item não esteja apto para venda, o vendedor terá 30 dias para solicitar a remoção do produto do Centro de Distribuição e enviá-lo de volta para seu armazém.
- Nesse período, a Amazon envia notificações semanais para lembrar o vendedor de remover os produtos. Ao final do prazo, se ainda não tiver sido realizado o pedido de remoção, o item será descartado sem direito a reembolso.
- Para clientes não-Prime, é necessário que o pedido tenha valor mínimo de R$ 129 para terem direito ao frete grátis.
- Para pedidos abaixo desse valor, será cobrada uma taxa de frete, que varia de acordo com a região e localização do comprador.
- As dimensões máximas das caixas enviadas pelo FBA Amazon não podem ultrapassar 105 cm x 105 cm x 105 cm (comprimento x largura x altura), e a soma não deve exceder 200 cm.
Custos envolvidos
A Amazon cobra 5 taxas diferentes para os vendedores que optam por utilizar o FBA.
Em primeiro lugar, a Amazon cobra comissão a partir de 8%, com valor mínimo de R$ 1, em seus produtos vendidos. Confira na tabela:
Em segundo lugar, a Amazon cobra uma tarifa de logística. Veja:
Ao utilizar a armazenagem oferecida pelo Amazon FBA, é necessário pagar uma tarifa mensal dos espaços utilizados, que é de R$ 75 por metro cúbico, cujo valor é cobrado no mês seguinte ao uso.
Caso o produto ou os espaços encontrem-se há mais de 365 dias no Centro de Distribuição, podem te cobrar um valor adicional de R$ 525 à tarifa mensal.
Ao solicitar a remoção de um produto do Centro de Distribuição, também é cobrada uma tarifa por unidade:
A Amazon também disponibiliza um serviço de coleta, que é opcional, no qual o vendedor pode optar pela coleta realizada pela empresa ao invés de enviar seus produtos para o Centro de Distribuição da Amazon.
Nesse caso, as tarifas variam de acordo com a região:
Também há outras opções de logística da Amazon que podem ser interessantes para você. Conheça as principais diferenças sobre elas:
Lexos Hub e Amazon FBA: veja como aumentar suas vendas!
O Lexos Hub é um hub de integração de marketplace que foi desenvolvido para otimizar suas operações e aumentar suas vendas.
Para deixar o processo de logística Amazon FBA ainda mais simples, você pode contar com a listagem de separação inteligente e emissão de NF-e e coleta da etiqueta de postagem automatizada.
Além disso, com o Lexos Hub, você também conta com um Dashboard de Business Intelligence para analisar seu estoque, devoluções, vendas e lucratividades do mês, entre muitas outras funcionalidades.
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