10 coisas que ninguém de conta sobre otimização de e-commerces

Lexos

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26 de abril de 2022

Atualizado em 5 de junho de 2024

Todo mundo já sabe que se gerido do jeito certo, um e-commerce pode ser um divisor de águas no orçamento mensal de milhares de vendedores. Não é à toa que o e-commerce brasileiro registrou em 2021 um faturamento de R$161 bilhões, representando um aumento de 27% em comparação ao ano anterior.

Hoje em dia, parece que existem cada vez mais pessoas surfando na onda das vendas online. Mas afinal, quais são os segredos dos grandes vendedores? Como eles conseguem se destacar, mesmo com a concorrência aumentando diariamente? Quais são as técnicas que lhe farão aparecer no topo das buscas?

Para te esclarecer essa dúvida, separamos 10 dicas valiosas que ninguém te conta sobre a otimização de e-commerces. Confira:

1. Descreva seu produto do jeito certo.

Você provavelmente já sabe que deve usar SEO na descrição do seu produto. Mas vale lembrar que não basta jogar centenas de palavras lá. É preciso ter cuidado na divisão de blocos, coerência do texto, acessibilidade, facilidade de leitura e até mesmo o design final da sua redação.

2. Determine uma categoria estratégica.

Qual é a categoria do seu produto? Será que você está realmente no lugar certo? Muitas vezes, pensar em qual é o segmento de uma peça não é suficiente. É preciso entender o processo do seu público para determinar em qual ponto dessa experiência eles buscarão pela sua loja. Será que eles já são experts e sabem exatamente qual é a categoria certa para procurar? Tente oferecer uma visão geral, mas que traga clareza acerca de qual solução seu produto oferece. 

3. Deixe o estoque em dia.

Sim: o estoque do seu anúncio pode ajudar - ou prejudicar - o ranqueamento do mesmo. Estar sempre com pouquíssimas peças disponíveis, ou com um estoque exagerado que nunca diminui, pode ajudar o algoritmo da sua plataforma a entender seu estilo de vendas e se ele merece ou não ser destacado nas buscas. Se você estiver buscando por novas alternativas para aprimorar esse processo, que tal baixar nossa planilha de estoque gratuita? Ela foi criada por experts e tem tudo que você precisa para garantir um bom andamento no seu controle e monitoramento.

4. Porcentagem de entregas atrasadas.

Suas entregas atrasaram por conta de problemas na sua parceira logística? Calma, tem solução. Muitas plataformas usam a relação de porcentagem de atrasos e entregas corretas para aumentar sua posição na interface. Se você sofreu com esse problema, concentre-se em aumentar a média de entregas dentro do prazo para fazer com que o algoritmo funcione a seu favor. 

5. Título adequado.

O título do seu anúncio é responsável pelas primeiras impressões do seu consumidor e deve ser levado a sério. Usar palavras-chave é indispensável, mas também é importante adicionar o tipo de produto, a cor, a quantidade e claro, a marca. Imagine que alguém vai comprar um notebook: ele provavelmente já tem uma marca definida, certo? É aí que um bom título entra. Use seus caracteres com consciência e entregue tudo que puder, sem exageros.

6. Otimize seu FAQ

Perguntas repetitivas e óbvias: todo mundo que vende online, passa por isso. Nesse momento, é interessante cogitar uma otimização de FAQ (frequently asked questions). Trata-se de uma lista de perguntas e respostas que agilizam o processo e evitarão que você precise perder tempo com esses retornos. Mantenha seu FAQ sempre atualizado e com o máximo de clareza possível.

7. Estimule as reviews 

Quem nunca recebeu um produto e ficou tão entretido que esqueceu de fazer a review? Esse comportamento é comum, mas não precisa prejudicar seus lucros. O pós-venda é o momento ideal para, educadamente, pedir que seus clientes compartilhem suas opiniões em forma de review. Vale ser sincero e dizer que isso será de grande ajuda para você. 

8. Imagens e vídeos reais

Se você planeja comprar algo, provavelmente já sabe o aspecto do produto que quer adquirir. Mas ver uma foto real, com interações como comparações de tamanho, cores e texturas, é o que faz os olhos de um consumidor brilharem. Procure trazer fotos e vídeos genuínos das suas peças, mostrando os atributos de uma forma leve e funcional.

9. Separe palavras-chave com espaços

Uma dica simples, mas que fará uma enorme diferença: busque separar as palavras-chave do seu texto com espaços ao invés de vírgulas. Isso trará ainda mais otimização ao seu anúncio. 

10. Tenha um hub. 

Aí vai o maior segredo de todos os vendedores online de sucesso: eles não chegaram até lá sozinhos. A maioria deles conta com hubs especializados em agilizar processos e facilitar momentos como a emissão de NF (um serviço inédito que só nós oferecemos), monitoramento de resultados e expedição. Se você quer conhecer essa possibilidade e descobrir como ela pode lhe ajudar, aí vai uma notícia que vai te inspirar a vender ainda mais. Aqui na Lexos, acreditamos que a  otimização de marketplaces é uma solução completa que deve estar cada vez mais próxima do público. Por isso, estamos oferecendo 7 dias de teste gratuito no nosso principal produto: o Lexos Hub. Nele você encontra todas as funcionalidades que precisa para potencializar seus anúncios e chegar ainda mais longe. Da integração de plataformas à expedição, nós estamos sempre com você. Basta clicar aqui e se cadastrar.

Quer conhecer mais dicas? 

Se você gostou dessas dicas, o clichê é válido: tem muito mais de onde elas vieram. Nosso blog e nossas redes sociais oferecem notícias, tendências e informações muito úteis para que você alavanque suas vendas no e-commerce. 

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